Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Ucrânia: Moscovo exclui "concessões" durante negociações com Washington

A Rússia descartou quaisquer "concessões" nas conversações de alto nível com os Estados Unidos sobre a Ucrânia e a segurança na Europa, que se iniciam hoje em Genebra, dizendo estar "dececionada" com os "sinais" enviados por Washington.

Ucrânia: Moscovo exclui "concessões" durante negociações com Washington
Notícias ao Minuto

08:26 - 09/01/22 por Lusa

Mundo Diplomacia

"Não aceitaremos nenhuma concessão. Isso está completamente excluído", disse o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Riabkov, citado por agências de notícias russas.

"Estamos dececionados com os sinais que vêm de Washington nos últimos dias, mas também de Bruxelas", referiu o governante, que deve participar nas negociações.

Delegações dos Estados Unidos e da Rússia iniciam hoje em Genebra dois dias de reuniões para debater as questões da Ucrânia e do controlo do armamento nuclear.

As negociações bilaterais decorrem no âmbito do diálogo estratégico de segurança lançado pelos presidentes norte-americano, Joe Biden, e russo, Vladimir Putin, na cimeira de Genebra, em junho.

Embora o diálogo se destine principalmente à renegociação dos tratados de controlo do armamento nuclear do pós-Guerra Fria, as negociações também incluem a situação na fronteira russo-ucraniana, onde Moscovo diz ter realizado manobras com dezenas de milhares de soldados.

As delegações dos dois países são lideradas, respetivamente, pela secretária de Estado Adjunta dos EUA, Wendy Sherman, e pelo homólogo russo, Sergei Riabkov.

A tensão entre a Rússia e a Ucrânia vai continuar a marcar a agenda dos próximos dias: na segunda-feira, o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, reúne-se com o chefe da diplomacia da Ucrânia, Dmytro Kuleba, antes de uma reunião da Comissão Ucrânia-Aliança Atlântica e para terça-feira está prevista uma reunião Rússia-NATO.

Leia Também: NATO diz que reforço militar russo continua e risco de conflito é "real"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório