Treze mortos em naufrágio na fronteira entre o Níger e o Benim

Treze pessoas morreram na quarta-feira num naufrágio de uma piroga no rio Níger, que serve de fronteira natural entre o Níger e o Benim, noticia hoje a agência de notícias France-Presse (AFP), citando fontes locais.

fronteira entre o Níger e o Benim

© BOUREIMA HAMA/AFP via Getty Images

Lusa
26/06/2025 13:10 ‧ há 4 horas por Lusa

Mundo

Níger

O regime militar no poder no Níger mantém fechada há quase dois anos a ponte que atravessa o rio Níger, única fronteira terrestre entre os dois países e acusa o Benim de abrigar "bases militares francesas", que estariam a treinar extremistas islâmicos com o objetivo de desestabilizar o seu país, o que Cotonou nega.

 

Diariamente a passagem continua a ser feita, apenas, por via fluvial para passageiros e mercadorias.

"Houve 13 mortos", disse um morador de Gaya, cidade fronteiriça do lado do Níger, um número fatal confirmado pelo jornal 'online' "Le Témoin de l'Histoire", que afirma que as buscas estão em curso "para tentar encontrar possíveis desaparecidos".

"A piroga transportava principalmente nigerianos e virou-se entre Gaya, no Níger, e a cidade de Malanville [Benim]", disse à AFP outro morador nigeriano, que mencionou "dezenas de mortos".

As circunstâncias do acidente ainda são desconhecidas, mas este tipo de tragédia não é inédito neste longo rio, atravessado por pirogas frequentemente sobrecarregadas.

Em agosto de 2023, dois dos seis ocupantes nigerianos e beninenses de uma piroga perderam a vida num naufrágio.

Em fevereiro de 2019, pelo menos 43 pessoas, incluindo crianças, morreram em outro naufrágio de uma embarcação, que transportava cereais e cerca de 100 comerciantes.

Em outubro de 2017, pelo menos 17 pessoas morreram afogadas e 26 desapareceram quando o barco naufragou entre o Níger e a Nigéria.

Leia Também: Países Baixos devolvem 'Bronzes do Benim' à Nigéria (120 anos depois)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas