Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Bolsonaro obrigado a fazer teste à Covid-19 e confinamento na Rússia

Só depois do resultado negativo Bolsonaro teve autorização de seguir para a reunião com Putin.

Bolsonaro obrigado a fazer teste à Covid-19 e confinamento na Rússia
Notícias ao Minuto

16:20 - 16/02/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Rússia

O presidente Jair Bolsonaro atendeu ao pedido do governo russo de realizar teste à Covid-19 antes do encontro com o presidente Vladimir Putin.

De acordo com fontes do Palácio do Planalto, citadas pela CNN, o material genético de Bolsonaro não ficou no poder dos russos e foi recolhido pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Somente após o resultado negativo do exame, - e confinamento até esse momento - Bolsonaro teve autorização de seguir para a reunião com Putin. Os dois chefes de estado cumprimentaram-se com um aperto de mão e ficaram sentados em cadeiras lado a lado, separados apenas por uma mesinha de centro.

A possibilidade de Bolsonaro pedir dispensa do teste chegou a ser discutida pelos conselheiros do presidente antes da saída do Brasil. Acabou por ficar definido que o GSI acompanharia o processo de perto, avança o mesmo meio.

Com o resultado negativo, Bolsonaro pôde reunir com Putin.  Sentados ao lado dos seus intérpretes e sem o uso de máscaras, Bolsonaro e Putin deram uma rápida declaração e pareceram amigáveis em frente às câmaras.

O Presidente brasileiro aproveitou a oportunidade para agradecer a Putin a libertação de um cidadão brasileiro que esteve preso durante quase dois anos na Rússia por trazer um medicamento natural, considerado ilegal naquele país, ao sogro do futebolista Fernando, atualmente no Guoan de Pequim, na China, e a jogar futebol russo na altura.

"Agradeço-vos pelo vosso ato de conceder o perdão ao brasileiro que esteve preso na Rússia até ao ano passado e estamos também à vossa disposição", sublinhou.

Antes de se encontrar com Putin, Bolsonaro depositou uma coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido em Moscovo perto do muro do Kremlin, dedicado aos combatentes soviéticos caídos durante a Segunda Guerra Mundial.

Antes de viajar, Bolsonaro salientou que a sua visita a Moscovo tem objetivos puramente comerciais, que se concentram sobretudo na necessidade crescente do Brasil de garantir o fornecimento de fertilizantes russos para a sua agricultura.

Existe uma intensa relação comercial entre os dois países, com o saldo claramente inclinado a favor da Rússia, que em 2021 exportou 5,7 mil milhões de dólares (5,014 mil milhões de euros) de produtos para o Brasil, 60% dos quais correspondendo a operações de fertilizantes.

As exportações do Brasil para a Rússia, também no ano passado, totalizaram 1,59 mil milhões de dólares (1,39 mil milhões de euros) e foram principalmente constituídas por produtos alimentares.

Leia Também: EUA criticam apelo de Parlamento russo sobre repúblicas independentes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório