Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Comunidade indígena descobre 93 "potenciais" túmulos em escola no Canadá

Um levantamento geofísico no local identificou "93 reflexos" com características "indicativas de potenciais sepulturas humanas".

Comunidade indígena descobre 93 "potenciais" túmulos em escola no Canadá
Notícias ao Minuto

10:08 - 26/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Canadá

A comunidade indígena Williams Lake First Nation identificou cerca de 93 “potenciais” sepulturas numa escola residencial do Canadá, meses depois da descoberta de centenas de restos mortais de crianças em antigas escolas do país.

Segundo a comunidade, um levantamento geofísico no local identificou “93 reflexos” com características “indicativas de potenciais sepulturas humanas”, na antiga escola residencial de St. Joseph's Mission, na Colúmbia Britânica, adianta a AFP.

Os investigadores analisaram “aproximadamente 14 hectares dos 480 hectares do local", que fica a cerca de 300 quilómetros a norte de Kamloops, onde os restos mortais de 215 crianças foram encontrados em maio do ano passado.

Desde então, mais de mil sepulturas foram identificadas perto de antigas escolas residenciais para indígenas, dirigidas por grupos religiosos, abrindo a porta a um capítulo ‘negro’ da história do Canadá e à sua política de assimilação forçada dos povos indígenas.

Milhares de crianças indígenas frequentaram a escola residencial de St. Joseph's Mission entre 1886 e 1981, dirigida por vários grupos religiosos, enquanto parte de um sistema do Governo do país.

“Ainda há muito a fazer no local, e tencionamos continuar este trabalho”, referiu Willie Sellars, chefe daquele povo indígena.

Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, disse ontem que a notícia "traz muitas emoções angustiantes à tona".

“O meu coração parte-se pelos membros da comunidade, e por aqueles cujos entes queridos nunca regressaram a casa.”

Estão várias investigações em curso no país, onde se calcula que entre quatro a seis mil crianças indígenas tenham desaparecido.

Cerca de 150 mil menores estudaram em 139 das escolas residenciais espalhadas pelo Canadá, entre os anos 1800 e 1990, passando meses e até mesmo anos longe das suas famílias, língua e cultura.

Leia Também: Restos mortais de mais de 200 crianças encontrados em antiga escola

Recomendados para si

;
Campo obrigatório