Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Tratamentos com anticorpos monoclonais são menos eficazes com Ómicron

Os tratamentos com anticorpos monoclonais, até agora recomendados para doentes graves com covid-19 ou em risco de hospitalização, são menos eficazes na neutralização da variante Ómicron do coronavírus, revelou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Tratamentos com anticorpos monoclonais são menos eficazes com Ómicron
Notícias ao Minuto

12:59 - 29/12/21 por Lusa

Mundo OMS

No novo relatório epidemiológico semanal, a OMS indica que os outros dois tratamentos recomendados para a covid-19 - com corticosteroides e antagonistas dos recetores da interleucina-6 - continuam a ser eficazes nos doentes críticos.

A OMS insiste que dados preliminares em países afetados pela variante Ómicron, como Reino Unido, África do Sul ou Dinamarca, sugerem um risco menor de hospitalização do que com a variante Delta.

Os testes de diagnóstico, tanto os PCR quanto os testes antigénio, não parecem perder eficácia com a nova variante, reitera a OMS, que ainda não divulga informações sobre o comportamento das vacinas com a nova variante pois o relatório é sucinto do que em anteriores semanas por causa dos feriados do Natal.

O documento também não apresenta estatísticas sobre a percentagem de casos da variante Ómicron em amostras de laboratório, que há duas semanas era de apenas 0,1% e na semana passada atingiu os 1,6%, embora se espere que a percentagem aumente rapidamente pois em muitos países a nova variante já é dominante.

Leia Também: AO MINUTO: 607 surtos ativos; Urgências sobrelotadas, dizem hospitais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório