Meteorologia

  • 24 MAIO 2022
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 20º

Sérvia aprova alteração constitucional em referendo na área judicial

A Sérvia aprovou hoje, em referendo, uma alteração da Constituição sobre o sistema judicial, de modo a preparar caminho para uma futura adesão à União Europeia (UE).

Sérvia aprova alteração constitucional em referendo na área judicial

De acordo com o Presidente sérvio, Aleksandar Vucic, o referendo contou com 60,5% de votos a favor e 39,5% contra a revisão constitucional, sendo que a adesão às urnas foi de apenas um terço do eleitorado.

Com a aprovação favorável por referendo, a Sérvia alterará vários artigos da Constituição sobre escolha e nomeação de juízes, uma medida para reforçar o sistema judicial e cumprir um dos compromissos nas negociações para uma possível adesão ao espaço comum europeu.

Na semana passada, as embaixadas em Belgrado dos Estados Unidos da América, Alemanha, Itália, Reino Unido e a União Europeia saudaram a convocação do referendo, considerando que constitui "um passo decisivo para fortalecer a independência do poder judicial e melhorar a transparência e eficácia das instituições do Estado de direito no país".

"Consideramos que estas reformas são um passo em frente em direção à equivalência da Sérvia aos padrões europeus e que reforçarão o processo de adesão da Sérvia à UE", sublinharam.

Leia Também: Apelam a Kosovo que permita a sérvios locais votarem em referendo

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório