Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Emirados Árabes Unidos começam fim de semana à sexta-feira ao meio dia

Decisão tomada para melhorar a adaptação ao mercado foi recebida com alguma polémica a nível social.

Emirados Árabes Unidos começam fim de semana à sexta-feira ao meio dia
Notícias ao Minuto

08:50 - 24/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Emirados Árabes Unidos

Os Emirados Árabes Unidos passaram recentemente o fim de semana para sábado e domingo, depois de sempre se ter praticado o descanso à sexta e sábado.

Esta mudança deu-se no sector público e no sistema educativo, já que para o sector privado, as alterações são opcionais. Esta é uma decisão ousada numa cultura em que a sexta-feira é considerado um dia sagrado. Contudo, aconteceu como forma de reduzir a discrepância com a maioria dos países do mundo, facilitando assim os negócios e adaptação ao mercado. 

A medida foi bem aceite pelo mundo empresarial, mas não tanto socialmente, noticia o The Guardian. Assim, e de forma a promover a aceitação do descanso de sexta-feira para domingo, fixou-se o início do fim de semana ao meio dia de sexta-feira e fixou-se ainda o tempo para as orações às 13h15 ao longo do ano - em vez de ser orientado pelo meio-dia solar, como é habitual.

Desde o início do ano, os funcionários públicos têm trabalhado a tempo inteiro de segunda a quinta-feira, terminando ao meio-dia de sexta-feira. Para compensar a tarde de folga, o resto dos dias foram prolongados por 90 minutos, das 7h30 às 15h30, em vez das 14h00 anteriores. Além disso, às sextas-feiras têm a opção de horário flexível ou de trabalhar a partir de casa.

Leia Também: Emirates investe 17,6 milhões em campanha no edifício mais alto do mundo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório