Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Surto de gripe as aves mata pelo menos 5.200 grous migratórios em Israel

Um surto de gripe das aves matou pelo menos 5.200 grous migratórios em Israel e obrigou agricultores a abater centenas de milhares de galinhas, enquanto as autoridades tentam conter o desastre de vida selvagem mais mortífero do país.

Surto de gripe as aves mata pelo menos 5.200 grous migratórios em Israel
Notícias ao Minuto

22:48 - 27/12/21 por Lusa

Mundo Gripe das aves

De acordo com um investigador da Autoridade de Parques e Natureza de Israel, em declarações à agência Associated Press (AP), a situação "ainda não está controlada". "Muitos dos pássaros estão mortos na água, então é difícil retirá-los", afirmou.

A ministra da Proteção Ambiental, Tamar Zandberg, classificou o que se passou como "o dano mais sério à vida selvagem na história do país". "A extensão dos danos ainda não é clara", afirmou, citada pela AP.

O porta-voz do Parque Hula Lake, Yaron Michaeli, onde a população de grous está concentrada, disse que os trabalhadores estão a remover as caraças o mais rápido que conseguem, receando que possam infetar outros animais.

Segundo o ministério da Agricultura, meio milhão de galinhas estão a ser abatidas naquela zona, para evitar que a doença se espalhe.

Cerca de 500 mil grous passam por Israel todos os anos a caminho de África e alguns ficam para trás. Este ano, estima-se que cerca de 30 mil grous ficaram em Israel a passar o inverno.

As autoridades acreditam que os grous tenham sido infetados por aves mais pequenas que tiveram contacto com as quintas afetadas pelo surto.

De acordo com o gabinete do primeiro-ministro, Naftali Bennett, funcionários dos ministérios da Agricultura, do Ambiente e da Saúde estão a monitorizar a situação e não há informação sobre infeções em humanos.

Leia Também: Detetado novo foco de gripe das aves em Portugal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório