Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Lavrov: Ataque à Ucrânia deve-se ao desejo do Ocidente de dominar o mundo

Russo acusa Ocidente de criar “trampolim contra os interesses russos” ao dizer que a Ucrânia se podia juntar à NATO.

Lavrov: Ataque à Ucrânia deve-se ao desejo do Ocidente de dominar o mundo
Notícias ao Minuto

14:56 - 19/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia,  Sergey Lavrov, disse que a “operação militar especial” na Ucrânia ocorreu devido ao desejo do Ocidente de dominar o mundo, noticia a agência TASS, que cita uma entrevista ao India Today divulgada esta terça-feira. 

"A verdadeira razão é a complacência da maioria dos países após o fim da II Guerra Mundial, quando os colegas ocidentais, liderados pelos Estados Unidos, se declararam vencedores e, violando as promessas feitas à liderança soviética e russa,  começaram a mover a NATO para o leste. Diziam 'não se preocupem, é uma aliança defensiva, não é uma ameaça à segurança russa'. Mas era uma aliança defensiva quando havia a NATO e o Tratado de Varsóvia. E havia o Muro de Berlim. Então ficou muito claro qual era a linha de defesa para essa aliança defensiva", disse Lavrov.

O governante russo afirmou ainda que o Ocidente criou um “trampolim contra os interesses russos” ao dizer que a Ucrânia se podia juntar à NATO.

"Quando o oponente desapareceu - tanto o Tratado de Varsóvia quanto a União Soviética  - eles decidiram que iriam mover a linha de defesa para o leste, e fizeram isso cinco vezes sem explicar contra quem se iam defender, no processo de construção de capacidade de assalto e escolha de ex-repúblicas soviéticas, especialmente a Ucrânia, como trampolim contra os interesses russos", acrescentou Lavrov.

Sublinhe-se que, na mesma entrevista, Lavrov anunciou uma “nova etapa” na operação de invasão à Ucrânia.

"A operação no leste da Ucrânia visa - como foi anunciado anteriormente - a libertação completa das repúblicas de Donetsk e Lugansk. Esta operação vai continuar. A próxima fase desta operação especial começa agora. E, parece-me, vai ser um momento importante durante esta operação especial", afirmou.

Recorde-se que a invasão russa à Ucrânia teve início a 24 de fevereiro e, desde então, já causou a morte de quase dois mil civis, segundo a ONU, que tem alertado para a probabilidade de o número real ser muito maior. Além disso, a guerra já causou a fuga de mais de 11 milhões de pessoas. 

Leia Também: AO MINUTO: Moscovo acusa Guterres de silêncio; "Nova etapa" da ofensiva

Recomendados para si

;
Campo obrigatório