Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Japão. Apesar da pandemia, milhares reúnem-se para ver cerejeiras em flor

O governo recomenda cautela, de modo a prevenir uma nova vaga da Covid-19.

Notícias ao Minuto

19:53 - 31/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Japão

Pela primeira vez em dois anos, os japoneses podem celebrar as cerejeiras em flor sem restrições contra a Covid-19. Ainda assim, o governo recomenda cautela, para evitar uma nova vaga da pandemia.

Nesse sentido, muitos limitam-se a passear por entre as cerejeiras em flor, que brotaram na semana passada, duas semanas mais cedo do que o habitual, em vez de ‘embarcarem’ na festividade tradicional conhecida como hanami, que passa por fazer piqueniques à sombra das árvores. Outros, por sua vez, optam por passear no canal, em barcos, diz a AFP.

Muitos dos parques locais estão também a limitar o acesso a determinadas áreas, de modo a evitar que os transeuntes se sentem a observar as flores, proibindo também o consumo de álcool.

As cerejeiras ficam em flor entre o final de março e início de abril, quando o país celebra o início de um novo ano escolar e comercial.

Yuriko Koike, autarca de Tóquio, pediu aos residentes que se limitassem a “observar” as flores, não participando na tradição hanami, relata a Reuters. A capital e três outras prefeituras circundantes emergiram no dia 20 de março de um estado de emergência declarado logo após o ano novo, no qual os estabelecimentos comerciais se viram obrigados a encerrar mais cedo, e os cidadãos foram instruídos a permanecer em teletrabalho e a evitar multidões.

Com o relaxamento das restrições nesta altura do ano, marcada pelas viagens de primavera, os especialistas temem que uma nova vaga da Covid-19 possa brotar no país.

Veja as imagens.

Leia Também: Óscar de 'Melhor Filme Internacional' para japonês 'Drive my Car'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório