"O secretário-geral está profundamente triste pela trágica perda de vidas, especialmente de um grande número de crianças, causada pelas recentes cheias no Texas, que ocorreram durante o que deveria ter sido um momento de celebração, durante o feriado prolongado", indicou o porta-voz de Guterres, Stéphane Dujarric, em comunicado.
Guterres endereçou ainda condolências às famílias das vítimas e expressou solidariedade a todos os afetados, ao povo do Texas e ao Governo norte-americano.
O número de mortos nas cheias no centro e sul do Texas subiu hoje para 89, segundo a mais recente contagem das autoridades locais, que informaram que 75 corpos foram recuperados no condado de Kerr, um dos mais afetados pela tragédia.
As cheias repentinas foram provocadas por chuvas torrenciais na parte central do estado na manhã de sexta-feira, Dia da Independência dos Estados Unidos (feriado nacional), que fizeram o rio Guadalupe subir oito metros em apenas 45 minutos. De repente, caíram quase 300 milímetros de chuva por hora, um terço da precipitação média anual.
O número de mortos irá certamente aumentar nos próximos dias, segundo admitiu o coronel Freeman Martin, do Departamento de Segurança Pública do Texas.
Leia Também: Sobe para 89 o número de mortos em cheias no Texas