Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Acordo nuclear do Irão pode vir a ser acordado em breve, diz fonte da UE

Fonte da União Europeia revela que "a maior parte das questões" inerentes ao acordo entre o Irão e os Estados Unidos "já estão acordadas".

Acordo nuclear do Irão pode vir a ser acordado em breve, diz fonte da UE
Notícias ao Minuto

16:01 - 18/02/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Acordo nuclear

Um alto funcionário da União Europeia (UE) revelou, segundo a Reuters, que pode estar próximo um entendimento entre os Estados Unidos e o Irão quanto ao acordo nuclear iraniano de 2015. Porém, segundo a mesma fonte, o mesmo depende da vontade política das partes envolvidas.

"Espero um acordo na próxima ou nas próximas duas semanas, mais ou menos", apontou o mesmo funcionário da UE. "Penso que temos agora sobre a mesa um texto que está muito, muito próximo do que vai ser o acordo final", disse o funcionário.

A mesma fonte revela ainda que "a maior parte das questões já estão acordadas". Porém, existem ainda "algumas questões" a ser tidas em consideração, "algumas delas bastante políticas e difíceis de acordar", acrescentou.

O mesmo funcionário apontou que este se trata de um acordo necessário, visto que a produção de urânio enriquecido no país está já a avançar a uma velocidade bastante considerável. Apesar disso, o Irão continuar a negar uma aposta no desenvolvimento de armas nucleares.

"No terreno, estão a avançar a uma velocidade que não é compatível com a sobrevivência a longo prazo da JCPOA", apontou ainda o funcionário, referindo-se ao Plano de Ação Global Conjunto (JCPOA), como o acordo nuclear de 2015 entre o Irão e as potências mundiais é formalmente intitulado.

Leia Também: Paz e Segurança. Um "pilar essencial da parceria entre UE e África"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório