Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Detidos dois dirigentes do bloco da oposição ao golpe de Estado no Sudão

Dois elementos do movimento de contestação do golpe de Estado no Sudão, incluindo um ex-ministro, foram hoje detidos, anunciou o principal bloco político civil do país, organizado nas Forças para a Liberdade e Mudança (FLC, na sigla em francês).

Detidos dois dirigentes do bloco da oposição ao golpe de Estado no Sudão
Notícias ao Minuto

21:53 - 09/02/22 por Lusa

Mundo Sudão

Trata-se das mais recentes detenções após as que atingiram funcionários, jornalistas, ativistas e manifestantes favoráveis ao regresso dos civis ao poder desde o golpe de Estado de 25 de outubro do chefe do Exército, general Abdel-Fattah al-Burhan.

Efetivos das forças de segurança à paisana detiveram o ex-ministro dos Assuntos Governamentais Khaled Omar Youssef durante uma reunião da FLC na sede do partido do Congresso sudanês, de acordo com Mohamed Hassan Arabi, citado pela agência France-Presse.

Os elementos da segurança disseram que dependiam de uma esquadra da polícia em Cartum sem dar detalhes, acrescentou.

Wagdi Saleh, porta-voz da FLC, também foi detido, de acordo com o líder da FLC, Omar al-Degeir.

As razões para as detenções não foram divulgadas.

Na terça-feira, uma delegação da FLC, que incluía Saleh e Youssef, reuniu-se na capital, Cartum, com o enviado da Organização das Nações Unidas (ONU), Volker Perthes.

A reunião fez parte das consultas lançadas em dezembro por Volker Perthes para lançar as bases para um diálogo que permita retomar o processo de transição para a democracia.

Um quadro da FLC, Yasser Arman, considera que as detenções vão "afetar o processo iniciado pela ONU".

Com o golpe de 25 de outubro, o general Al-Burhan interrompeu a transição para um poder totalmente civil prometido há mais de dois anos após o derrube do ditador Omar al-Bashir, demitido pelo exército sob pressão popular.

Youssef e Saleh chegaram a ser detidos logo a seguir ao golpe, à semelhança de muitos outros responsáveis, tendo sido libertados semanas depois.

Desde 25 de outubro, milhares de sudaneses manifestam-se regularmente em Cartum e noutras cidades do país para exigir a saída dos militares do poder e a entrega do poder a autoridades civis.

A repressão dessas manifestações provocou quase 80 mortos, segundo um sindicato de médicos pró-democracia.

Leia Também: Libertados os três jornalistas da BBC detidos segunda-feira no Sudão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório