Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

AO MINUTO: G7 anuncia sanções conjuntas; "Putin é o agressor", diz Biden

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

AO MINUTO: G7 anuncia sanções conjuntas; "Putin é o agressor", diz Biden
Notícias ao Minuto

08:09 - 11/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

A invasão russa da Ucrânia vai já no seu 16.º dia. A criação de corredores humanitários para a retirada em segurança de civis das cidades atacadas foi a única questão que os dois países conseguiram acordar nas negociações de paz. Contudo, a Rússia tem sido acusada de violar os cessar-fogo temporários e de bombardear hospitais, algo que diz serem “notícias falsas” e assegura serem espaços ocupados por “radicais” ucranianos.

As centrais nucleares de Chernobyl e Zaporizhzhia foram tomadas pelas tropas russas e os ministros dos Negócios Estrangeiros russo e ucraniano não conseguiram oferecer à Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) quaisquer garantias sobre a proteção das instalações

Numa altura em que mais de 2,3 milhões de pessoas - metade das quais crianças - abandonaram a Ucrânia, a Comissão Europeia garante que a União Europeia está atualmente “muito melhor preparada” para lidar com o fluxo migratório em comparação à crise de 2015. Os líderes dos 27 Estados-membros concordaram em reduzir a dependência dos seus países aos combustíveis fósseis russos e prometeram apoiar “sem demora” a Ucrânia na integração europeia.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia:

18h00 - Boa tarde! Encerramos aqui este acompanhamento ao minuto do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Poderá acompanhar o próximo registo  aqui.

17h53 - Conselho de segurança da ONU reunido esta tarde

O conselho de segurança da ONU debate, na tarde desta sexta-feira, as acusações da Rússia de que a Ucrânia tem armas biológicas junto à fronteira. O embaixador ucraniano questionou qual será o próximo passo da Rússia ao atacar a Ucrânia, se vai continuar a usar mísseis, ou, em cima da mesa está também, a possibilidade de Putin utilizar armamento nuclear. 

17h42 - ONU condena veementemente ataques russos contra civis ucranianos

As Nações Unidas condenam "sem reservas" os ataques da Rússia a alvos civis na Ucrânia, disse hoje uma das principais figuras da organização ao Conselho de Segurança, durante uma reunião sobre armas biológicas pedida por Moscovo.

17h30 - Ucrânia teme invasão da Bielorrússia esta noite

A Ucrânia disse, esta sexta-feira, que aeronaves russas estavam deliberadamente a atacar uma vila bielorrussa do espaço aéreo ucraniano como um pretexto para Minsk entrar na guerra, relata a Sky News. O Centro de Comunicações Estratégicas da Ucrânia afirmou: "De acordo com dados preliminares, as tropas bielorrussas podem ser atraídas para uma invasão em 11 de março às 21:00 (19:00 GMT)".

17h27 - EUA reafirmam compromisso com segurança da Roménia

A vice-Presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, reafirmou hoje em Bucareste o compromisso de Washington e da NATO com a segurança da Roménia e dos demais países membros da Aliança.

17h16 - Dificuldades russas tornam Putin "imprevisível", diz estado maior francês

A ausência de uma rápida vitória militar na Ucrânia, inicialmente admitida por Moscovo, "torna Vladimir Putin ainda mais imprevisível", considerou hoje o chefe de estado-maior francês, general Thierry Burkhard, numa missiva dirigida aos seus oficiais generais.

17h08 - Forças russas lançaram mais de 800 mísseis desde o início da invasão, diz oficial de defesa dos EUA

As forças russas lançaram mais de 800 mísseis de "todos os tipos, variedades e tamanhos" desde o início da invasão da Ucrânia, disse um alto funcionário da defesa dos EUA a repórteres esta sexta-feira. Segundo a CNN, o funcionário acrescentou que cerca de metade dos lançamentos de mísseis foram feitos de locais dentro da Ucrânia e a outra metade da Rússia e da Bielorrússia combinadas. 

17h01 - Sondagem diz que 92% dos ucranianos acredita na vitória sobre a Rússia

A grande maioria dos ucranianos, 92%, acredita na vitória do seu país sobre a Rússia, de acordo com uma sondagem realizada no início desta semana por um instituto da Ucrânia, noticia a AFP.

16h48 - Ajuda humanitária enfrenta "uma corrida contra o tempo", alerta MSF

A organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) alertou hoje para a necessidade urgente de entregar mais ajuda humanitária na Ucrânia, receando "uma corrida contra o tempo" devido ao isolamento das populações e à evolução da ofensiva russa.

16h37 - Ucrânia anuncia morte de mais um general russo

As Forças Armadas da Ucrânia anunciaram, esta sexta-feira, a morte de mais um comandante russo. Segundo o anúncio, publicado no Twitter, terá sido Andrey Kolesnikov. “Os invasores russos continuam a perder oficiais na guerra contra a Ucrânia”, escreveram na rede social, referindo-se a este ser já o terceiro general russo que estará morto em consequência do conflito na Ucrânia.

16h31 - G7 anuncia hoje sanções conjuntas à Rússia

O anúncio foi feito pelo presidente dos Estados Unidos, que, juntamente com Alemanha, Canadá, França, Itália, Japão e Reino Unido formam a aliança. “Juntos, anunciaremos novos passos para pressionar Putin e responsabilizá-lo ainda mais pela sua agressão contra a Ucrânia”, anunciou hoje o presidente dos Estados Unidos, em conferência de imprensa. 

16h23 - OMS recomenda destruição de eventuais agentes patogénicos na Ucrânia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aconselhou hoje a Ucrânia a destruir eventuais agentes patogénicos muito perigosos nos seus laboratórios para evitar o risco de contaminação da população devido à guerra com a Rússia.

16h18 - ONU diz que Rússia está a usar armas proibidas na Ucrânia

O Alto-Comissariado da ONU para os Direitos Humanos recebeu "informação credível" de que a Rússia utilizou várias vezes nas mais de duas semanas desde que invadiu a Ucrânia um tipo de armamento proibido pelo seu impacto indiscriminado sobre civis.

16h11 - Ministro admite que escolas abram mais turmas para acolher ucranianos

O ministro da Educação reafirmou hoje que as escolas portuguesas estão preparadas para receber crianças provenientes da Ucrânia e admitiu a possibilidade de ser aumentado o número de turmas ou a contratação de professores se necessário.

16h02 - G7 pede que não haja entraves à exportação de alimentos

Os países do G7 pedem à comunidade internacional para evitar qualquer medida que limite as exportações de alimentos para não agravar a subida de preços num mercado desestabilizado pela guerra na Ucrânia, declarou o ministro da Agricultura alemão.

15h47 - "Putin é o agressor e, por isso, tem que pagar o preço", frisou o presidente dos EUA

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos da América (EUA), disse, esta sexta-feira, na Casa Branca, em Washington D.C., que "Putin é um agressor, é o agressor e, por isso, tem que pagar o preço", explicando que o presidente russo "está a violar os princípios mais básicos". Como tal, Biden informa que "o G7 está igualmente a mover-se para pressionar os oligarcas, os milionários russos, que são agora outro do alvo das sanções."

Acrescentou ainda: "Os oligarcas fazem parte do regime da cleptocracia que está instalado na Rússia e ameaça muitas pessoas". Segundo o presidente americano, " o dinheiro desse milionários esta espalhado por todo o mundo".

14h54 UE deve "deixar a dependência do gás russo" e "diversificar oferta"

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, admitiu esta sexta-feira que a União Europeia (UE) deve deixar a sua “dependência” em relação ao gás russo devido à invasão da Ucrânia, que considera ser um ataque contra a democracia e os Estados soberanos. 

14h50 - Rússia vai justificar entrada da Bielorrússia na guerra com operação de "bandeira falsa", diz Ucrânia

O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, alertou esta sexta-feira que as tropas russas estão a “preparar uma série de provocações sangrentas”. Uma delas será um ataque na Bielorrússia, mais precisamente em Brest, perto da fronteira com a Ucrânia. O objetivo é culpar as tropas ucranianas pelo ataque e justificar a entrada da Bielorrússia na guerra.

"Para disfarçar este crime, a Rússia tenciona levar a cabo estes ataques a partir do espaço aéreo da Ucrânia. O objetivo desta provocação é forçar a Bielorrússia a entrar na guerra contra a Ucrânia", afirma o ministro, num comunicado publicado no Facebook.

14h40 - Zelensky diz que União Europeia devia "fazer mais" pela Ucrânia
 
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, voltou hoje a dizer que a União Europeia (UE) deve "fazer mais" pela Ucrânia, depois de os líderes dos 27 terem descartado qualquer adesão rápida da Ucrânia à comunidade.

14h30 - ONU alerta para o alto custo socioeconómico mundial da guerra

A guerra da Ucrânia está a resultar numa subida dos custos dos alimentos e dos combustíveis o que, numa altura em que o mundo ainda se debate com as consequências da covid-19, pode trazer graves consequências, disse hoje a ONU.

14h13 - Putin admite "progressos positivos" nas conversações com Kyiv

O presidente russo, Vladimir Putin, admitiu hoje que se registarem "certos desenvolvimentos positivos" nas conversações com a Ucrânia, que não especificou, durante uma conversa em Moscovo com o seu homólogo e aliado bielorrusso, Alexander Lukashenko.

14h06 - Rússia ameaçou banir Instagram

A agência russa de notícias TASS está a avançar com a notícia de que a empresa responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp - a Meta - poderá ser oficialmente designada como uma “organização extremista”.

14h05 - Reino Unido sanciona 386 deputados russos que apoiaram invasão

O Reino Unido vai sancionar 386 deputados da Duma russa (câmara baixa) pelo apoio à invasão da Ucrânia e à secessão das regiões de Donbass, anunciou hoje o Ministério dos Negócios estrangeiros britânico.

14h04 - EUA excluem Rússia do regime normal de comércio internacional

O presidente dos EUA, Joe Biden, vai anunciar hoje a exclusão da Rússia do regime normal de relações comerciais globais, privando-a do seu estatuto de "nação mais favorecida", abrindo caminho a aumento de tarifas.

14h02 - Audiência dos canais de informação sobe 40% face a 2019

A audiência dos canais de informação por cabo aumentou cerca de 40% face a 2019, na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia, de acordo com a análise da agência de meios Universal McCann (UM).

14h02 - Portugal concedeu mais de 5.700 pedidos de proteção temporária

Portugal concedeu até hoje mais de 5.700 pedidos de proteção temporária a pessoas vindas da Ucrânia em consequência da situação de guerra, revelou à Lusa o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

14h01 - Geórgia considera que a sua integração na UE "já é irreversível"

O governo da Geórgia considerou hoje que a integração do país na União Europeia (UE) "já é irreversível", após os líderes dos 27 terem convidado a Comissão Europeia a emitir o parecer sobre a candidatura apresentada por Tbilisi.

14h00 - Ucrânia diz que Putin está a planear um "ataque terrorista" em Chernobyl

O Ministério da Defesa ucraniano alertou esta sexta-feira que o presidente russo, Vladimir Putin, está a planear um “ataque terrorista na central nuclear de Chernobyl” e pretende culpar a Ucrânia pela "catástrofe".

13h57 - Tóquio denuncia manobras militares russas em arquipélago japonês
 
O Ministério da Defesa japonês denunciou hoje o trânsito de uma dúzia de navios da Marinha russa por um estreito ao norte do arquipélago japonês, em manobras que descreveu como "preocupantes" no contexto da guerra na Ucrânia.

13h05 - Putin ordena reforço militar na fronteira em resposta a ações da NATO
 
O presidente russo, Vladimir Putin, pediu hoje ao seu ministro da Defesa que apresente uma proposta para o reforço militar na fronteira ocidental da Rússia em resposta às ações da NATO no leste da Europa.

13h00 - Secretário-geral da NATO não quer "uma guerra aberta com a Rússia"
 
A NATO não pretende "uma guerra aberta com a Rússia", declarou hoje o secretário-geral da Aliança, Jens Stoltenberg, à margem de um encontro diplomático que decorre em Antália, no sul da Turquia.

12h25 - "Estamos a caminho da vitória", afirma Zelensky

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou esta sexta-feira que o país “está a caminho da vitória”, frente à invasão russa.

“Alcançámos um avanço estratégico. Já estamos a caminho da vitória”, escreveu na legenda de um vídeo divulgado na rede social Facebook.

12h20 Bombardeamento russo a hospital psiquiátrico de Kharkiv não causou mortes

A Ucrânia acusou esta sexta-feira a Rússia de bombardear um hospital psiquiátrico em Kharkiv, onde pelo menos 330 pessoas estavam internadas. Segundo as autoridades locais, não há registo de vítimas mortais. O porta-voz da Organização Mundial de Saúde indicou que no local estavam mais de 300 pessoas, das quais 50 não podiam mover-se.

12h07 - Rússia prolonga encerramento do espaço aéreo no sul do país

A Rússia prolongou o encerramento do espaço aéreo no sul do país, junto à Ucrânia, por mais uma semana, até 20 de março, noticiou hoje a agência oficial russa TASS.

11h59 - África do Sul e Moçambique instam ONU a iniciar diálogo Moscovo/Kiev
 
Os chefes de Estado da África do Sul e Moçambique instaram hoje o Conselho de Segurança das Nações Unidas a mandatar o secretário-geral, António Guterres, a iniciar um diálogo entre a Rússia e a Ucrânia.

11h58 - UE entrega tranche de 300 milhões de assistência macrofinanceira
 
A União Europeia (UE) vai entregar um envelope de 300 milhões de euros de ajuda macrofinanceira (AMF) de emergência à Ucrânia, de um total de 1,2 mil milhões de euros, foi hoje divulgado.

11h51 - "Um verdadeiro russo nunca fica envergonhado de ser russo", diz Kremlin

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou esta sexta-feira que os “verdadeiros” cidadãos russos “não têm vergonha” de o ser nem da invasão russa da Ucrânia. “Sabem, um verdadeiro russo nunca fica envergonhado de ser russo. E sem alguém disser isso, então essa pessoa não é russa. Não está connosco”, afirmou, quando questionado sobre a campanha ‘Vergonha de ser russo’, levada a cabo por vários russos dentro e fora do país.

11h50 - Crianças com cancro e famílias resgatadas de hospital ucraniano

São certamente algumas das imagens mais duras de ver desde o início da guerra na Ucrânia. Depois da evacuação de Irpin, onde idosos foram levados em braços, e depois do bombardeamento à maternidade de Mariupol,  cerca de 20 crianças com doenças crónicas e diagnóstico de cancro, juntamente com 50 membros da família, foram retiradas da Ucrânia. 

11h50 - Rádio Comercial vai ser bilingue para ajudar na integração de ucranianos

A Rádio Comercial Ucrânia vai ser uma estação de rádio bilingue, onde se vai falar ucraniano e português "com informação útil, notícias, entrevistas, testemunhos e muita música ucraniana", informa a estação em comunicado.

11h46 - Navalny pede participação em protestos contra guerra
 
O principal líder da oposição ao regime do Presidente russo, o ativista Alexei Navalny, incentivou hoje os seus compatriotas a saírem para as ruas no fim de semana para participarem em protestos contra a invasão da Ucrânia.

11h37 - Filarmónica de Cardiff remove peças de Tchaikovsky devido à invasão russa

Pyotr Ilyich Tchaikovsky é um dos mais aclamados compositores russos de sempre e as suas obras foram usadas durante a era soviética como protesto contra o regime. Não o impediu de ver a sua obra removida de um programa por causa da invasão russa.

11h36 - 16 mil voluntários do Médio Oriente juntam-se às tropas russas na Ucrânia

Pelo menos 16 mil voluntários, oriundos do Médio Oriente, vão juntar-se às tropas russas que se encontram na região separatista do Donbass, no leste da Ucrânia. A informação surge após o presidente russo, Vladimir Putin, ordenar esta sexta-feira ao exército para que seja facilitado o envio de “voluntários” para a Ucrânia. 

11h20 - Kremlin confirma "possível reunião" entre Putin e Zelensky

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, confirmou esta sexta-feira uma "possível reunião" entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky.

"Uma possível reunião entre Putin e Zelensky não está excluída. É teoricamente possível, mas os negociadores devem fazer a sua parte primeiro", afirmou, citado pela agência de notícias russa TASS.

10h49 - Bruxelas propõe mais 500 milhões em armas para exército ucraniano
 
O Alto Representante da União Europeia para a Política Externa revelou hoje que propôs aos chefes de Estado e de Governo, reunidos em Versalhes, França, duplicar o financiamento de armamento para a Ucrânia, com 500 milhões de euros suplementares.

10h45 Quase um milhão de pessoas na Ucrânia estão sem eletricidade

Quase um milhão de pessoas estão sem eletricidade na Ucrânia, avança a Empresa Nacional de Geração de Energia Nuclear da Ucrânia (Energoatom). Sublinhe-se que duas das quatro centrais nucleares ucranianas - a de Chernobyl e de Zaporizhzhia - estão sob controlo das tropas russas. 

10h18 - Reino Unido acredita que Rússia vai reposicionar-se para nova ofensiva
 
O Ministério da Defesa britânico disse hoje que "é provável" que a Rússia tente "reposicionar as suas forças para uma nova atividade ofensiva nos próximos dias", que certamente incluirá "operações contra a capital" da Ucrânia, Kyiv. Com base no último relatório dos serviços de informações militares, o ministério refere que "as forças terrestres russas continuam a fazer progressos limitados", uma vez que "os problemas logísticos que impediram o avanço russo persistem, assim como a forte resistência ucraniana".

10h07 - Rússia acusa Ucrânia de usar influencer para encenar ataque a maternidade

Depois de afirmar que as informações sobre um ataque a uma maternidade em Mariupol são “notícias falsas”, a Rússia acusa a Ucrânia de utilizar uma famosa influencer para encenar ferimentos em civis.

09h37 - Há mais de 2,5 milhões de refugiados ucranianos

Mais de 2,5 milhões de pessoas foram forçadas a abandonar a Ucrânia nas últimas duas semanas, na sequência da invasão russa. A informação foi avançada pelo Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR), Filippo Grandi.

09h31 - Empresas que cortaram laços com a Rússia sob "controlo estrito"
 
A procuradoria russa ordenou hoje um "controlo estrito" de empresas estrangeiras que anunciaram a suspensão de suas atividades no país devido à intervenção militar russa na Ucrânia.

09h30 - Twitter também limitará alcance de 'propaganda' da Bielorrúsia

O Twitter anunciou que, além das publicações feitas na Rússia, também começará a identificar as publicações partilhadas por órgãos de comunicação com ligações ao governo da Bielorrússia.

09h23 - Mais civis do que soldados mortos por tropas russas

O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, afirmou esta sexta-feira que as tropas russas já mataram mais civis ucranianos do que soldados. “Quero que isto seja ouvido não apenas em Kyiv, mas em todo o mundo”, frisou, citado pela agência de notícias Reuters.

De acordo com os últimos balanços das autoridades ucranianas, mais de dois mil civis morreram desde o início da invasão russa da Ucrânia, a 24 de fevereiro. 

09h14 - Vladimir Putin encoraja envio de voluntários russos para a Ucrânia
 
O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou hoje ao exército para que seja facilitado o envio de "voluntários" para a Ucrânia para responderam ao que disse ser "o envio de mercenários" pelo Ocidente.

09h03 - Líder da Telegram diz que protegerá dados dos utilizadores ucranianos

O fundador e CEO da Telegram, Pavel Durov, partilhou uma mensagem no respetivo canal da plataforma onde afirma que protegerá os dados dos utilizadores russos independentemente do que aconteça.

08h40 - Ucrânia vai tentar retirar civis de Mariupol com a Cruz Vermelha
 
As autoridades ucranianas anunciaram hoje os seus planos para várias operações de retirada de civis e de envio de ajuda humanitária em vários pontos do país, em colaboração com a Cruz Vermelha.

08h26 - Rússia diz que separatistas de Donetsk tomaram cidade de Volnovaja
 
O Governo russo disse hoje que forças da autoproclamada República Popular de Donetsk assumiram o controlo da cidade ucraniana de Volnovaja.

