Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

A vida num bunker em Mykolaiv. Menino de 4 anos diz que pai é um "herói"

Oksana Suslenko e os dois filhos, de quatro e 11 anos, têm vivido num bunker para se protegerem dos bombardeamentos. O espaço foi transformando numa enfermaria pediátrica improvisada.

A vida num bunker em Mykolaiv. Menino de 4 anos diz que pai é um "herói"
Notícias ao Minuto

08:42 - 19/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Oksana Suslenko tem vivido num bunker em Mykolaiv juntamente com os dois filhos, de quatro e 11 anos, para se protegerem dos bombardeamentos. O espaço foi transformado numa enfermaria pediátrica secreta e improvisada e esta mãe tenta tornar os dias mais alegres para os dois filhos, dentro do que lhe é possível. 

Adesivos e cortinas nas paredes foi a forma que Oksana arranjou para tornar o local mais acolhedor para as crianças. O pai dos meninos encontra-se a lutar em Mariupol contra as forças russas. 

Nikita, o mais novo, afirma que o pai é "um herói", opinião partilhada com o irmão Artyem. 

A vida no bunker não é fácil, relata a mãe. Enquanto os meninos se entretinham com tanques e mísseis de brincar, refletindo a guerra acima do solo, Oksana contava as dificuldades vividas a um jornalista da Sky News. 

Há quatro dias que não conseguia falar com o marido, há falta de água ou comida e tanto civis quanto militares "têm fome e estão sujos". 

"Não tomam banho, não comem, não têm nada", descreve a ucraniana acrescentando que "há muitos corpos nas ruas" e que "as pessoas enterram-nos nos seus quintais".

Quanto ao marido, Oksana diz que não vai desistir de lutar por Mariupol e pelo seu país, que "estará lá até ao fim". 

Os seus filhos, tal como outras crianças no bunker, têm medo de ir à superfície. 

Segundo a Sky News, o hospital improvisado é secreto e os médicos não querem que a localização seja revelada por medo que seja um alvo para os russos.

Leia Também: Rússia ataca com armamento pesado fábrica em Mariupol com civis

Recomendados para si

;
Campo obrigatório