Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 22º

Líder da oposição bielorussa assina declaração de apoio à Ucrânia

Tsikhanouskaya concorreu contra Lukashenko nas eleições de 2020, na Bielorrússia.

Líder da oposição bielorussa assina declaração de apoio à Ucrânia

A líder da oposição da Bielorrússia, Sviatlana Tsikhanouskaya, publicou, esta terça-feira, no Twitter, uma declaração de apoio à Ucrânia em nome do povo bielorrussa, salientando a ilegitimidade do governo do ditador Alexander Lukashenko.

Tsikhanouskaya acusa o governo bielorrusso de praticar um "crime internacional" com a Rússia e de "violar tanto as normas da legislação bielorrussa como as obrigações legais internacionais, em particular, o Tratado de Amizade de 1995 entre a Bielorrússia e a Ucrânia.

"Declaramos que consideramos a agressão contra a Ucrânia um crime internacional por parte dos regimes russos e bielorrussos, expressamos a nossa sincera solidariedade para com a luta do povo ucraniano e a nossa disponibilidade para usar todos os mecanismos para restaurar a paz, tanto à escala regional como global", disse a opositora e democrata.

A líder das forças democráticas do país, que é o maior aliado da Rússia na invasão na Ucrânia, afirma ainda que Bielorrússia e Ucrânia são "países amigos e fraternos", e a relação deve ser baseada no "respeito pela soberania e inviolabilidade das fronteiras, que estão consagradas nos acordos bilaterais existentes entre os dois países".

Sviatlana Tsikhanouskaya é, para vários observadores eleitorais e para a oposição bielorrussa, a verdadeira vencedora das eleições presidenciais bielorrussas de agosto de 2020.

Segundo o regime, Lukashenko venceu com 80% dos votos e conquistou o seu sexto mandato desde 1994, mantendo o poder que conquistou após a dissolução da União Soviética.

O ditador tem sido um importante apoio para Putin, permitindo que as tropas russas invadam a Ucrânia a partir das fronteiras entre a Bielorrússia e a Ucrânia.

A Bielorrússia aprovou na segunda-feira, através de um referendo não reconhecido pelas autoridades europeias, uma revisão constitucional que termina com a neutralidade nuclear do país e abre as portas à mobilização de armas nucleares russas no seu território.

Já esta terça-feira, as tropas bielorrussas foram mobilizadas pela primeira vez para a Ucrânia para se juntarem à guerra do lado dos russos, segundo avançaram as autoridades russas (apesar de Lukashenko negar qualquer intervenção militar direta).

Leia Também: Tropas da Bielorrússia juntam-se aos russos na Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório