Uma mulher perdeu um braço depois de ser atacada por uma leoa num jardim zoológico no estrado de Queensland, Austrália, no domingo.
Num primeiro comunicado, divulgado nas redes sociais, o jardim zoológico de Darling Downs revelou que o incidente ocorreu por volta das 08h30 da manhã (hora local), "quando observava os tratadores a trabalhar no recinto dos carnívoros".
"Isto é algo que ela já fez muitas e muitas vezes ao longo dos últimos 20 anos. Ela conhece bem os protocolos de segurança em relação a animais potencialmente perigosos. Inexplicavelmente, nessa altura, um animal agarrou-a por um braço e causou-lhe graves danos. Em nenhum momento o animal saiu do recinto e não havia qualquer risco para os funcionários ou para o público", informou.
A mulher foi transportada de helicóptero para um hospital, onde foi operada.
Entretanto, num novo comunicado, o parque viria a esclarecer que a mulher não "não é funcionária, tratadora ou visitante do zoo", mas sim uma familiar dos "proprietários do jardim zoológico".
"A senhora envolvida no incidente ainda se encontra em estado estável no hospital e está rodeada por membros da nossa família alargada. Perdeu o braço", confirmou ainda.
Até ao momento, ainda não foi possível interrogar a mulher "para determinar o que levou a este trágico incidente".
O jardim zoológico esclareceu ainda que a leoa não tinha tido crias recentemente, "não tinha fome, não era magra, não era provocada ou torturada" e não será "abatida ou punida de qualquer forma".
"Vem de uma longa linhagem de leões nascidos em cativeiro na Austrália, mas continua a ser um leão - não um animal de estimação", frisou.
A polícia e a Segurança e Saúde no Trabalho estão a investigar o incidente.
O jardim zoológico, com 48 hectares, tem estado encerrado e vai reabrir amanhã, terça-feira.
Um ataque semelhante ocorreu há cinco anos na Austrália, no estado de Nova Gales do Sul, quando dois leões atacaram e feriram gravemente um tratador dentro do seu recinto no jardim zoológico de Shoalhaven.
Leão foge de zoo na Turquia e ataca agricultor
De recordar que, também no dia de ontem, um leão fugiu de um jardim zoológico privado no distrito de Manavgat, no sul da Turquia, e feriu gravemente um agricultor antes de ser recapturado pelas autoridades.
De acordo com o Turkiye Today, que cita as autoridades locais, o animal conseguiu fugir do recinto e atacou Suleyman Kir, de 53 anos, um agricultor que estava a dormir após tratar dos seus campos de pistácios, localizados a cerca de um quilómetro do parque.
O homem, que sofreu ferimentos graves na cabeça e num braço, foi assistido pelos serviços de emergência e transportado para um hospital.
Leia Também: Leão foge de zoo na Turquia e ataca agricultor: "Agarrei-lhe o pescoço"