Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Dois sismos abalam as ilhas meridionais da Grécia sem vítimas ou danos

Dois sismos com uma magnitude de 5.2 e 5.4, respetivamente, abalaram hoje as ilhas meridionais da Grécia, mas até agora não foram comunicados quaisquer danos ou baixas, segundo as autoridades.

Dois sismos abalam as ilhas meridionais da Grécia sem vítimas ou danos
Notícias ao Minuto

20:56 - 26/12/21 por Lusa

Mundo Sismo

O primeiro tremor, de magnitude 5.2, atingiu às 17:15 (15:15 em Lisboa) o leste da ilha de Creta e a uma profundidade de nove quilómetros, informou o Instituto de Geodinâmica em Atenas.

O sismo foi sentido em Creta e nas ilhas de Karpathos, Kassos, Rodes e Santorini, de acordo com os meios de comunicação locais.

Um abalo ainda maior, de magnitude 5.4, registou-se às 20:59 (18:59 em Lisboa), a cerca de 25 quilómetros a noroeste do primeiro e a uma profundidade de 6,3 quilómetros, informou o Instituto de Geodinâmica.

O presidente da câmara da pequena ilha de Kassos, mais próxima do epicentro, disse à agência noticiosa estatal ANA que nenhum edifício ficou danificado nestes dois sismos.

Um tremor de magnitude de 4.0, não relacionado com o terramoto, também foi sentido às 18:14 (16:14 GMT), a oeste de Atenas, informou o Instituto de Geodinâmica. O epicentro registou-se a uma profundidade de 16,7 quilómetros, segundo o Instituto.

Abalos dessa magnitude não são raros na Grécia, que se situa perto de um ponto de encontro entre as placas tectónicas africanas e eurasiáticas. Um segundo terramoto mais forte do que o primeiro é uma ocorrência rara, mas já aconteceu em várias ocasiões.

Leia Também: Indonésia levanta alerta de tsunami

Recomendados para si

;
Campo obrigatório