Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Ministro dos negócios estrangeiros ucraniano pede ajuda aos EUA

O governante apelou em telefonema à necessidade de utilizar toda a influência dos EUA em alguns países europeus.

Ministro dos negócios estrangeiros ucraniano pede ajuda aos EUA

Dmytro Kuleba, ministro dos negócios estrangeiros da Ucrânia, voltou a pedir ajuda aos EUA para reforçar a defesa do país e influenciar os países da Europa a imporem mais sanções. 

No Twitter o governante partilhou: "Outro telefonema com o meu amigo e colega americano,  Antony Blinken, sobre a necessidade de usar toda a influência dos EUA em alguns países europeus hesitantes em banir a Rússia do SWIFT".

Acrescentou que discutiram também "o fornecimento de armas defensivas para a Ucrânia", por parte dos EUA.

Já no inicio da tarde, o governante tinha recorrido às redes sociais para alertar os líderes europeus que a "Rússia está a travar uma terrível guerra de agressão na Europa". Disse também que este era o verdadeiro "teste" e que deviam desde já "proibir a Rússia de estar presente no sistema SWIFT e expulsá-la de todos os lugares".

A sigla SWIFT significa Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais e consiste num sistema fundamental para a transação de dinheiro no mundo. Sendo algo absolutamente vital para a subsistência dos países, a Ucrânia tem insistido para que a Rússia seja retirada deste sistema.

Leia Também: Ucrânia. Polónia vai encerrar espaço aéreo a voos russos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório