Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: Reino Unido pede voluntários; Paquistão com 1.º caso Ómicron

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Reino Unido pede voluntários; Paquistão com 1.º caso Ómicron
Notícias ao Minuto

07:50 - 13/12/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Esta segunda-feira será marcada pelo início do autoagendamento para a vacinação das crianças entre os 5 e o 11 anos em Portugal, com prioridade para aquelas que têm comorbilidades.

A vacinação pediátrica surge num momento em que a evolução da pandemia em Portugal é crescente, com 3.879 casos e 13 mortes associadas à Covid-19 nas últimas 24 horas.

Ainda assim, este domingo, o país atingiu os dois milhões de doses de reforço administradas contra a Covid-19, assim como 2,2 milhões de doses da vacina contra a gripe, num total de 4,2 milhões de inoculações.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Boa noite! O registo AO MINUTO da Covid-19 termina aqui, mas será retomado na manhã de terça-feira com o acompanhamento da situação pandémica em Portugal e no Mundo. 

23h52 - DGS relembra que quem tem 70 ou mais anos (e não foi vacinado) pode dirigir-se a um centro de vacinação

A Direção-Geral da Saúde recorda aos que têm 70 ou mais anos e ainda não foram vacinados contra a Covid-19 ou contra a gripe que se podem dirigir-se a um centro de vacinação ou centro de saúde para a modalidade casa aberta.

23h40 - Irlanda do Norte deverá ser dominada pela Ómicron "muito em breve", diz vice-primeira-ministra

Michelle O'Neill, vice-primeira-ministra da Irlanda do Norte, afirmou que o país deverá ser dominado pela Ómicron "muito em breve", releva The Irish Times. De recordar que foram hoje registados dez casos desta variante na Irlanda do Norte.

23h25 - Boris Johnson pede voluntários para ajudar na vacinação

O primeiro-ministro do Reino Unido afirmou que "dezenas de milhares" de enfermeiros e administradores voluntários de vacinadas são necessários para colmatar a situação em que o país se encontra devido à Ómicron, adianta o Evening Standard. 

23h15 - Tribunal dos EUA rejeita interromper mandato para vacinar profissionais de saúde

Foi hoje anunciada a decisão do supremo tribunal dos Estados Unidos da América. The Washington Post avança que o pedido dos profissionais de saúde para não serem vacinados foi recusado. Médicos, enfermeiros e auxiliares alegaram estar a ser forçados a escolher entre a sua profissão e sua fé.

23h07 - Califórnia reimplementa uso de máscara em locais fechados

Visto que se verifica um aumento do número de infeções Ómicron, o secretário estadual de Saúde e Serviços Humanos, Mark Ghaly, disse hoje que o estado vai reimplementar a exigência de máscara nos espaços públicos fechados a partir de quarta-feira, revela o canal televisivo da califórnia NBC Bay Area.

22h49 - Primeiro-ministro do Canadá diz que o governo está "muito preocupado" com a disseminação da Ómicron

Justin Trudeauc, primeiro-ministro do Canadá, revelou hoje estar "muito preocupado" com os números de contágios divulgados pela diretora de saúde pública, Theresa Tam. Dados esses que, segundo Global News Canada, sugerem que o país poderá enfrentar um alastramento de casos de Covid-19 devido à variante Ómicron.

22h38 - Paquistão confirma primeiro caso de variante do Ómicron

As autoridades de saúde do Paquistão confirmaram o primeiro caso da variante Ómicron do coronavírus no país, dado revelado pelo Centro Nacional de Comando e Operação do país.

22h26 - Brasil regista mais 2.082 casos de Covid-19 e 48 mortes

De acordo com os dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde, nas últimas 24 horas o Brasil registou mais 2.082 casos de contágio e 48 óbitos.

22h18 - Dinamarca alcança novo record de casos Covid-19 com subida de contágios de Ómicron

A Dinamarca regista hoje mais 7.799 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Durante uma semana o número de contágios também atingiu o número máximo desde o início da pandemia, com 46.189 casos - mais de 50% em relação à semana anterior, relata o The Local Denmark, com base nos dados das autoridades de saúde dinamarquesas

22h10 - Madeira com mais uma morte de 909 situações ativas

As autoridades de saúde da Madeira reportaram hoje mais uma morte associada à covid-19, 112 novos casos e 909 situações ativas, refere o boletim diário sobre a situação epidemiológica na região hoje anunciado.

22h02 - Noruega restringe ainda mais as regras da Covid com proibição da venda de álcool em bares em todo o país

O governo norueguês anunciou hoje novas restrições para combater a Covid-19, entre as quais a proibição da venda de álcool em bares e restaurantes em todo o país, como tentativa de controlar a pandemia, avança The Local Norway.

21h48 - Organização Mundial de Saúde distribuiu 656 concentradores de oxigénio na Europa

Com os fundos da União Europeia, a Organização Mundial de Saúde distribuiu 656 concentradores de oxigénio, 815 oxímetros de pulso, 39 ventiladores e 41 monitores para ajudar a melhorar o atendimento aos doentes durante a Covid-19

21h37 - Tailândia confirma oito casos de Ómicron

De acordo com o Ministério da Saúde Pública tailandês, o país conta agora com oito casos de Ómicron desde que relatou a primeira infeção desta variante no dia 1 de dezembro, informação confirmada pelo site tailandês The Thaiger. 

21h30 - Nigéria vai destruir um milhão de vacinas Covid-19 expiradas

A Nigéria vai destruir cerca de um milhão de vacinas Covid-19 expiradas, disse Faisal Shuaib, chefe da Agência Nacional de Desenvolvimento de Saúde Primária (NPHCDA), acrescentando que será ainda definida uma data para a destruição, avança a Reuters.

21h23 - Espanha regista quase 50 mil novos casos desde sexta-feira

Espanha soma mais 49.802 casos de Covid-19, desde sexta-feira. A incidência acumulada é agora de 381 casos por 100 mil habitantes em 14 dias.

21h15 - Autoagendamento para vacinação de crianças entre os 5 e os 9 anos indisponível

Apesar de o Governo ter anunciado que seria aberto hoje o autoagendamento da vacinação contra a covid-19 das crianças entre os 5 e os 11 anos, o mesmo não se verifica.  

No site do SNS pode ler-se "Ficará disponível a partir desta segunda-feira, dia 13 de dezembro, o autoagendamento da vacina contra a Covid-19 para as crianças entre os 5 e os 11 anos". Contudo, ao entrar no site do Serviço Nacional de Saúde (SNS), apenas é possível realizar autoagendamento de vacinação para crianças de 10 e 11 anos. 

Notícias ao Minuto © site SNS  

20h53 - Mais de 30 casos na fábrica de Conservas Ramirez em Matosinhos

O SINTAB, sindicato que representa trabalhadores da indústria da alimentação, denunciou hoje um surto com mais de 30 casos de covid-19 na fábrica da Ramirez, em Matosinhos, sem que tenham sido "promovidas medidas de contenção".

20h45 - Moçambique regista três óbitos na última semana

Três pessoas morreram na última semana por covid-19, após sete dias consecutivos sem óbitos, de acordo com dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde de Moçambique.

20h34 - Marrocos vai repatriar cidadãos desde três países incluindo Portugal

Marrocos vai programar viagens de repatriamento dos seus cidadãos, a partir de 15 de dezembro, a partir de Portugal, Turquia e Emirados Árabes Unidos, após o encerramento de fronteiras por causa da pandemia de covid-19.

20h15 - Britânicos fazem filas de espera para 3.ª dose após alerta sobre Ómicron

Longas filas de espera formaram-se hoje junto a centros de vacinação em Inglaterra, na sequência do apelo do Governo britânico aos adultos para se protegerem com uma terceira dose de reforço devido ao risco da variante Ómicron.

20h10 - Autoagendamento da vacina para crianças dos 10 aos 11 anos já disponível

O autoagendamento da vacina contra a Covid-19 para crianças dos 10 aos 11 anos já está disponível no site da DGS dedicado ao efeito, depois de o Governo ter anunciado que seria aberto esta segunda-feira.

O arranque da vacinação em crianças abaixo dos 12 anos começa no próximo fim de semana, dias 18 e 19 de dezembro, e decorrerá em idades decrescentes até aos 5 anos ao longo das próximas semanas. 

19h44 - França soma 231 mortos em 24 horas

França registou mais 231 mortos em apenas 24 horas. A par disso, tem mais 12.036 casos de Covid-19.

A Santé Publique refere que há um total de  14.527 franceses hospitalizados com Covid-19 (mais 477 do que ontem), dos quais 2.752 estão em unidades de cuidados intensivos.

19h40 - Cabo Verde inicia vacinação de crianças e adolescentes a 16 dezembro

Cabo Verde vai começar na quinta-feira a vacinar cerca de 60 mil crianças e adolescentes dos 12 aos 17 anos contra a covid-19, informou hoje do diretor nacional de Saúde, que pediu o consentimento dos pais.

19h33 - Porto de Mós testa 1.400 crianças e jovens estudantes

O Município de Porto de Mós anunciou hoje que teve início a testagem a cerca de 1.400 crianças e jovens da educação pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos que frequentam as escolas do concelho.

19h22 - Gana vai multar companhias aéreas com passageiros sem vacinação completa

O Gana vai multar as companhias aéreas que cheguem ao Aeroporto Internacional de Kotoka, na capital Acra, com passageiros que não estejam totalmente vacinados contra a covid-19, anunciaram hoje as autoridades do maior aeroporto do país.

19h07 - Escócia abre agendamento da dose de reforço dos 30 aos 39 anos a partir de amanhã

O governo escocês anunciou hoje que a partir de amanhã será já possível, para quem tem entre 30 a 39 anos, agendar a toma da dose de reforço da vacina contra a Covid-19.

19h01 - Chipre com novas restrições a partir de hoje

O Ministério da Saúde do Chipre anunciou hoje novas medidas contra Covid-19. De acordo com o jornal local Phileleftheros, o ministro da Saúde, Michalis Hadjipantela, revelou a decisão de vacinar crianças dos 5 aos 11 anos e as novas condições para a participação em eventos sociais como casamentos e batizados, assim como a entrada em restaurantes e hotéis, que, a partir de agora só será permitida aos vacinados que também deverão fazer o teste rápido ou PCR.

18h45 - Festas de Natal e 'Reveillon' continuam agendadas, diz APHORT

A Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT) avançou hoje à Lusa que apesar da pandemia da covid-19 os hotéis mantêm agendada a organização de festas e jantares de Natal e de Passagem de Ano.

18h33 - Mais 5.880 casos em Itália e 98 vítimas mortais

Foram partilhados os dados das últimas 24 em Itália. O país regista agora mais 5.880 novos contágios, um total de 290.757 desde o início da pandemia. Quanto ao número de recuperados, são mais 6.726 em relação à véspera, totalizando-se 4.812.535. Os óbitos são mais 98 do que ontem, o que eleva o número de vítimas mortais para 134.929.

18h16 - Estabelecimento encerrado em Viana do Castelo devido ao "incumprimento das medidas Covid-19"

A Guarda Nacional Republicana (GNR) encerrou um estabelecimento em Viana do Castelo, na madrugada deste domingo, com cerca de 150 pessoas no seu interior, em desrespeito às medidas vigentes para a contenção da pandemia da Covid-19.

18h02 - EUA registam aproximadamente 800.000 mortes devido ao Coronavírus

Embora os idosos sejam o grupo etário com mais pessoas vacinadas, são os que representam cerca de três quartos do número de vítimas mortais devido à Covid-19 nos Estados Unidos da América. O New York Times revela que 75% das pessoas que morreram do vírus nos Estados Unidos - ou cerca de 600.000 das 800.000 - tinham 65 anos ou mais.

17h50 - Vacinação de crianças obriga a reagendamento do reforço da Janssen

As pessoas que receberam a vacina da Janssen e que estavam agendadas para a dose de reforço no próximo domingo vão ser remarcadas para mais cedo, uma vez que este dia está reservado para a vacinação das crianças.

17h43 - Vacinação de crianças está a avançar em todo o mundo

Países de todo o mundo estão a expandir os respetivos programas de vacinação contra a covid-19 e a incluir crianças, à medida que o número de infeções aumenta e sobretudo depois de ter sido detetada a variante Ómicron.

17h38 - A Saúde Pública da Colômbia confirma que variante Delta na Libéria estava presente desde Março

Uma nova pesquisa da Saúde Pública da Colômbia e do Centro de infeção e imunidade revelou que o surgimento de casos de Covid-19 na Libéria em junho de 2021 era da variante Delta e a mesma já estava presente desde março.

17h30 - Ómicron já foi detetada em 30 estados dos EUA, com mais de 150 casos confirmados

A nova variante continua a alastrar-se pelos Estados Unidos, tendo já sido confirmados mais de 150 contágios em 30 diferentes estados dos Estados Unidos da América. Este fim-de-semana foram mais cinco os estados que se juntaram à lista crescente, nomeadamente Idaho, Carolina do Norte, Ohio, Rhode Island e Tennessee, avança o Daily Mail.

17h17 - Dadas mais 69.695 doses de reforço da vacina contra a Covid-19

Portugal administrou, nas últimas 24 horas, mais 69.695 doses de reforço da vacina contra a Covid-19, totalizando 2.051.976 pessoas inoculados com a dose de reforço da vacina. Além das doses de reforço, foram ainda administradas mais 2.495 doses de vacinação primária da Covid-19, num total de 8.624.509 inoculados com o esquema vacinal completo

17h09 - Reino Unido pondera multas de mais de 11.700 euros para quem tentar falsificar resultado do teste

De acordo com a Sky News, o governo deverá introduzir novas leis para os que tentarem falsificar o resultado dos testes à Covid-19. Assim, será crime fazer, adaptar ou fornecer "provas falsas do estado de Covid a outra pessoa", o que será punível com uma multa no valor de aproximadamente 11.700 euros.

16h59 - "Ómicron está-se a espalhar pelo continente mais rápido do que é detetado"

A afirmação é da Agência de Saúde Pública da União Europeia, que alerta para a disseminação da nova variante da Covid-19. Segundo o El País, há cada vez mais registos de como a Ómicron se está a espalhar a um nível tão rápido nos países europeus que não permite que o número de casos seja detetado em tempo real.

16h52 - Multadas 35 companhias aéreas e 987 passageiros em 12 dias

Quase mil passageiros e 35 companhias aéreas foram multados nos aeroportos portugueses nos primeiros 12 dias de obrigatoriedade de desembarcarem com teste negativo à covid-19 ou certificado de recuperação, revelou o Ministério da Administração Interna.

16h44 - Ómicron será dominante em Londres amanhã, diz Boris Johnson

A variante Ómicron, que está a afetar com intensidade o Reino Unido, deverá ser a variante dominante já esta terça-feira, de acordo com as mais recentes declarações do primeiro-ministro britânico Boris Johnson.

16h35 - China deteta primeiro caso da variante Ómicron

A China informou hoje que detetou o seu primeiro caso da variante Ómicron da covid-19 no continente, na cidade de Tianjin (norte), um contágio, segundo a televisão estatal CGTN, importado do estrangeiro.

16h28 - Manchester United interrompe trabalhos da equipa por conta da Covid-19

O Manchester United confirmou que, depois de confirmados os testes PCR positivos à Covid-19 realizados no domingo, foi tomada a decisão de encerrar as operações da equipa principal no Carrington Training Complex por 24 horas, de forma a minimizar o risco de qualquer outra infeção.

16h20 - Açores apoiaram famílias e trabalhadores em mais de 1,5 milhões este ano

A Vice-Presidência do Governo dos Açores concedeu este ano, no âmbito da crise pandémica da covid-19, apoios extraordinários às famílias e aos trabalhadores que "alcançou o valor global de 1,5 milhões de euros", foi hoje anunciado.

16h13 - Suspensão de voos de Portugal com Moçambique "foi uma medida extrema"

Ministro dos Negócios Estrangeiros afirma que medida de suspensão dos voos com Moçambique foi "as medidas cautelares postas em prática – teste no embarque, à chegada e quarentena – são bastantes para controlar a propagação do vírus".

16h07 - Reino Unido com 1.576 casos confirmados adicionais da variante Ómicron

A Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido confirmou hoje que se registam mais 1.576 casos da variante Ómicron. Assim, o número total de casos confirmados desta variante sobre para 4.713.

15h57 - Portugal é o 10.º país europeu com menos novos casos diários

Portugal é esta semana o 10.º país da União Europeia (UE) com menos novos casos diários de contágio por SARS-CoV-2 por milhão de habitantes a sete dias, segundo o 'site' estatístico Our World in Data.

15h46 - O SNS reitera que, se tem mais de 65 anos, já pode fazer o agendamento das vacinas contra a Covid-19 e contra a gripe.

15h42 - Vacinação anti-Covid-19 aprofunda desigualdades entre ricos e pobres

O ano 2021 fica marcado pela vacinação anti-Covid-19, mas de forma diferente consoante a região do mundo: nos países ricos, pela imunização da maioria da população adulta e, nos países pobres, pela quase ausência de vacinas.

15h18 - Deteção da Ómicron provou capacidade em África, diz especialista

O presidente da Associação Internacional dos Institutos Nacionais de Saúde Pública afirmou hoje que a forma como a variante Ómicron foi identificada na África do Sul revelou "o sucesso" dos serviços de saúde e científicos no continente africano.

14h51 - Incidência de novos casos sobe e índice de transmissibilidade diminui

A incidência de infeções do vírus SARS-CoV-2 voltou a aumentar a nível nacional, ao passar para 485,3 casos por 100 mil habitantes, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) diminuiu ligeiramente para 1,09, segundo os dados oficiais de hoje.

14h22 - Portugal com 15 mortes e 2.314 contágios no último dia

Portugal diagnosticou, nas últimas 24 horas, mais 2.314 contágios pelo novo coronavírus e 15 mortes atribuídas à Covid-19, indica o mais recente relatório epidemiológico da Direção-Geral de Saúde (DGS). 

Com esta atualização, o país passa a acumular 1.196.602 casos de infeção e 18.673 óbitos desde o início da pandemia, em março de 2020. 

Foram também registados mais 1.878 recuperados, num total de 1.109.391 pessoas que ficaram curadas da doença.

14h21 -  Julgamento interrompido devido a casos de Covid-19 em advogados de defesa

As audiências do julgamento do processo principal das dívidas ocultas estão suspensas a partir de hoje e até 6 de janeiro, devido a quatro casos de Covid-19 na equipa de advogados de defesa, anunciou o juiz, Efigénio Baptista.

14h20 - Cabras pigmeu trazem alegria a residentes de lar de idosos do Reino Unido

Os residentes de um lar de idosos de Essex, no Reino Unido, receberam a insólita visita de cabras pigmeu, na semana passada, para animá-los nesta época festiva que, mais uma vez, será atípica devido à pandemia da Covid-19.

13h59 - Cabo Verde recebe última remessa de vacinas dos EUA para adolescentes

Cabo Verde recebeu a última remessa de 65 mil vacinas, de um total de 200 mil doadas pelos Estados Unidos, para começar ainda este mês a vacinar crianças e adolescentes dos 12 aos 17 anos, foi hoje anunciado.

Esta foi a segunda doação de vacinadas dos EUA a Cabo Verde, depois de 100 mil doses da Moderna recebidas a 3 de outubro, também no âmbito da Covax.

13h58 - Infarmed proíbe venda das máscaras cirúrgicas Shiningjoy e Texpromed

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) proibiu hoje a venda e a retirada do mercado das máscaras cirúrgicas tipo II, da marca Shiningjoy, e do tipo IIR da marca Texpromed por não reunirem os requisitos necessários.

13h57 - Açores registam 10 casos de contaminação

A Autoridade Regional de Saúde dos Açores diagnosticou, nas últimas 24 horas, 10 novos casos de Covid-19, quatro recuperações e quatro internamentos em hospital, revela hoje o boletim diário do organismo.

13h56 - Duas doses da vacina são insuficientes para travar Ómicron

Um grupo de investigadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, revela que a administração de duas doses de vacinas contra a Covid-19 não é suficiente para neutralizar a nova variante, designada Ómicron.

De acordo com a investigação, publicada no portal de pré-publicação de artigos científicos medRxiv, os cientistas analisaram amostras de sangue de participantes que receberam duas doses de vacinas da AstraZeneca-Oxford ou da Pfizer-BioNTech para chegarem a esta conclusão.

13h55 - Mulher acorda do coma e descobre que foi mãe de uma menina

Uma mulher de 33 anos que passou sete semanas em coma, depois de apanhar Covid-19, no Reino Unido, acordou e descobriu que tinha sido mãe de uma menina, dois meses antes do tempo.

Conta o jornal Metro, esta segunda-feira, que Laura Ward foi infetada quando estava grávida. O seu estado de saúde deteriorou-se de tal forma que teve de ser sedada e submetida a uma cesariana de emergência, quando estava de apenas 31 semanas.

13h54 - UE partilha vacinas com Leste e primeiras vão de Portugal para Arménia

A Comissão Europeia lançou hoje um programa de partilha de vacinas contra a Covid-19 com países da Parceria Oriental, e o primeiro fornecimento, de 40 mil vacinas da Pfizer-BionTech, é doado por Portugal à Arménia, anunciou o executivo comunitário.

12h50 - Kits de teste rápido esgotaram no site do governo britânico

Os kits de teste rápido Covid-19 que estavam disponíveis para os cidadãos britânicos, no site do governo do Reino Unido, esgotaram.

Quem aceder ao site e tentar adquirir um destes testes vai receber a mensagem: "Desculpe, mas já não há mais testes disponíveis no momento. Tente mais tarde".

A rutura de stock acontece menos de 24 horas depois de o governo britânico ter anunciado que os testes rápidos são agora obrigatórios para todos os que tenham tido contacto com um caso positivo de Covid-19.

12h28 - Centro Hospitalar do Oeste cria Laboratório de Biologia Molecular

O Hospital das Caldas da Rainha tem a funcionar um Laboratório de Biologia Molecular, num investimento de 180 mil euros, para permitir a mais rápida identificação de surtos de Covid-19, anunciou hoje o Centro Hospitalar do Oeste (CHO).

12h02 - Reino Unido regista primeira morte associada à Ómicron

Pelo menos uma pessoa morreu vítima da Ómicron no Reino Unido, revelou hoje o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson. Esta é a primeira morte associada à nova variante no país.

De visita a uma clínica de vacinação, em Londres, o responsável apelou à aceleração do processo de administração das doses de reforço, justificando que a nova variante está a causar pressão nos serviços hospitalares com o número crescente de admissões associadas.

11h51 - A DGS recorda que "a saúde é o melhor presente", apelando à testagem contra a Covid-19.

11h48 - Indonésia é o primeiro país do sudeste asiático a vacinar crianças

A Indonésia vai começar a sua campanha de vacinação pediátrica esta terça-feira, tornando-se o primeiro país do sudeste asiático a vacinar os mais novos.

O país aprovou a vacina da farmacêutica chinesa Sinovac Biotech o mês passado para esta faixa etária, que contempla 26.5 milhões de crianças, disse Maxi Rein Rondonuwu, do Ministério da Saúde indonésio.

11h46 - ARS-Norte desaconselha aglomeração de pessoas a partir de hoje

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) desaconselhou hoje a realização de eventos, festas e jantares que promovam a aglomeração de pessoas, com efeitos imediatos, dada a imprevisibilidade da evolução epidemiológica da Covid-19.

10h59 - Madeira vacina crianças a partir de amanhã

A partir de amanhã, 14 de dezembro, a Madeira começa a campanha de vacinação das crianças entre os cinco e os 11 anos. O primeiro lote, com 12 mil vacinas, chegou este domingo ao arquipélago. 

Segundo a SIC Notícias, o secretário Regional da Saúde da Madeira, Pedro Ramos, adiantou que o objetivo passa por "aproveitar ao máximo" a interrupção letiva do Natal e "acelerar a vacinação" dos mais novos, que abrangerá 14.800 crianças.

10h57 - Vacinação dos 5 aos 11 anos? "Esperamos uma adesão progressivamente boa"

Graça Freitas revelou esta segunda-feira, na RTP3, que as expetativas da Direção-Geral da Saúde (DGS) quanto à vacinação das crianças entre os 5 e os 11 anos é "muito positiva", com base nos dados do processo de inoculação da faixa etária acima, dos 12 aos 17 anos.

10h44 - Espanha recebe as primeiras doses das vacinas pediátricas

O Ministério da Saúde espanhol anunciou ter recebido esta segunda-feira as primeiras doses das vacinas para as crianças entre os 5 e os 11 anos, cuja campanha de vacinação terá início no dia 15 de dezembro. As mais de 1.3 milhões de doses serão distribuídas pelas regiões autónomas, tendo em conta a sua densidade populacional.

10h39 - Nigéria retalia e planeia restrições aos voos de quatros países

A Nigéria está a planear restringir os voos provenientes da Argentina, Reino Unido, Canadá e Arábia Saudita a partir desta semana, depois destes países terem adicionado a região às suas listas vermelhas perante a deteção da variante Ómicron. A medida foi anunciada este domingo, pelo ministro da Aviação.

10h14 - Imigração timorense obriga estrangeiros a pagarem multas ilegais

As autoridades de imigração timorense cobraram hoje multas a vários cidadãos estrangeiros, alegando que os vistos apresentados tinham caducado, situação que o Governo disse ser contrária à lei em vigor.

10h05 - Há uma melhor altura do dia para ser vacinado. Este estudo diz-lhe qual é

O estudo, realizado por investigadores das Universidades de Harvard e Oxford, nos Estados Unidos e Reino Unido, respetivamente, concluiu que a melhor hora ser vacinado é entre as 15 e as 21 horas. Contudo, admitem que são necessários mais estudos sobre o tema e que, independentemente da hora, o mais importante é que a população seja vacinada. 

10h02 - DGS assinala que Portugal já atingiu os dois milhões de doses de reforço administradas

9h24 - Confinamentos escolares baixam significativamente em Espanha com vacinação de crianças e adolescentes

Um reportagem do jornal espanhol El País revelou hoje que os confinamentos nas escolas associados à Covid-19 baixaram significativamente com a vacinação de crianças e adolescentes, trazendo uma esperança renovada para os efeitos da vacinação pedriátrica no país, que começa esta semana.

9h22 - Vacinas disponíveis podem ser usadas como dose de reforço

Qualquer uma das seis diferentes vacinas Covid-19 produz uma forte resposta imunitária e pode ser usada como reforço em pessoas que receberam as vacinas da Pfizer/BioNTech ou da AstraZeneca, concluíram investigadores britânicos, escreve a CNN, citando a revista científica La

09h00 - Bom dia, damos agora início a um novo registo de acompanhamento da pandemia. Pode recordar o anterior através deste link

Recomendados para si

;
Campo obrigatório