Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Tsikhanouskaya diz que Bielorrússia é um "Estado pária"

A líder da oposição bielorrussa tem criticado a intervenção de Lukashenko na guerra da Ucrânia.

Tsikhanouskaya diz que Bielorrússia é um "Estado pária"

A líder da oposição democrática na Bielorrússia, Sviatlana Tsikhanouskaya, voltou a criticar o ditador Alexander Lukashenko, acusando-o de fazer guerra "contra todo o mundo democrático".

Numa publicação no Twitter, Tsikhanouskaya publicou o sentido de voto dos países na resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) a condenar a invasão russa, e afirmou que "é doloroso" como Putin e Lukashenko "transformaram a Bielorrússia num Estado pária".

"É tão gritante que o ditador da Bielorrússia continue a falar na ONU em nome do país e dos bielorrussos", criticou.

Na terça-feira, Tsikhanouskaya assinou uma declaração de apoio à Ucrânia em nome do povo bielorrussa, salientando a ilegitimidade do governo do ditador Alexander Lukashenko.

A líder da oposição russa tem sido muito crítica sobre as posições de Lukashenko perante o regime de Vladimir Putin, permitindo que a Bielorrússia envie tropas para a Ucrânia e receba armas nucleares russas.

Sviatlana Tsikhanouskaya é, para vários observadores eleitorais e para a oposição bielorrussa, a verdadeira vencedora das eleições presidenciais bielorrussas de agosto de 2020.

Segundo o regime, Lukashenko venceu com 80% dos votos e conquistou o seu sexto mandato desde 1994, mantendo o poder que conquistou após a dissolução da União Soviética.

Leia Também: Líder da oposição bielorussa assina declaração de apoio à Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório