Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

AO MINUTO: Madeira prevê média de mil casos diários durante a semana

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Madeira prevê média de mil casos diários durante a semana
Notícias ao Minuto

08:42 - 02/01/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Vários países iniciaram o ano de 2022 com um número de infeções diárias de Covid-19 nunca antes alcançado. Não foi, no entanto, o caso de Portugal que, depois de quatro dias a registar valores recorde de contágios (na sexta-feira ultrapassou mesmo os 30 mil), ontem reportou cerca de menos sete mil.

As previsões dos peritos, recorde-se, apontam para que nos próximos dias o país registe cerca de 37 mil novos contágios diários, podendo os isolados chegar aos 600 mil

Os Açores registaram ontem um novo máximo diário de 392 novos casos e a Madeira ultrapassou as 1.000 infeções.

Com o SARS-CoV-2 sempre em mudança também as medidas aplicadas se têm vindo a adaptar à variante Ómicron, que fez já com que a Europa ultrapassasse as 100 milhões infeções. França anunciou ontem que seguirá o exemplo de Portugal e Espanha decidindo reduzir o tempo de isolamento para quem está infetado para apenas sete dias.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h10 - Encerramos aqui este acompanhamento dos desenvolvimentos sobre a pandemia. Na manhã desta segunda-deira regressaremos com um novo registo. Até lá, proteja-se!

23h43 - Trinta detidos em manifestação não autorizada em Amesterdão

A polícia neerlandesa deteve hoje 30 pessoas que se manifestaram em Amesterdão contra as restrições sanitárias em vigor nos Países Baixos no âmbito da pandemia de Covid-19, um protesto proibido pelas autoridades, mas onde estiveram milhares de pessoas.

23h41 - Testes no aeroporto de Lisboa só para voos até às 10h00 ou marcações

A empresa responsável pelo centro de testagem no aeroporto de Lisboa disse que, devido à elevada afluência, só vai realizar hoje testes à Covid-19 a quem tenha voo agendado até às 10h00 de segunda-feira ou tenha feito agendamento prévio.

23h14 - Brasil registou mais 28 mortes e 1.721 novas infeções em 24 horas

O Brasil registou mais 28 mortes e 1.721 novas infeções por Covid-19 nas últimas 24 horas. Com os dados divulgados hoje, o número total de mortes no Brasil subiu para 619.133, e o total de infeções pelo novo coronavírus desde o início da pandemia aumentou para 22.293.228.

As autoridades permanecem em alerta em relação aos surtos detetados em cinco navios de cruzeiro atracados no país.

22h33 - Madeira regista mais uma morte e 1.034 novos casos

A Madeira registou hoje mais uma morte por Covid-19, elevando o número de óbitos associados à doença para 135, indicou a Direção Regional de Saúde, que reporta também 1.034 novos casos de infeção e 56 doentes hospitalizados.

21h50 - Madeira prevê média de mil casos diários no decurso da semana

O número de novos casos de Covid-19 na Madeira será em média de mil por dia durante a semana, indicou hoje o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, referindo que a previsão resulta do impacto das festividades da quadra natalícia.

20h44 - Pochettino avisa que Messi só regressará a Paris quando testar negativo

O treinador do Paris Saint-Germain, Mauricio Pochettino, avisou hoje que o futebolista argentino Lionel Messi, infetado com o coronavírus, tal como os colegas Juan Bernat, Sergio Rico e Nathan Bitumazala, só regressará a França quando testar negativo.

19h33 - Mais de 2.200 voos cancelados até ao meio-dia nos EUA

As viagens aéreas continuam difíceis nos Estados Unidos, com mais de 2.200 voos cancelados até ao final da manhã de hoje devido a perturbações relacionadas com a pandemia e agravadas por ventos fortes, inundações e tempestades de neve.

19h31 - França reporta 91 óbitos no último dia. Hospitalizações continuam a subir

As autoridades de saúde francesas anunciaram este domingo que foram diagnosticadas 58.432 infeções e morreram mais 91 pessoas no espaço de 24 horas. No total, França soma 10.250.358 casos confirmados e 123.942 vítimas mortais. 

A média de casos positivos da semana passada superou os 160 mil. 

19h06 - Hospitalizações são melhor referência para avaliar Ómicron, frisa Fauci

O principal infeciologista dos Estados Unidos e conselheiro de saúde da administração Biden, Anthony Fauci, juntou a sua voz à de outros especialistas que argumentam que as hospitalizações são uma melhor referência para a gravidade da Ómicron do que a contagem de casos.

No programa ‘This Week’ da ABC, Fauci foi questionado se era altura de mudar o foco da situação pandémica nos Estados Unidos da contagem de casos para o número de hospitalizações e mortes.

“A resposta é, de forma geral, sim. Isto é particularmente relevante se tivermos uma infeção que é muito, muito mais assintomática e minimamente sintomática, nomeadamente em pessoas que estão vacinadas e têm a dose de reforço”, sublinhou o diretor do National Institute of Allergy and Infectious Diseases.

18h32 - Israel deteta primeiro caso de infeção dupla conhecida como 'flurona'

Israel detetou o seu primeiro caso de contágio simultâneo pelo coronavírus SARS-CoV-2 e pelo vírus influenza, conhecido como 'flurona', numa mulher grávida não vacinada, confirmou hoje o Ministério da Saúde israelita à agência de notícias EFE.

'Flurona' é uma designação definida a partir dos termos 'flu' (gripe, em inglês) e 'rona' (de coronavírus).

A mulher recebeu alta em 30 de dezembro após ser tratada a sintomas ligeiros derivados dessa infeção dupla (gripe e Covid-19), acrescentou o jornal Times of Israel.

Os casos de 'flurona' terão sido detetados pela primeira vez nos Estados Unidos, durante o primeiro ano da pandemia de Covid-19.

18h27 - Norte-americanos não vacinados têm de fazer quarentena em França

A França colocou os Estados Unidos na sua 'lista vermelha' de viagens, o que significa que os norte-americanos não vacinados que pretendam viajar para este país terão de cumprir 10 dias de quarentena, refere a Reuters. 

17h58 - Casos em navio cruzeiro sobem para 64 e passageiros serão retirados

O número de pessoas infetadas com Covid-19 no navio cruzeiro atracado no porto de Lisboa desde há quatro dias aumentou para 64, adiantou hoje o capitão do Porto de Lisboa, que indicou que o caso não está descontrolado.

Vieira Branco adiantou que estas 12 pessoas estão isoladas e a cumprir quarentena dentro do navio, e revelou que a companhia responsável pelo cruzeiro decidiu dá-lo por terminado e levar a cabo uma operação de ligação aérea para todos os passageiros.

Esta operação será realizada durante o dia de segunda-feira, com todos os passageiros a serem retirados do navio e levados para o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

17h35 - Twitter suspende permanentemente conta de Taylor Greene por violar política de desinformação sobre Covid-19

O Twitter suspendeu de forma permanente a conta pessoal da congressista republicana Marjorie Taylor Greene por violar a política de desinformação sobre Covid-19 da plataforma. 

17h00 - Itália com mais 61.046 contágios e 133 mortes por Covid-19

Este domingo, Itália contabiliza mais 61.046 infeções e 133 vítimas mortais associadas à Covid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde italiano. No total, o país soma 6.328.076 casos e 137.646 óbitos desde o início da pandemia.

16h53 - Reino Unido regista mais de 137 mil casos e 73 mortes em 24 horas

O Reino Unido reportou 137.583 novos contágios e mais 73 óbitos causados pela Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados divulgados pelo Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico. Em termos globais, o Reino Unido contabiliza 13.235.401 casos de infeção e 148.851 vítimas mortais. 

16h38 - Postos de testagem da Câmara de Lisboa reabrem após dois dias fechados

Os 11 postos móveis de testagem à Covid-19 da Câmara Municipal de Lisboa (CML) reabrem esta segunda-feira, após dois dias encerrados, devido à junção do feriado de Ano Novo com o domingo, dia em que os postos estão fechados.

16h07 - Milhares protestam contra as medidas de restrição nos Países Baixos

Milhares de pessoas manifestaram-se hoje em Amesterdão, desafiando a proibição para a realização deste protesto, contra as restrições impostas pelo Governo dos Países Baixos para combater a pandemia de Covid-19.

16h01 - Diretor-geral do ministério da Saúde de Israel alerta para possibilidade de "medidas mais severas"

De acordo com The Times of Israel, o diretor-geral do ministério da saúde, Nachman Ash, disse hoje que as celebrações de Ano Novo são "preocupantes". Embora o governo tenha optando por não colocar novas restrições, Ash divulgou que, se houver um aumento acentuado no número de pacientes hospitalizados, será necessário "pensar em medidas mais severas”.

15h50 - Festa em Madrid sem normas de segurança junta mais de 10.000 pessoas

Milhares de jovens de toda a Espanha reuniram-se numa festa de música eletrónica, com duração de mais de 12 horas, sem utilização de máscara ou distanciamento de segurança, informou o El País.

15h37 - Académico de Viseu com sete jogadores infetados

O Académico de Viseu tem um surto de covid-19 e a Autoridade de Saúde local está a avaliar a situação, que pode levar ao isolamento de todo o plantel do clube da II Liga portuguesa de futebol.

15h29- ANA apela a testagem noutros locais, apesar de reforço em Lisboa

A ANA informou hoje terem sido duplicados os meios de testagem à covid-19 no aeroporto de Lisboa este fim de semana, mas, face à "procura elevada", apelou aos passageiros para que privilegiem outros locais para realização do teste.

15h18 - França colocou os Estados Unidos na lista vermelha

De acordo com a U.S. News, os americanos que não tenham o Certificado Digital Covid-19 terão que fazer 10 dias de quarentena quando chegarem a França. Para quem estiver totalmente vacinado, as regras mantêm-se: apresentação de teste negativo antes de embarcar no voo.

15h00 - Arábia Saudita regista mais de 1.000 casos

O número diário de contágios de Covid-19 na Arábia Saudita subiu para mais 1.000 pela primeira vez desde agosto. Também as infeções nos Emirados Árabes Unidos ultrapassaram o seu recorde de 2.500 casos em 24 horas, avança a Reuters.

14h45 - Mais 11.080 novos casos e 14 mortes em PortugalCasos diários de COVID na

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado este domingo pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal contabilizou nas últimas 24 horas mais 11.080 novos contágios e 14 mortes por Covid-19. 

O relatório deste domingo dá conta de um aumento do número de doentes com Covid-19 hospitalizados. Estão atualmente internadas 1.081 pessoas, mais 58 do que no dia anterior. Destas, 148 estão em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI), mais seis do que na véspera. 

O país tem agora 203.322 casos ativos de Covid-19, mais 7.099 do que no dia anterior. 

13h57 - Alemanha espera ter este mês autorização para medicamento da Pfizer

De acordo com o ministro, o Instituto Federal de Medicamentos e Dispositivos Médicos está atualmente a preparar esta autorização nacional, o que vai permitir que a Alemanha possa administrar o Paxlovid antes mesmo da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) autorizar a sua utilização.

Estou confiante que até ao final deste mês vamos obter a autorização de emergência"13h20 - Açores com 96 novos casos e 15 doentes hospitalizados

Os Açores diagnosticaram 96 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, menos 296 do que no sábado, com o número de doentes internados a subir de 11 para 15, revelou hoje a Autoridade Regional de Saúde.

12h42 - ACES Oeste Norte aumenta capacidade para cerca de 2.800 vacinas diárias

O Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte aumentou capacidade de vacinação contra a covid-19 de cerca de 1.700 vacinas para uma média de 2.800, com a relocalização de dois centros de vacinação em pavilhões com maior capacidade.

12h05 - Primeiro-ministro australiano está a monitorar os sintomas da Covid-19 após contacto com caso positivo

O primeiro-ministro australiano Scott Morrison está a monitorar os sintomas da Covid-19 depois de ter estado em contacto com um caso positivo que compareceu a uma entrevista coletiva na Casa Kirribilli na passada quarta-feira, avança a Sky News Australia. Morrison não terá que fazer isolamento devido às novas medidas impostas no país na sexta-feira.

12h40 - Ministério dos Negócios Estrangeiros de Espanha apela à vacinação e relembra cuidados a ter quando se viaja

O Ministério dos Negócios Estrangeiros, UE e Cooperação pede que se viaje "com responsabilidade" e recorda que "a vacina é uma forma eficiente na luta contra a Covid-19". Contudo, reforça que "em caso algum substitui a necessidade de cumprir as medidas sanitárias impostas em cada país".

Notícias ao Minuto
© Twitter Ministério dos Negócios Estrangeiros, UE e Cooperação  

11h17 - Após período festivo SNS relembra que "Testar é fundamental"

10h43 - Inglaterra sem um quarto dos trabalhadores do setor público?

O primeiro-ministro Boris Johnson disse aos ministros para se preparem para “o pior cenário”, visto que o número de casos diários de Covid-19 continua a atingir recordes no Reino Unido. Alguns serviços ferroviários já foram cancelados e foram introduzidos serviços de emergência, devido ao aumento das infeções dos funcionários.

10h07 - Diretor-Geral da OMS diz que “temos que acabar com a pandemia” em 2022

Tedros Ghebreyesus, Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) partilhou um vídeo com três resoluções para o novo ano, onde afirmou que, até julho de 2022, pretende que estejam vacinadas 70% das pessoas em todos os países, de forma a “acabar com a pandemia”. Faz também parte do seu plano “fortalecer a segurança da saúde apoiando as negociações de um Acordo Pandémico” e ainda ajudar “todos os países a fortalecerem os cuidados primários de saúde”.

9h30 - Alemanha com mais 12.515 casos e 46 mortes por Covid-19

O país regista este domingo uma diminuição quer de novos casos quer do número de mortes em comparação com o dia anterior. Os dados atualizados do Instituto Robert Koch, dão conta que o país acumula 7.189.329 infetados e 112.155 mortes desde o início da pandemia.

9h05 - O Ministro da Saúde de França anuncia novas regras de isolamento

Olivier Véran, Ministro da Solidariedade e Saúde francês, divulgou que, a partir de amanhã, serão aplicadas novas regras de isolamento para casos positivos e de contato, explicando que tal como "o vírus sofre mutações" também "a nossa luta contra ele se adapta".

8h40 - Vacinação retomada

A vacinação contra a Covid-19 é hoje retomada em Portugal depois de uma interrupção de dois dias (no último dia de 2021 e no primeiro do novo ano). De acordo com os últimos dados da DGS, no total acumulado, 8.695.365 pessoas têm a vacinação contra a covid-19 completa, 2.869.878 levaram a dose de reforço e 2.418.828 estão vacinados contra a gripe.

Entre as crianças, 95.714 iniciaram a vacinação com pelo menos uma dose.

7h55 -  Brasil registou 49 mortes e está em alerta com efeito das festas de fim de ano

O Brasil registou 3.986 novos casos de Covid-19 no primeiro dia de 2022, mas receia-se que as festas de fim de ano possam ter afetado a tendência de queda que as estatísticas mantêm há meses.

7h33 - China deteta 191 casos nas últimas 24 horas

As autoridades de saúde do país anunciaram hoje que 131 dos casos registados nas últimas 24 horas foram por contágio local. As infeções foram diagnosticados nas províncias de Shaanxi (centro, 123), Zhejiang (leste, sete) e Henan (centro, um), indicou a Comissão de Saúde chinesa.

7h15 - Bom dia! Damos agora início a um novo registo de acompanhamento da pandemia. Pode recordar o anterior através deste link

Leia Também: Portugal contabiliza 23.290 novos casos e 21 mortes no último dia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório