Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Sri Lanka proíbe greve do setor da saúde após dias de paralisações

O presidente do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa, proibiu hoje a greve dos setores da saúde e da eletricidade, declarados neste momento como essenciais, no sexto dia em que as ações sindicais paralisam os hospitais públicos do país.

Sri Lanka proíbe greve do setor da saúde após dias de paralisações
Notícias ao Minuto

11:15 - 12/02/22 por Lusa

Mundo Sindicatos

O Sri Lanka enfrenta uma crise no mercado de divisas que paralisa a economia. Os sindicatos exigem melhores perspetivas de trabalho, a reestruturação das carreiras e salários mais altos.

O Governo do país asiático nega aquelas exigências justificando que a situação económica não lhe permite aumentar os gastos orçamentais com salários.

Por isso, os sindicatos da saúde decidiram iniciar a luta no início da semana e ignoraram uma ordem judicial emitida na quinta-feira que ordenava a suspensão da greve.

Assim, e de acordo com um comunicado recolhido pelo jornal 'Colombo Gazette', o Presidente invocou uma lei de 1979 para declarar que "o fornecimento de energia elétrica, bem como todos os serviços, trabalhos ou mão de obra de qualquer natureza destinados à manutenção, receção, cuidados, alimentação e tratamento de pacientes em hospitais serão declarados serviços essenciais".

Os trabalhadores do setor elétrico não estão em greve, mas também ameaçaram com ações sindicais se o Governo levar adiante os planos de vender uma central térmica a uma empresa norte-americana.

Leia Também: Sri Lanka recebe empréstimo de 500 milhões para comprar petróleo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório