Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Antigo senhor da guerra Kromah morre e junta milhares em homenagem

Monróvia, 19 jan 2022 (Lusa) -- O antigo senhor da guerra liberiano Alhaji Kromah morreu na terça-feira e foi hoje sepultado em Monróvia, após uma última homenagem de milhares de pessoas, relata a agência France-Presse.

Antigo senhor da guerra Kromah morre e junta milhares em homenagem
Notícias ao Minuto

17:27 - 19/01/22 por Lusa

Mundo Ulimo

Com 69 anos, segundo a imprensa, Alhaji Kromah dirigiu o Movimento Unido de Libertação da Libéria (Ulimo), acusado de numerosas atrocidades durante a primeira guerra civil do país, entre 1989 e 1997.

Em 2009, a Comissão Verdade e Reconciliação, que investigou mais de 20 anos de violações dos direitos humanos cometidos durante a primeira e a segunda guerras civis (1999-2003), recomendou que Alhaji Kromah fosse processado por crimes de guerra.

A primeira guerra civil começou quando Charles Taylor lançou uma rebelião em 1989 para afastar o ditador Samuel Doe, que tinha assassinado o anterior dirigente do país num sangrento golpe de Estado em 1980.

O Ulimo foi criado por antigos aliados de Samuel Doe -- morto em Monróvia por rebeldes em 1990 -- para combater as forças de Charles Taylor.

Kromah, que foi ministro da Informação de Samuel Doe, apresentou-se sem êxito às eleições presidenciais de 1997 na Libéria, antes de se tornar professor universitário.

A sua morte ocorreu na terça-feira, segundo a Presidência da Libéria, mas as causas da morte não foram divulgadas.

O Presidente do país, George Weah, declarou hoje em comunicado ter tido conhecimento da morte de Kromah "com uma profunda tristeza", apesar das "opiniões divididas" sobre as suas ações.

O funeral aconteceu hoje, após milhares de pessoas se reunirem num estádio da capital para uma última homenagem.

A criação de um tribunal para julgar os crimes de guerra na Libéria é frequentemente defendida, num país de cinco milhões de habitantes onde alguns senhores da guerra continuam poderosos, mas esses apelos continuam até hoje sem resposta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório