Meteorologia

  • 20 MAIO 2022
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 34º

Antigo senhor da guerra Kromah morre e junta milhares em homenagem

Monróvia, 19 jan 2022 (Lusa) -- O antigo senhor da guerra liberiano Alhaji Kromah morreu na terça-feira e foi hoje sepultado em Monróvia, após uma última homenagem de milhares de pessoas, relata a agência France-Presse.

Antigo senhor da guerra Kromah morre e junta milhares em homenagem
Notícias ao Minuto

17:27 - 19/01/22 por Lusa

Mundo Ulimo

Com 69 anos, segundo a imprensa, Alhaji Kromah dirigiu o Movimento Unido de Libertação da Libéria (Ulimo), acusado de numerosas atrocidades durante a primeira guerra civil do país, entre 1989 e 1997.

Em 2009, a Comissão Verdade e Reconciliação, que investigou mais de 20 anos de violações dos direitos humanos cometidos durante a primeira e a segunda guerras civis (1999-2003), recomendou que Alhaji Kromah fosse processado por crimes de guerra.

A primeira guerra civil começou quando Charles Taylor lançou uma rebelião em 1989 para afastar o ditador Samuel Doe, que tinha assassinado o anterior dirigente do país num sangrento golpe de Estado em 1980.

O Ulimo foi criado por antigos aliados de Samuel Doe -- morto em Monróvia por rebeldes em 1990 -- para combater as forças de Charles Taylor.

Kromah, que foi ministro da Informação de Samuel Doe, apresentou-se sem êxito às eleições presidenciais de 1997 na Libéria, antes de se tornar professor universitário.

A sua morte ocorreu na terça-feira, segundo a Presidência da Libéria, mas as causas da morte não foram divulgadas.

O Presidente do país, George Weah, declarou hoje em comunicado ter tido conhecimento da morte de Kromah "com uma profunda tristeza", apesar das "opiniões divididas" sobre as suas ações.

O funeral aconteceu hoje, após milhares de pessoas se reunirem num estádio da capital para uma última homenagem.

A criação de um tribunal para julgar os crimes de guerra na Libéria é frequentemente defendida, num país de cinco milhões de habitantes onde alguns senhores da guerra continuam poderosos, mas esses apelos continuam até hoje sem resposta.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório