Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Após 55 dias, rosto de Zelensky é a prova do impacto de guerra

Sinais de cansaço são evidentes no rosto do presidente ucraniano.

Após 55 dias, rosto de Zelensky é a prova do impacto de guerra
Notícias ao Minuto

11:09 - 19/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia

Quando Volodymyr Zelensky visitou este mês a cidade de Bucha era visível no seu rosto o cansaço e a angústia de quem enfrenta uma situação de conflito há já vários dias.

Sinais distintos que qualquer pessoa que passa por uma fase de intenso stress ou trauma evidencia, refere o psicólogo Glenn Patrick Doyle, citado pelo ABC espanhol.

"O que há a saber sobre o trauma e o corpo  é que as respostas ao stress afetam todas as funções normais do nosso corpo. Os processos corporais que nos mantém regulados num dia normal ficam suspensos perante um dia de stress e substituem-se por processos que são criados para nos ajudar a superar essa experiência stressante", afirma o especialista norte-americano, referindo que no caso especifico de Zelensky, o presidente ucraniano "encontra-se numa situação particularmente solitária", normal de um líder de um país que trabalha sobre alta pressão.

Notícias ao Minuto Zelensky em Bucha© Getty  

"Ao sofrer de stress físico ou emocional, o corpo humano produz cortisol, a principal hormona de stress que contribui para as mudanças físicas no corpo. O cortisol acelera a perda de elasticidade da pele, levando a uma aparência flácida", nota Nicole Colgrove, M.D., do Centro Hospitalar da Virgínia. Também contribui para que o cabelo fique cinzento ou branco sob stress intenso.

Notícias ao Minuto Zelensky em setembro de 2021© Getty  

Segundo a mesma especialista, uma pessoa sofre também outras alterações, para além das físicas, situação que se agrava quando mais tempo estiver exposta à situação de stress.

O ABC espanhol usa estas explicações para mostrar as diferenças patentes no rosto de Zelensky desde o início da guerra e que provam a  forma como o stress pode afetar uma pessoa.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou quase dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior. Zelensky, o principal rosto da resistência, renunciou sempre a fugir do país, mostrando pro diversas vezes que se mantém em Kyiv e negando-se a baixar armas contra o inimigo.

Leia Também: Zelensky espera obter estatuto de candidato à UE "nas próximas semanas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório