Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Reino Unido regista primeira morte associada à Ómicron

O anúncio foi feito esta segunda-feira, pelo primeiro-ministro britânico.

Reino Unido regista primeira morte associada à Ómicron
Notícias ao Minuto

12:29 - 13/12/21 por Daniela Filipe

Mundo Covid-19

Pelo menos uma pessoa morreu vítima da Ómicron no Reino Unido, revelou, esta segunda-feira, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson. Esta é a primeira morte associada a esta nova variante da Covid-19 no país.

De visita a uma clínica de vacinação, em Londres, o responsável apelou à aceleração do processo de administração das doses de reforço, justificando que a nova variante está a causar pressão nos serviços hospitalares com o número crescente de admissões associadas.

“Infelizmente sim, a Ómicron está a causar hospitalizações e pelo menos uma pessoa morreu [na sequência da nova variante]”, adiantou, citado pelos meios de comunicação britânicos.

Johnson disse ainda que se deve “deixar a ideia de que esta é uma versão mais leve do vírus”, devido à “velocidade com que se está a propagar entre a população”.

“A melhor coisa que todos podemos fazer é levar a nossa dose de reforço”, apontou.

Recorde-se que o primeiro-ministro já tinha anunciado medidas mais rigorosas para combater a propagação desta estripe, como o uso de máscara em espaços fechados, a apresentação de certificados digitais de vacinação à entrada de espaços de animação noturna, o teletrabalho, quando possível, e a antecipação da dose de reforço para quem tenha mais de 18 anos.

Como complemento a estas medidas, o ministro da Saúde, Sajid Javid, apelou à população para se vacinar ou, nos casos de vacinação completa, tomar a dose de reforço, que se estenderá a partir de hoje aos maiores de 30 anos.

As novas regras surgem num momento em que o nível de alerta no país passou de três a quatro, o segundo mais elevado, e a pressão sobre os serviços hospitalares está a aumentar, com 40% dos casos de infeção em Londres associados à Ómicron.

Esta segunda-feira, Sajid Javid referiu ainda que nenhuma morte associada à nova variante tinha sido reportada, havendo, contudo, 10 pessoas internadas em Inglaterra.

Leia Também: Reino Unido disponibiliza reforço da vacina para adultos até final do ano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório