Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Redução global de resíduos longe de ser alcançada na UE

A produção de resíduos na União Europeia (UE) está a crescer menos do que as economias, mas o objetivo de redução global de resíduos está longe ser alcançado, indica um relatório da Agência Europeia do Ambiente (AEA) hoje divulgado.

Redução global de resíduos longe de ser alcançada na UE
Notícias ao Minuto

19:50 - 15/12/21 por Lusa

Mundo Relatório

Segundo o relatório, "Progressos na prevenção de resíduos na Europa - o caso da prevenção de resíduos têxteis", a produção de resíduos aumentou 5,2% entre 2014 e 2018, enquanto o PIB aumentou 14,8% na UE.

Mas os dados indicam também que a adoção dos programas de prevenção de resíduos pelos países, aplicados na maior parte dos países da UE a partir de 2013, não foram suficientes para diminuir a quantidade de resíduos gerados.

Segundo o documento, os resíduos têxteis seriam dos que mais iriam beneficiar com medidas de prevenção, já que é um tipo de fluxo de resíduos em rápido crescimento e com um impacto ambiental associado a padrões de consumo insustentáveis, impulsionados por fenómenos como a rapidez da moda.

Em média, um europeu gera aproximadamente 11 quilos de resíduos têxteis por ano. Destes só um terço é recolhido para reutilização e reciclagem, pelo que os outros dois terços ou acabam no lixo indiferenciado ou são armazenados nas casas das pessoas.

A prevenção dos resíduos têxteis pode conseguir-se, diz o documento, reduzindo o consumo, alterando a conceção (ecodesign) e reutilizando.

Em termos gerais o relatório salienta que têm sido tomadas medidas nomeadamente na prevenção de resíduos de plástico, que quanto aos resíduos alimentares a prevenção ainda é incipiente, e que a área da reutilização está a ganhar força, ainda que só em alguns produtos.

"Espera-se que a recente legislação da UE sobre a reutilização motive os Estados-membros a intensificarem os seus esforços, especialmente no que respeita aos grupos de produtos abrangidos por essa legislação, nomeadamente eletrónicos, mobiliário, materiais e produtos de construção e têxteis", refere o relatório.

Leia Também: "Só quando as pessoas virem valor no lixo é que vão cuidar dele"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório