Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

AO MINUTO: Moscovo acusa Guterres de silêncio; "Nova etapa" da ofensiva

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

AO MINUTO: Moscovo acusa Guterres de silêncio; "Nova etapa" da ofensiva

Quase dois meses depois do início da invasão russa à Ucrânia, e com as negociações difíceis entre os dois lados, o conflito mostra-se a escalar com o início da ofensiva agora na região separatista do Donbass, no leste da Ucrânia.

Volodymyr Zelensky prometeu continuar a lutar “independentemente de quantos soldados lá estiverem" e irão fazê-lo "todos os dias”.

O The New York Times revelou que a Ucrânia pode ter usado bombas de fragmentação num ataque a uma aldeia em Donetsk, ocupada pelos russos no início de março.

Nota ainda para o presidente francês Emmanuel Macron que desistiu de dialogar com o homólogo russo, Vladimir Putin, após ter sido conhecido o massacre de Bucha.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia:

15h37 - Terminamos aqui este registo, mas poderá continuar a acompanhar neste link

15h11 - Partido russo propõe pena de morte para ucranianos culpados de tortura

O Partido Liberal Democrático da Rússia propôs hoje a aplicação da pena de morte aos prisioneiros ucranianos que tenham participado em "torturas e atrocidades" contra civis e militares russos na guerra na Ucrânia.

15h02 - MNE de Kyiv pede à Bulgária para não ter compaixão da Rússia

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia admitiu hoje, em Sófia, saber que parte da sociedade búlgara tem sentimentos pró-russos, mas advertiu que a Rússia não merece compaixão porque "destrói, assassina, tortura e viola" pessoas.

15h01 - Ataque à Ucrânia deve-se ao desejo do Ocidente de dominar o mundo

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia,  Sergey Lavrov, disse que a “operação militar especial” na Ucrânia ocorreu devido ao desejo do Ocidente de dominar o mundo, noticia a agência TASS, que cita uma entrevista ao India Today divulgada esta terça-feira. 

"A verdadeira razão é a complacência da maioria dos países após o fim da II Guerra Mundial, quando os colegas ocidentais, liderados pelos Estados Unidos, se declararam vencedores e, violando as promessas feitas à liderança soviética e russa,  começaram a mover a NATO para o leste", disse Lavrov.

15h00 - Ex-oficial do Kremlin, mulher e filha encontrados mortos em Moscovo

Um antigo oficial do Kremlin foi encontrado morto na sua casa em Moscovo, na Rússia. Também a sua mulher, que estava grávida, e a sua filha adolescente foram mortas. Os corpos do multimilionário Vladislav Avayev, da sua mulher Yelena, e da sua filha de 13 anos foram encontrados no 14.º andar de um complexo de luxo da cidade.

14h59 - Presidente moldavo apela à abstenção de uso de símbolos russos no 9 de maio

O presidente da Moldávia pediu que o povo e os políticos da oposição se abstenham de usar símbolos russos durante as comemorações de 9 de maio para marcar a vitória na Segunda Guerra Mundial, uma vez que as tropas russas estão a matar civis na Ucrânia.

14h45 - Shakhtar agradece bens essenciais enviados pelo Benfica

O Shakhtar informou, esta terça-feira, que recebeu vários bens essenciais enviado pelo Benfica, para ajudar todas as pessoas afetadas pela guerra na Ucrânia. O clube ucraniano revelou que entre os bens essenciais estavam "medicamentos, artigos de higiene pessoal, alimentos, água e bebidas", todos eles recolhidos em Portugal, e agradeceu a Rui Costa. 

14h43 - Novas imagens mostram destruição após ataque em Kharkiv

Novas mostrando as consequências do violento bombardeamento em Saltivka, Kharkiv. O vídeo, partilhado por Bjorn Stritzel, correspondente-chefe do jornal alemão Bild, mostra os escombros espalhados pelas ruas

Pelo menos três pessoas morreram e 16 ficaram feridas no ataque.

14h42 - Rússia entrega 76 prisioneiros de guerra à Ucrânia

A Ucrânia recebeu 76 prisioneiros de guerra numa troca com a Rússia. Segundo a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk, a Rússia entregou 60 soldados e 16 civis à Ucrânia.

14h40 - UE está a contar pagar maioria dos custos de reconstrução da Ucrânia

A União Europeia (UE) está a planear criar um fundo de solidariedade para financiar a reconstrução da Ucrânia depois da guerra, avança a Bloomberg. 

De acordo com a agência de notícias, que cita fontes europeias, a Comissão Europeia está a trabalhar num instrumento europeu focado nas necessidades de longo prazo do país, em vez de uma ferramenta multilateral. 

13h25 - Dinamarca quer deixar de importar gás russo a partir de 2023

A Dinamarca vai aumentar temporariamente a produção própria de gás natural no Mar do Norte para deixar de receber os fornecimentos da Rússia a partir de 2023, de acordo com um plano apresentado hoje pelo Governo de Copenhaga.

13h20 - PCP esclarece na quarta-feira posição sobre sessão na AR com Zelensky

O PCP vai fazer uma declaração pública na quarta-feira, na Assembleia da República, sobre a posição que vai tomar na sessão solene com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, por videoconferência, na tarde de quinta-feira.

13h18 - Rússia acusa EUA e aliados de quererem guerra "até ao último ucraniano"
 
O ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, acusou hoje os Estados Unidos e os seus aliados de estarem a fazer tudo para arrastar a guerra na Ucrânia "até ao último ucraniano". Shoigu reafirmou que a intervenção russa visa "libertar as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk", no leste da Ucrânia, mas disse que "os Estados Unidos, e os estados ocidentais que controla", estão a tentar que a operação "dure o máximo de tempo possível".

12h46 - Líder pró-russo diz que Azovstal será tomada hoje

Ramzan Kadyrov, líder da República da Chechénia e um aliado de Vladimir Putin, disse que o exército russo vai tomar esta terça-feira a fábrica metalúrgica de Azovstal, na cidade portuária de Mariupol. Segundo cita a Reuters, o presidente checheno fez estas afirmações numa mensagem de áudio publicada na rede social Telegram.

"Hoje, com a ajuda do Todo Poderoso, nós vamos tomar Azovstal completamente", indicou o aliado de Putin.

Recorde-se que a Rússia fez hoje um novo ultimato às forças ucranianas que defendem a cidade de Mariupol (leste) para se renderem até às 12:00 locais (10:00 em Lisboa), prazo que já foi ultrapassado há quase três horas. As forças ucranianas que ainda resistem na cidade portuária, que tem estado sitiada pelo exército russo, estão sobretudo concentradas numa fábrica e rejeitaram um ultimato anterior.

12h09 - Ucrânia diz que Rússia já perdeu 20,800 militares

A Ucrânia forneceu um novo balanço das perdas russas desde o início da invasão. De acordo com as autoridades do país, 20.800 militares foram abatidos desde o início da guerra.

Além das perdas humanas, há a registar 2,063 veículos blindados destruídos.  

O último balanço do Kremlin em março dava conta de 1,351 mortes.

11h40 - Zelensky aplaudido pelo PCP? "Não efusivamente", diz Bernardino Soares

O comunista disse ontem que ainda não tinha informações sobre se os deputados comunistas iriam ou não estar presentes na sessão com Zelensky.

"Não sei qual vai ser a opção neste momento", frisou várias vezes. Mas uma coisa garantiu o ex-presidente da câmara de Loures: "Certamente, não será uma posição de aplaudir efusivamente a intervenção".

11h32 - Moscovo diz que secretário-geral da ONU não tentou contactar Putin

A Rússia garante que o secretário-geral da ONU, António Guterres, não tentou contactar o presidente russo, Vladimir Putin, desde o início da guerra.

“Ninguém entrou em contato, nem por meio da missão permanente da Rússia na ONU, nem diretamente com o Ministério dos Negócios Estrangeiros”, disse Maria Zakharova, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, em declarações à agência Reuters. 

11h21- Após 55 dias, rosto de Zelensky é a prova do impacto de guerra

Quando Volodymyr Zelensky visitou este mês a cidade de Bucha era visível no seu rosto o cansaço e a angústia de quem enfrenta uma situação de conflito há já vários dias.

Veja neste link as imagens.  

11h20 - Ucranianos resistem em Donbass

"Os ocupantes tentaram romper as nossas defesas", disse Oleksiy Danilov, secretário do Conselho de Segurança Nacional da Ucrânia.

"Felizmente, os nossos militares estão a resistir. Eles passaram por apenas duas cidades - Kreminna e outra pequena cidade", relata acrescentando que não estão dispostos a abrir mão de nenhum território.

11h11 - Donbass. Por que é que a vitória é importante para Putin?

Depois da retirada dos arredores de Kyiv, devido à forte resistência dos ucranianos, por que motivo é que o Donbass é importante para o presidente russo Vladimir Putin?

Conheça a resposta a esta questão neste link

11h01 - Kremlin começa "nova etapa" da ofensiva, diz Sergei Lavrov

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, disse, esta terça-feira, que a Rússia está a iniciar uma "nova etapa" da sua "operação militar especial" - expressão usada pelos russos para denominar a invasão à Ucrânia. 

Numa entrevista dada ao canal televisivo India Today, Lavrov disse que esta "nova fase" será um "momento importante" na guerra. 

10h35 - "Lutamos pela nossa existência"

O antigo embaixador da Ucrânia na UE, Kostiantyn Yelisieiev, defendeu esta terça-feira que o presidente russo não vai parar e que se não conseguir conquistar a Ucrânia, vai "apagá-la".

Em entrevista dada à Sky News, no seguimento da ofensiva lançada ontem em Donbass, Yelisieiev afirma que os ucranianos estão a lutar pela própria existência e independência.

10h32 - Pedro Sánchez vai reunir-se com Zelensky em Kyiv

O presidente espanhol Pedro Sánchez vai reunir nos próximos dias com o homólogo ucraniano Volodymyr Zelensky em Kyiv, na Ucrânia, segundo confirmaram fontes do Palácio de La Moncloa.

10h22 - Avião que recolhe diplomatas russos forçado a desvio de 15.000 km

Um avião enviado de Moscovo para recolher diplomatas russos da Grécia e Espanha foi forçado a fazer um desvio de 15 mil quilómetros devido à proibição de voos da União Europeia, segundo o site Flightrader24.

09h51 - Primeiro jornalista da AFP a entrar em Bucha relata cenário de massacre

Pouco mais de duas semanas depois de as tropas russas abandonarem Bucha, a cidade ucraniana onde foram descobertos centenas de cadáveres de civis, um dos primeiro jornalistas a chegar ao local relatou como foi encontrar a cidade com aquilo a que se pode chamar um cemitério a céu aberto.

09h32 - Russos exigem rendição em Azovstal até às 10h00

O Ministério da Defesa da Rússia lançou hoje um ultimato exigindo que os batalhões nacionalistas e mercenários estrangeiros em Azovstal que "cessem qualquer hostilidade e deponham suas armas" para "garantir a preservação da vida" até às 12h00 de Moscovo (10h00 em Portugal continental)

"Mais uma vez, pedimos às autoridades oficiais que mostrem prudência, para dar instruções apropriadas aos militantes sobre o fim da resistência sem sentido e deixar o foco da resistência".

O parque industrial de Azovstal - onde uma fábrica foi hoje bombardeada - é o último reduto da resistência ucraniana na cidade portuária de Mariupol. Refira-se ainda que forças separatistas apoiadas pela Rússia estarão a tentar invadir a fábrica de Azovstal. Acredita-se que as últimas tropas ucranianas em Mariupol estejam escondidas na siderúrgica.

09h30 - Rússia confirma ataques aéreos e de artilharia contra o leste ucraniano

A Rússia anunciou ter feito dezenas de ataques aéreos e disparos de mísseis contra o leste da Ucrânia durante a noite, na mesma altura em que Kiev declara que o Exército russo lançou uma "grande ofensiva" contra o Donbass. 

09h02 - Ex-primeira-ministra diz que com Putin "a Europa está em perigo"

A ex-primeira-ministra ucraniana Yulia Tymoshenko, líder da Revolução Laranja de 2004, afirmou hoje que o presidente russo, Vladimir Putin, "está a cruzar muitas linhas vermelhas" na Ucrânia, o que coloca a Europa "em perigo".

09h00 - A vida num bunker. Menino de 4 anos diz que pai é um "herói"

Oksana Suslenko tem vivido num bunker em Mykolaiv juntamente com os dois filhos, de quatro e 11 anos, para se protegerem dos bombardeamentos. O espaço foi transformado numa enfermaria pediátrica secreta e improvisada e esta mãe tenta tornar os dias mais alegres para os dois filhos, dentro do que lhe é possível

08h57 - Ucrânia acusa Rússia de 7.280 crimes de guerra 

A procuradora-geral ucraniana Iryna Venediktova disse esta terça-feira que a Rússia terá cometido um total de 7.280 crimes de guerra na Ucrânia

08h32 - "Chega de conversa". Ex-analista de política externa junta-se às tropas ucranianas 

Um ex-analista de política externa do canal de notícias americano MSNBC decidiu juntar-se às tropas ucranianas na luta contra as forças russas. Malcolm Nance, que já tinha servido enquanto militar na Marinha dos EUA, disse que "chega de conversa" e rumou para a Ucrânia.

08h23 - Deputada ucraniana pede reunião urgente após ofensiva russa em Donbass

A deputada ucraniana Lesia Vasylenko apelou hoje a uma reunião urgente com líderes do Reino Unido, França, Alemanha, Polónia, Itália, Roménia, Canadá e EUA após a Rússia ter lançado uma ofensiva em Donbass. 

Vasylenko convidou ainda o secretário geral da NATO, Jens Stoltenberg, a o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e a presidente da Comissão Europeia num apelo urgente por mais armas e intervenção de exércitos aliados. 

08h11 - Autoridades de Mariupol denunciam bombardeamento na fábrica de Azovstal

O Conselho Municipal de Mariupol, na Ucrânia, denunciou na manhã desta terça-feira a ocorrência de novos bombardeamentos à fábrica de metalúrgica de Azovstal. Após semanas de bombardeamentos que destruíram praticamente toda a cidade portuária, a Rússia já assegurou o controlo da cidade.

08h07 - EUA tentam apreender iate suspeito de pertencer a oligarca russo

Os EUA estão a tentar apreender um mega-iate, ancorado nas ilhas Fiji, no Pacífico, suspeito de pertencer a um oligarca russo, avança a Reuters, que cita uma ordem de restrição. Acredita-se que a embarcação seja propriedade de Suleiman Kerimov, alvo de sanções por parte dos Estados Unidos e da União Europeia, apesar de estar registada numa empresa nas ilhas Caimão. 

08h05 - Não há acordo para corredores humanitários pelo terceiro dia consecutivo

A vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Verechtchuk, informou que Kyiv e Moscovo não conseguiram chegar a acordo para a organização hoje de corredores humanitários para retirar civis, o que acontece pelo terceiro dia consecutivo.

07h25 - Ucrânia terá atacado aldeia russa junto à fronteira, diz autarca

A Rússia alega que as forças militares ucranianas atacaram uma vila junto à fronteira entre os dois países. A informação é avançada pelo autarca da cidade de Belgorod, Vyacheslav Gladkov, que afirma que a aldeia de Golovchino foi atacada.

07h12 - Brasil defende continuidade da Rússia no G20

O ministro das relações exteriores do Brasil defendeu hoje que a Rússia deve continuar presente nas organizações internacionais, nomeadamente no G20, defendendo que a sua exclusão não ajuda a solucionar o conflito na Ucrânia.

07h11 - Rússia está a destruir "de propósito" património cultural ucraniano

A Rússia está a destruir o património cultural da Ucrânia "de propósito" durante a invasão, alertou na segunda-feira o chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, que considera a história ucraniana "parte importante da herança europeia".

07h10 - EUA voltam a criticar China por continuar sem condenar a invasão russa

Os Estados Unidos voltaram a criticar esta segunda-feira a posição da China, por ainda não ter condenado a invasão "brutal" da Ucrânia pela Rússia, visando também alguns responsáveis chineses por repetirem a "propaganda do Kremlin".

07h09 - Rússia ataca com armamento pesado fábrica em Mariupol com civis

A Rússia está a lançar bombas capazes de destruírem 'bunkers' contra a antiga fábrica metalúrgica em Mariupol, que terá militares e civis abrigados e onde os ucranianos se têm recusado a render, alertaram na segunda-feira as forças ucranianas.

07h08 - EUA e aliados reúnem-se hoje para discutir nova ofensiva russa

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, participa hoje numa reunião, por videoconferência, "com os aliados e parceiros", sobre a nova ofensiva russa no leste da Ucrânia. Um responsável da Casa Branca disse à agência de notícias France-Press que o encontro irá abordar o "apoio contínuo à Ucrânia e os esforços para garantir que a Rússia seja responsabilizada" pela invasão. 

07h07 - Economistas pedem ao G20 registo de bens para visar oligarcas russos

Vários economistas, incluindo o francês Thomas Piketty e o norte-americano Joseph Stiglitz, exortaram o G20 a criarem um registo global de bens para melhor visar as fortunas escondidas dos oligarcas russos.

Refira-se que os oligarcas russas detêm "pelo menos um trilião de dólares de riqueza no estrangeiro", segundo estimativas incluídas na carta.

07h06 - Comecemos por recordar os pontos mais importantes: 

07h05 - Bom dia! Damos aqui início ao acompanhamento AO MINUTO da invasão russa da Ucrânia. Pode recordar o registo anterior neste link.

Leia Também: AO MINUTO: Ucrânia usou bombas proibidas?; Começou batalha pelo Donbass

Recomendados para si

;
Campo obrigatório