Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 17º

EUA. Bebé recebe transplante de coração após quase um ano no hospital

Com apenas sete semanas, Elodie Carmen Baker foi diagnosticada com cardiomiopatia dilatada.

EUA. Bebé recebe transplante de coração após quase um ano no hospital
Notícias ao Minuto

21:56 - 04/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Transplante

Uma bebé recebeu finalmente um transplante de coração depois de esperar num hospital de Chicago, Estados Unidos, durante 218 dias.

Com apenas sete semanas, em agosto do ano passado, Elodie Carmen Baker foi diagnosticada com cardiomiopatia dilatada, uma doença cardíaca rara. Agora, a 27 de Março, a cirurgia aconteceu no The Heart Center do Lurie Children's Hospital.

"A nossa gravidez foi normal, tivemos um parto sem complicações e fomos para casa com Elodie", disse a sua mãe, Kate Baker, à ABC.

Uma noite, após a menina não comer, os pais levaram-na ao hospital, onde lhe fizeram um raio-x que mostrava o pequeno coração dilatado. Desde então que a pequena Elodie ficou internada- desde 21 de agosto de 2021. 

A condição física da menina pode levar a que o coração seja incapaz de bombear sangue suficiente através do corpo. A médica de Elodie, Dra. Anna Joong, disse ao ABC que "o teste genético não revelou a razão pela qual ela desenvolveu este tipo de cardiomiopatia e nessa situação, chama-se cardiomiopatia dilatada idiopática, ou seja, neste momento, não sabemos realmente porque é que isto lhe aconteceu".

Dois meses depois de a condição ter sido revelada, Elodie passou por uma cirurgia para ter um dispositivo de assistência ventricular pediátrica (VAD) EXCOR de Berlim instalado para atuar temporariamente como o seu coração.

Depois desta intervenção, a bebé passou a poder ser alimentada por um tubo mas também a comer normalmente. Aprendeu a sentar-se e a fazer todas as coisas normais de uma bebé da sua idade. Agora, depois do transplante, Elodie recupera diariamente. 

"O seu novo coração funciona lindamente e é realmente forte", disse a mãe à ABC. "Ela é uma criança forte e estamos muito gratos à família doadora", reiterou. 

Leia Também: Realizou-se em Portugal primeiro transplante hepático em doente com Covid

Recomendados para si

;
Campo obrigatório