Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Vacinação dos 5 aos 11 anos? "Esperamos uma adesão progressivamente boa"

DGS tem uma "expetativa muito positiva" em relação à adesão da vacinação contra a Covid-19 das crianças.

Vacinação dos 5 aos 11 anos? "Esperamos uma adesão progressivamente boa"

Graça Freitas revelou esta segunda-feira, na RTP3, que as expetativas da Direção-Geral da Saúde (DGS) quanto à vacinação das crianças entre os 5 e os 11 anos é "muito positiva", com base nos dados do processo de inoculação da faixa etária acima, dos 12 aos 17 anos.

"Nós temos uma expetativa muito positiva porque temos para comparar os dados dos 12 aos 17 anos a nível nacional. Aí a cobertura vacinal acabou por ser muito elevada, mais de 90% das crianças vacinaram-se", salientou.

Questionada com a controvérsia em redor da vacinação das crianças entre os 5 e os 11 anos, a diretora-geral da Saúde relembrou que as autoridades da saúde já tiveram de lidar com outras polémicas. "Antes era sobre a segurança, agora tem mais a ver com a necessidade ou não destas crianças apanharem a vacina", explicou.

Sobre o processo de vacinação desta faixa etária, Graça Freitas esclareceu que as primeiras crianças a serem vacinadas serão as dos 11 anos, "no sentido de dar confiança aos pais". De seguida, serão as crianças dos 10, dos 9 e "por aí em diante", por idades.

"Esperamos por isso que os pais, devidamente informados, levem os filhos à vacinação. Estamos à espera de uma adesão boa, pelo menos progressivamente boa, pois foi o que aconteceu com a faixa dos 12 anos. As pessoas foram vindo, foram ganhando confiança", salientou, lembrando que, por enquanto, a vacinação das crianças entre os 5 e os 11 anos será por "autoagendamento".

Recorde-se que o autoagendamento das vacinas contra a Covid-10 para esta faixa etária fica disponível a partir de hoje.

Leia Também: Governo espera "grande adesão dos pais" a vacinação de crianças

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório