Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Polícia confirma libertação de missionários sequestrados no Haiti

A Polícia Nacional do Haiti confirmou hoje a libertação dos 12 missionários norte-americanos que estavam em cativeiro após o sequestro de 17 pessoas a 16 de outubro por um grupo armado.

Polícia confirma libertação de missionários sequestrados no Haiti
Notícias ao Minuto

17:51 - 16/12/21 por Lusa

Mundo Haiti

Os 12 missionários, que completavam hoje dois meses de sequestro, foram postos em liberdade, confirmou à agência noticiosa espanhola Efe o porta-voz da Polícia Nacional do Haiti, Gary Desrosiers.

O Centro de Análise de Investigação de Direitos Humanos (CARDH), uma organização não-governamental (ONG) haitiana especializada em casos de sequestro, tinha já indicado que os missionários, pertencentes à congregação religiosa Christian Aid Ministries, tinham sido libertados hoje de manhã.

No passado dia 21 de novembro, foram postos em liberdade dois membros do grupo de 17 pessoas sequestradas e, a 05 de dezembro, mais três pessoas foram libertadas, embora não tenham sido divulgadas as suas identidades, por motivos de segurança.

Do grupo de sequestrados, 16 tinham nacionalidade norte-americana e um, canadiana, e cinco deles eram crianças.

Os missionários foram sequestrados pelo gangue 400 Mawozo na zona de Croix-des-Bouquets, um bairro nos arredores de Port-au-Prince, quando regressavam a casa num autocarro, depois de visitarem um orfanato na área de Ganthier, perto da capital haitiana.

Os raptores pediam um resgate de 17 milhões de dólares por cada um dos sequestrados e, segundo o CARDH, exigiam também a libertação de um dos seus líderes, a cumprir pena na Penitenciária Nacional.

Os sequestros indiscriminados tornaram-se habituais no Haiti, mas não tanto que os reféns passem dois meses em cativeiro, como aconteceu no caso deste grupo norte-americano.

Os raptos dispararam especialmente nos últimos meses, após o assassínio do Presidente haitiano, Jovenel Moïse, perpetrado a 07 de julho por um grupo de mercenários e que causou grande instabilidade no país.

O CARDH contabilizou 949 sequestros este ano, entre os quais os de 55 cidadãos estrangeiros de cinco países.

Leia Também: Sobem para 66 mortes causadas por explosão de camião-cisterna no Haiti

Recomendados para si

;
Campo obrigatório