Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Porto de Mós testa 1.400 crianças e jovens estudantes

O Município de Porto de Mós anunciou hoje que teve início a testagem a cerca de 1.400 crianças e jovens da educação pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos que frequentam as escolas do concelho.

Porto de Mós testa 1.400 crianças e jovens estudantes
Notícias ao Minuto

19:30 - 13/12/21 por Lusa

País Covid-19

Segundo uma nota de imprensa do município, as crianças são testadas nas suas próprias escolas, por insistência da autarquia, com testes de deteção rápida, numa ação da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral, com o apoio da Câmara Municipal e do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós.

As equipas de profissionais de saúde irão deslocar-se, entre hoje e esta terça-feira, aos 16 jardins de infância, 15 escolas do 1.º ciclo e às duas escolas do 2.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós.

No Instituto Educativo do Juncal também já foram recentemente testados os alunos dos 1.º e 2.º ciclos, num total de 196 crianças.

"Esta é uma medida preventiva importante, no sentido de salvaguardar a segurança das crianças, das suas famílias e comunidade escolar, permitindo antecipar eventuais surtos de infeção na comunidade em geral e em particular na comunidade escolar", justifica a autarquia.

A covid-19 provocou pelo menos 5.304.397 mortes em todo o mundo, entre mais de 269 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.673 pessoas e foram contabilizados 1.196.602 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, classificada como "preocupante" pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 57 países de todos os continentes, incluindo Portugal.

Leia Também: Festas de Natal e 'Reveillon' continuam agendadas, diz APHORT

Recomendados para si

;
Campo obrigatório