Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 19º

Reclusos das prisões federais nos EUA confinados às celas após rixa

Todos os reclusos em prisões federais nos Estados Unidos têm estado confinados às suas celas desde segunda-feira, quando as autoridades prisionais americanas reforçaram as medidas de segurança, após uma rixa que causou dois mortos num estabelecimento do Texas.

Reclusos das prisões federais nos EUA confinados às celas após rixa
Notícias ao Minuto

06:43 - 02/02/22 por Lusa

Mundo EUA

Uma violenta luta começou ao meio-dia de segunda-feira entre vários reclusos na prisão de segurança máxima em Beaumont, Texas. Os guardas acalmaram a situação, mas dois homens foram mortos e outros dois ficaram feridos no confronto, de acordo com uma declaração do Bureau of Prisons.

"Por precaução, o Bureau of Prisons assegurou que todos os estabelecimentos mantinham a calma", disse o seu porta-voz, Emery Nelson, acrescentando: "Acreditamos que esta medida não vai durar muito".

As lutas não são incomuns nas prisões dos Estados Unidos, mas normalmente as medidas de segurança tomadas - confinamento dos reclusos, suspensões de visitas - aplicam-se apenas às instalações envolvidas.

Desta vez, a violência envolveu membros de gangues rivais em várias prisões, de acordo com relatos dos meios de comunicação social norte-americanos, e as autoridades acreditam que a retaliação é possível em diferentes centros de detenção.

As cerca de 120 prisões federais albergam apenas uma pequena parte da população prisional dos Estados Unidos - pouco mais de 150.000, dos mais de dois milhões no total.

Em 2019, registaram-se 11 homicídios nas prisões federais e 143 nas prisões estatais, de acordo com estatísticas oficiais.

Leia Também: Prisão preventiva para filho que maltratou mãe em Leiria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório