Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Ocidente tem "séria preocupação" de que Putin use armas químicas em Kyiv

Fracasso da invasão poderá levar o presidente russo a lançar um ataque "totalmente horrível" à capital ucraniana.

Ocidente tem "séria preocupação" de que Putin use armas químicas em Kyiv
Notícias ao Minuto

18:16 - 09/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

A invasão russa à Ucrânia não está a correr como esperado para o presidente russo Vladimir Putin e isso pode levá-lo a tomar caminhos mais graves para levar a sua vontade a bom porto.

As autoridades ocidentais temem que Putin possa usar armas químicas para atacar Kyiv. 

Segundo uma avaliação, o fracasso da invasão pode desencadear  um ataque “totalmente horrível” à capital ucraniana. Ao 14.º dia de invasão, os russos ainda não tomaram a capital devido a dificuldades logísticas, segundo relata o The Guardian. 

"Temos boas razões para nos preocuparmos com o possível uso de armas não convencionais, em parte por causa do que vimos acontecer em outros teatros", disse um oficial do Ocidente comparando a invasão à Ucrânia ao ataque na Síria onde também se realizaram operações de bandeira falsa. 

"É uma preocupação séria para nós", apontou a mesma fonte citada por um jornalista do The Guardian. 

A invasão russa à Ucrânia começou na madrugada de 24 de fevereiro e levou a generalidade da comunidade internacional a posicionar-se ao lado dos ucranianos e a condenar veemente o ataque. Putin não esperava a forte resistência ucraniana ou que o presidente Volodymyr Zelensky se mantivesse no país mesmo sob ameaça de morte. 

O 'fracasso' ou 'derrota' anunciados vários especialistas poderá levar o presidente russo a desenvolver um ataque mais violento. 

Leia Também: Invasão à Ucrânia é "fracasso total" e Putin não tem saída, diz relatório

Recomendados para si

;
Campo obrigatório