Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

"Juntos". Presidente ucraniano publica tweet sobre conversa com Marcelo

"Agradeci pelo céu fechado para os aviões russos, pelo apoio à decisão de desconectar a Rússia do SWIFT e pela assistência de defesa concreta", escreveu Volodymyr Zelensky.

"Juntos". Presidente ucraniano publica tweet sobre conversa com Marcelo
Notícias ao Minuto

18:59 - 27/02/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia

Depois de ter sido tornado público, este domingo, que o presidente ucraniano telefonou hoje a Marcelo Rebelo de Sousa, Volodymyr Zelensky escreveu um tweet na sua página oficial onde falou acerca deste contacto telefónico: "Juntos - Mais Fortes", comentou.

"Falei com o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa. Agradeci pelo céu fechado para os aviões russos, pelo apoio à decisão de desconectar a Rússia do SWIFT e pela assistência de defesa concreta. Portugal forneceu armas, meios de proteção individual e outros equipamentos para a Ucrânia. Juntos - mais fortes", pode ler-se na mensagem deixada esta tarde pelo presidente Zelensky na rede social. 

De recordar que, numa mensagem publicada no site da Presidência da República portuguesa, fez-se saber que "o Presidente Zelensky ligou esta tarde ao Presidente da República. Foi abordada a atual situação na Ucrânia".

Na chamada, Marcelo Rebelo de Sousa "reiterou a condenação veemente de Portugal e o apoio solidário à corajosa resistência ucraniana. Apoio esse cuja concretização tem sido efetivada pelo Governo, nomeadamente através dos Ministérios competentes".

E mais. O chefe de Estado português "sublinhou igualmente o papel da excecional comunidade ucraniana em Portugal" e "foi ainda referida a parceria no âmbito da política europeia de vizinhança da qual a Ucrânia é parte."

O Ministério da Defesa Nacional informou, no sábado à noite, que Portugal vai enviar equipamento militar para a Ucrânia "a pedido das autoridades ucranianas". Da lista do material fazem parte "coletes, capacetes, óculos de visão noturna, granadas e munições de diferentes calibres, rádios portáteis completos, repetidores analógicos e espingardas automáticas G3", precisou.

Por outro lado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros anunciou hoje que Portugal vai fechar o seu espaço aéreo a companhias aéreas russas, após vários países europeus terem tomado a mesma medida.

Leia Também: AO MINUTO: UE financia compra de armas; Hospitais da Ucrânia sem oxigénio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório