Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Canadá envia "equipamento militar altamente especializado" para a Ucrânia

Justin Trudeau e Volodymyr Zelensky discutiram a cooperação entre os dois países e “como aumentar a pressão das sanções sobre a Rússia”.

Canadá envia "equipamento militar altamente especializado" para a Ucrânia

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou esta quarta-feira que o país irá enviar um novo carregamento de “equipamento militar altamente especializado” para a Ucrânia e que discutiu com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, sanções contra a Rússia.

"Acabei de falar com o presidente Zelensky. Fiz-lhe saber que o Canadá vai enviar outro carregamento de equipamento militar altamente especializado. Discutimos sanções contra a Rússia e a assistência humanitária à Ucrânia também”, escreveu na rede social Twitter.

O governante acrescentou que convidou Zelensky a dirigir-se ao Parlamento do Canadá e que os “canadianos foram inspirados pela coragem e resiliência dos ucranianos e pela liderança que o presidente demonstrou”. “Sei que eles estão ansiosos para o ouvir diretamente”, afirmou.

Já Volodymyr Zelensky disse, na mesma rede social, que conversou com o “amigo” Justin Trudeau sobre a “cooperação” entre os dois países no campo da defesa e “como aumentar a pressão das sanções sobre a Rússia”.

“O Canadá está com a Ucrânia. Sentimos isso todos os dias”, considerou.

Ao 14.º dia da invasão russa da Ucrânia, registam-se mais de dois mil civis mortos, entre as quais 38 crianças, segundo dados das autoridades ucranianas. Mais de dois milhões de pessoas abandonaram o país.

Leia Também: AO MINUTO: Ucrânia bloqueia exportação de alimentos; UE reforça sanções

Recomendados para si

;
Campo obrigatório