08h21 - Utilizadores Android na Ucrânia receberão alertas de ataques aéreos

Google anunciou que os utilizadores de telemóveis Android na Ucrânia passarão a receber alertas sempre que se aproximar um ataque aéreo, pode ler-se na mais recente publicação de blogue da empresa.

08h03 - TV estatal russa está a informar que Rússia está a salvar ucranianos
 
A televisão estatal da Rússia está a informar os telespetadores de que as tropas russas estão na Ucrânia para salvar as pessoas de "neonazis" e desarmar aquele país, de acordo com uma investigação da agência de notícias AP.

07h55 - Kyiv é uma cidade de ausentes em defesa total
 
O centro de Kyiv encontra-se vazio, quase todo o comércio encerrou, os transportes pararam, numa cidade silenciosa que dá uma ilusão de tranquilidade, mas que se tornou toda ela num enorme 'checkpoint' de militares prontos para o pior.

07h40 - Inteligência dos EUA assume que subestimou capacidade de defesa ucraniana
 
Autoridades de inteligência dos Estados Unidos admitiram hoje que subestimaram a capacidade de defesa da Ucrânia, um erro para as agências governamentais norte-americanas que foram elogiadas por prever com precisão a intenção do Kremlin em iniciar uma guerra.

07h22 - Zelensky acusa Moscovo de atacar corredor humanitário para Mariupol
 
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou hoje o Exército russo de impedir a retirada de civis das cidades sitiadas no sudeste da Ucrânia e de realizar ataques à rota prevista para o corredor humanitário de Mariupol.

07h09 - Nem todas as empresas ocidentais cortam laços com a Rússia
 
Um número cada vez menor de empresas ocidentais mantém-se a funcionar e a fazer negócios na Rússia, depois de centenas terem anunciado a redução da atividade após a invasão da Ucrânia há cerca de duas semanas.

07h08 - Ataques aéreos em Lutsk e Dnipro atingem habitações e causam um morto
 
Ataques aéreos das forças russas atingiram hoje as cidades ucranianas de Lutsk e Dnipro, incluindo zonas residenciais, tendo sido registado pelo menos um morto, disseram as autoridades.

07h07 - Congresso dá aprovação a orçamento que prevê 12,7 mil milhões a Kyiv
 
O Congresso norte-americano deu, na quinta-feira, a aprovação final a um novo orçamento federal no qual se prevê 14 mil milhões de dólares (12,7 mil milhões de euros) para a crise ucraniana.

07h06 - Japão anuncia novas sanções contra a Bielorrússia
 
O Japão anunciou hoje novas sanções contra a Bielorrússia, congelando os ativos de três bancos que considerou estarem envolvidos na invasão russa da Ucrânia e contra os quais já adotara anteriormente outras medidas punitivas.

07h06 - Líderes discutem hoje economia europeia e 'ricochete' de sanções à Rússia
 
Os líderes da União Europeia concluem hoje uma cimeira informal em Versalhes, França, com uma discussão sobre um "novo modelo europeu de crescimento e investimento", sob o espetro de nova crise devido à guerra na Ucrânia e sanções à Rússia.

07h05 - Zelensky diz que acusação sobre armas químicas é propaganda russa
 
O presidente ucraniano rejeitou hoje as acusações russas de que a Ucrânia possui armas químicas "ou outras armas de destruição maciça", alegações que afirmou serem parte da propaganda russa para justificar a invasão.

07h04 - Líderes europeus prometem apoiar integração da Ucrânia "sem demora"
 
Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) prometeram apoiar "sem demora" a Ucrânia na integração europeia, num comunicado hoje divulgado.

07h02 - Agência Internacional de Energia Atómica sem garantias sobre centrais
 
Os ministros dos Negócios Estrangeiros russo e ucraniano não ofereceram à Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) quaisquer garantias sobre a proteção das instalações nucleares ucranianas durante as conversações na Turquia.

07h00 - Bom dia. Começamos esta quinta-feira com mais um acompanhamento AO MINUTO do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Pode recordar o anterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório