Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: Vacinas eficazes contra Ómicron; Brasil exige quarentena

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Vacinas eficazes contra Ómicron; Brasil exige quarentena
Notícias ao Minuto

08:27 - 07/12/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Os Estados Unidos voltaram a desaconselhar viagens para Portugal por causa do risco de Covid-19. Trata-se da mais recente atualização da lista de países de risco do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA, realizada esta segunda-feira. França, Jordânia e Tanzânia são outros destinos considerados perigosos.

A decisão foi anunciada no dia em que se soube que Portugal passou esta semana de sétimo para oitavo país da União Europeia (UE) com menos novos casos diários de contágio por SARS-CoV-2 por milhão de habitantes a sete dias, segundo o 'site' estatístico Our World in Data.

Outra informação conhecida ontem foi a data para a entrada em vigor das novas regras do teletrabalho, a 1 de janeiro, mesmo na véspera da semana de contenção. O teletrabalho, que agora é recomendado, será obrigatório entre 2 e 9 de janeiro, semana de contenção de contactos após as festividades do Natal e do fim do ano, anunciou o Governo.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Boa noite! Damos por terminado o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã desta quarta-feira. Até lá, mantenha-se seguro neste feriado! 

23h50 - Anticorpos da vacina Pfizer podem ser 40 vezes menos eficazes

Os anticorpos gerados pela vacina da Pfizer contra a Covid-19 podem ser até 40 vezes menos eficazes a prevenir a capacidade de propagação da nova variante, a Ómicron, diz novo estudo.

23h20 - Congresso do PSD alterado de local por razões sanitárias e financeiras

De acordo com fonte oficial do PSD, as razões da mudança devem-se ao agravamento da pandemia de covid-19, tendo o Europarque, em Santa Maria da Feira, "melhores condições" para adaptar o Congresso.

23h10 - Espanha regista 13.738 novos casos e 37 mortes nas últimas 24 horas

O número total de casos registados no país desde o início da pandemia é de 5.202.958.

22h50 - Vacinas contra a Covid-19 são eficazes contra Ómicron, diz OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou hoje que as vacinas são eficazes contra a nova variante Ómicron, detetada na África do Sul, ao protegerem os infetados de doença grave.

22h30 - Brasil passa a exigir quarentena de cinco dias a viajantes não vacinados

Governo brasileiro anunciou que passará a exigir quarentena de cinco dias a viajantes não vacinados,  assim como um teste negativo, mas continuará a rejeitar o certificado de vacinação.

22h10 - Portugal quer doar seis milhões de vacinas aos países lusófonos

Portugal pretende doar seis milhões de vacinas, o triplo das entregues até agora, aos países de língua portuguesa, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

22h05 - OMS diz que principal problema da Europa continua a ser a variante Delta

Hans Kluge, director regional para a Europa na Organização Mundial da Saúde, revelou esta terça-feira que a maior preocupação dos especialistas continua a ser a variante Delta, apesar da ascensão da variante Ómicron. 

22h00 - Um juiz federal bloqueou hoje a última regra de impor a vacina Covid-19 do governo Biden às empresas

Segundo este magistrado, o governo excedeu sua autoridade com a exigência de que milhões de funcionários sejam vacinados obrigatoriamente, confirma a agência Reuters.

21h40 - Joe Biden aconselha com humor a dose de reforço da vacina Covid-19 no Twitter

 

21h30 - Madeira regista mais uma morte, 65 novos casos e 781 infeções ativas

A Madeira registou hoje mais uma morte e 65 novos casos, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é agora 781, com 25 doentes hospitalizados.

21h20 - Brasil regista 10.250 casos de Covid-19 em 24 horas

No mesmo período de tempo foram registadas 274 mortes devido à pandemia.

20h50 - Ambulância do INEM de Portimão parada devido a surto

Um surto entre os técnicos de emergência pré-hospitalar que operam a ambulância do INEM do hospital de Portimão (Algarve), obrigou a que o veículo ficasse inoperacional desde o início de dezembro, disse hoje à Lusa fonte sindical.

20h20 - Luta contra a SIDA abrandou devido à covid-19, Cabo Verde em vias de alcançar objetivo

A luta contra o VIH abrandou com o aparecimento da covid-19 e apenas nove países, incluindo Cabo Verde, estão em vias de cumprir o objetivo de eliminar a epidemia da SIDA até 2030, alertou hoje a OMS.

19h48 - Mais de 22 milhões de testes realizados em Portugal
 
Portugal ultrapassou na segunda-feira os 22 milhões de testes de despiste do coronavírus desde o início da pandemia, 642 mil dos quais realizados na primeira semana deste mês, anunciou hoje a `task force´ que coordena o processo.

19h30 - França regista hoje 59.019 novos casos de infeção com Covid-19

É um número recorde que já não era atingido desde o dia 3 de novembro de 2020.

19h00 - Mais 120 farmácias aderiram à testagem comparticipada

Mais 120 farmácias estão a fazer testes gratuitos desde sexta-feira, elevando para 812 as que em Portugal continental aderiram a este regime de comparticipação, anunciou hoje a associação que representa o setor.

18h30 - Câmara da Guarda cancela festa de Fim de Ano e das Janeiras

O presidente da Câmara Municipal da Guarda anunciou hoje que ativou o Plano Municipal de Emergência, que cancelou a festa de Fim de Ano e que adiou concertos agendados para recintos fechados, mantendo-se somente as atividades ao ar livre.

18h00 - Câmara de Lisboa vai construir um projeto artístico multimédia sobre Covid

Veja como pode fazer parte aqui. O projeto chama-se CO)VIDas.

17h56 - Bolsonaro reafirma que não vai restringir entrada de não vacinados

O Presidente do Brasil, reafirmou hoje que o seu Governo não restringirá o acesso de não vacinados nem exigirá teste negativo face aos receios causados pela variante Ómicron.

17h50 - Novo relatório da OMS mostra um aumento dos serviços prestados por ONGs à violência baseada em gênero durante a pandemia

O relatório destaca também medidas inovadoras adotadas por governos e ONGs para prevenir e responder à violência contra mulheres e crianças.

17h40 - Comissária da Saúde insiste na urgência da vacinação em toda a UE

A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, insistiu hoje que é urgente colmatar o fosso de imunização que se regista na União Europeia, onde seis Estados-membros têm uma taxa de vacinação inferior a 55%.

17h35 - Surto de Covid-19 atinge o Tottenham. Há jogadores e staff infetados

Emerson Royal e o espanhol Bryan Gil são dois dos atletas infetados. A estes acrescem mais quatro jogadores testaram positivo nos testes PCR.

17h30 - Vai haver "reforço muito forte" de fiscalização no aeroporto no Natal

A secretária de Estado das Comunidades disse hoje que no período do Natal haverá um reforço "muito forte" da fiscalização nos aeroportos e nas fronteiras terrestres da aplicação das medidas contra a covid-19.

17h26 - Há mais 58 mil pessoas com a dose de reforço da Covid-19

No total, em Portugal há 8.603.183 com o esquema vacinal completo e 1.669.791 com doses de reforço.

17h25 - Governo quer emigrantes em Portugal mas informados e com testes

A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas aconselhou hoje os emigrantes em geral a passarem o Natal em Portugal, mas cumprindo as medidas exigíveis em relação à covid-19, enquanto pediu aos residentes na África Austral que façam "essa avaliação".

17h20 - UTAD arrancou hoje com programa de rastreio gratuito na academia

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro começou hoje o programa de rastreio Covid-19 a todos os elementos da universidade.

17h10 - Itália notifica 15.756 casos e mais 99 mortes

O país contabiliza mais de 134.386 óbitos desde o início da pandemia.

17h05 - Um homem mata família e suicida-se com medo de ir preso por falsificar certificado

Homem deixou carta antes de se matar, onde indicava ter receio de ser detido depois de ter falsificado um certificado de vacinação para a mulher. Os filhos tinham 10, 8 e 4 anos.

17h00 - Sp. Braga promove testagem gratuita para jogo da Liga Europa

O Sp. Braga comunicou nesta terça-feira que os testes antigénios realizados, entre quarta-feira e quinta-feira, no Estádio Municipal de Braga, serão gratuitos para todos os adeptos com bilhete válido.

16h50 - Mais 45.691 contágios no Reino Unido, que conta com 437 casos de Ómicron

No Reino Unido, confirma-se hoje mais 101 casos da nova variante do vírus, perfazendo um total de 437 ao todo até ao dia de hoje.

16h40 - Casos associados à variante Ómicron em Portugal sobem para 37

O número de casos associados à variante Ómicron em Portugal subiu para 37 em Portugal, segundo dados do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), que colocam a hipótese de circulação comunitária desta variante no país de uma forma residual.

16h30 - Embaixada de Portugal em Maputo anuncia voos de repatriamento para 14 e 16 de dezembro

O primeiro voo partirá de Lisboa para Maputo no dia 14 de dezembro, terça-feira, e a segunda ligação sai da capital moçambicana a 16 de dezembro, quinta-feira, com destino a Lisboa. Os voos vão ser operados pela TAP.

16h00 - DGS recomenda vacinação contra a Covid-19 das crianças dos 5 aos 11 anos

A Direção-Geral da Saúde (DGS) deu luz verde, esta terça-feira, à vacinação contra a Covid-19 de crianças dos 5 aos 11 anos. A vacina a utilizar será a Comirnaty, que tem parecer positivo da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para a formulação pediátrica.

15h48 - Cabo Verde espera aumentar imunidade com vacinas doadas pelos EUA
 
O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, destacou hoje o "bom desempenho" do país na vacinação e no controlo da pandemia de Covid-19 e disse esperar o aumento da imunidade da população com vacinas doadas pelos Estados Unidos.

15h45 - Reino Unido já tem mais de 400 casos da variante Ómicron

O Reino Unido reportou mais 101 casos da variante Ómicron, elevando o número total de casos confirmados desta variante em todo o país para 437, anunciou esta terça-feira a Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido.

Dos 101 novos casos, 72 foram confirmados na Inglaterra, 28 na Escócia e um no País de Gales. Não houve novos casos relatados na Irlanda do Norte.

15h30 - Ilhas Canárias identificam primeiro caso da nova variante Ómicron

As Ilhas Canárias, no arquipélago espanhol, confirmaram esta terça-feira o primeiro caso da nova variante da Covid-19, a Ómicron, que chegou da África do Sul há alguns dias.

15h18 - Novo Centro de Vacinação de Braga abre a 10 de dezembro

O Centro de Vacinação de Braga vai mudar-se do Altice Forum Braga para o Centro Comercial Via Nova, em Ferreiros, a partir da próxima sexta-feira. Ao todo, e em simultâneo, o centro está preparado para acomodar sentadas cerca de 300 pessoas.

15h15 - Profissionais de saúde contestam proposta belga de vacinação obrigatória
 
Um protesto contra o plano do Governo belga de tornar obrigatória a vacinação dos profissionais da saúde juntou hoje cerca de 3.800 pessoas em Bruxelas, segundo dados da polícia, que usou gás lacrimogéneo contra os manifestantes.

15h08 - Surto de Covid-19 atinge o Tottenham. Há jogadores e staff infetados

Segundo escreve esta terça-feira a BBC, vários jogadores e elementos do staff dos spurs testaram positivo nas últimas horas, sendo que está prevista uma nova ronda de testagem nas próximas 24 horas.

14h40 - Garcia de Orta "com urgências atoladas e profissionais exauridos"
 
O presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos afirmou hoje que o Hospital Garcia de Orta, em Almada, tem as "urgências atoladas de doentes" e que os profissionais de saúde "estão exauridos".

14h20 - Portugal com mais 21 mortos e 3.417 casos de Covid-19

Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, 3.417 casos de Covid-19, 21 óbitos e 4.969 recuperados. O número de internados desceu, quer em enfermarias, quer em unidades de cuidados intensivos.

Nos hospitais estão 936 pessoas internadas, menos 12 que na segunda-feira. Já nos Cuidados Intensivos estão 133 pessoas hospitalizadas, menos duas que ontem.

14h06 - Três farmácias de Beja já disponibilizam testes de antigénio gratuitos
 
Os testes de antigénio à Covid-19 já podem ser efetuados gratuitamente em três farmácias da cidade de Beja, quando antes, no distrito, apenas podiam ser feitos numa farmácia localizada no concelho de Odemira.

13h55 - Procura no Norte com "muita incerteza" para Natal e passagem de ano
 
O presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal assume que o aparecimento da variante Ómicron está a lançar "muita incerteza" na procura turística para a época natalícia, mas ainda acredita que a atividade seja superior a 2020.

13h45 - Açores com 29 novos casos de Covid-19, três deles na ilha do Corvo
 
Em São Miguel, 17 dos novos casos foram diagnosticados no concelho de Ponta Delgada, cinco na Povoação e um na Ribeira Grande. Já na Terceira dois dos novos casos foram reportados no concelho da Praia da Vitória e um na Angra do Heroísmo.

13h32 - Vacina contra a Covid-19 é "segura e eficaz" também nas crianças

O pediatra Caldas Afonso assegurou, esta segunda-feira, na SIC Notícias, que a vacina contra a Covid-19 “é segura e eficaz” para as crianças entre os 5 e os 11 anos e que os pais devem por isso estar “tranquilos” com esta “excelente notícia”.

13h25 - Brasil tem 15 milhões de doses da CoronaVac paradas e sem destino

Nenhum dos estados brasileiros nem o estado federal pretende comprar ou doar as doses produzidas pelo Instituto Butantan. Vacinas têm validade até agosto de 2022.

13h10 - Suspensão das patentes de vacinas arrasta-se na OMC
 
A Organização Mundial do Comércio (OMC) tem tentado, nos últimos meses, favorecer um acesso mais equitativo às vacinas contra a Covid-19, mas sem resultados até agora.

12h55 - 2.ª dose ou reforço? EMA e ECDC recomendam vacinação heteróloga com mRNA
 
A combinação de vacinas de vetores virais (como a AstraZeneca e Janssen) com as de mRNA (Pfizer e Moderna) para a Covid-19 (vacinação heteróloga) aumenta a resposta do organismo ao vírus da Covid-19, segundo dados hoje divulgados.

12h38 - Pandemia matou pelo menos 5.261.473 pessoas em todo o mundo
 
A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 5.261.473 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China no final de 2019, segundo o balanço diário da agência France-Presse (AFP).

12h10 - Embaixador português anuncia novas doações de vacinas a Angola
 
O embaixador de Portugal em Angola, Pedro Pessoa e Costa, anunciou hoje que devem chegar na quarta-feira novas doações portuguesas de vacinas a Angola, esperando atingir cerca de 3 milhões de vacinas doadas ao país africano.

12h07 - Pandemia ameaça conquistas na proteção das crianças e pessoas vulneráveis
 
O representante da UNICEF em Angola avisou hoje que a Covid-19 ameaça a proteção dos mais vulneráveis, sobretudo das crianças, recomendando uma recuperação económica inclusiva e mais investimento no setor social no Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2022.

12h00 - OMS considera a vacinação obrigatória o "último recurso"

Numa conferência de imprensa 'online', o diretor da OMS/Europa, Hans Kluge, considerou a vacinação obrigatória, decidida ou considerada por alguns países, como um remédio de "último recurso absoluto".

A obrigatoriedade em relação à vacina é um último recurso absoluto e aplicável apenas quando todas as opções viáveis para melhorar as taxas de vacinação tiverem sido esgotadas", afirmou.

11h35 - Espanha aprova vacinação das crianças dos 5 aos 11 anos

Espanha aprovou, esta terça-feira, a vacinação contra a Covid-19 de crianças dos 5 aos 11 anos, que deverá arrancar a 15 de dezembro. As primeiras doses deverão ser entregues a 13 de dezembro e, depois, distribuídas pelas comunidades, pelo que o processo deverá ter início dois dias depois. 

11h23 - OMS Europa quer melhor proteção das crianças
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) Europa apelou hoje, perante a evolução da pandemia de Covid-19, a uma melhor proteção das crianças dos 5 aos 14 anos, atualmente a faixa etária mais afetada.

11h10 - Leiria festeja passagem de ano apenas com fogo de artifício

A Câmara Municipal de Leiria vai reduzir a programação dos festejos da passagem de ano ao fogo de artifício à meia-noite, cancelando todas as restantes atividades previstas.

11h04 - Investigadores avaliam reações emocionais de profissionais de saúde
 
Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra está a participar num estudo internacional que visa compreender melhor as experiências emocionais dos profissionais de saúde que estão ou estiveram no tratamento de doentes com Covid-19.

11h00 - Metro de Lisboa oferece viagens para o centro de vacinação
 
Iniciativa resulta de uma colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa. Clientes devem preencher um formulário no site do Metro. Depois recebem um código que permite levantar nas máquinas automáticas um cartão com duas viagens - de ida e volta.

10h48 - A União Africana (UA) apelou hoje à "revogação urgente das proibições seletivas de viagens" impostas a alguns dos seus Estados membros da África Austral, devido à variante Ómicron do coronavírus, sublinhando que "as provas cientificas" não as sustentam.

10h12 - Foram diagnosticados 5.700 casos em escolas na semana passada

Na última semana foram diagnosticados 5.700 casos de Covid-19 em crianças e jovens até aos 19 anos, segundo dados da Direção-Geral da Saúde citados pela SIC Notícias. Este ano, o primeiro período deve acabar com mais jovens em isolamento do que no ano passado.

10h05 - Tempo para planear cuidados foi escasso para enfermeiros
 
Um estudo desenvolvido por investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS), que envolveu 2.394 enfermeiros, mostra que para 76% destes profissionais o tempo para planear e reformular cuidados foi escasso durante a pandemia.

9h42 - Três casos da Ómicron no voo de Moçambique que chegou no sábado a Lisboa

Foram detetados três casos da variante Ómicron no voo que chegou, no sábado, a Lisboa vindo de Moçambique, avança a SIC Notícias, esta terça-feira.

Assim sendo, até agora já foram registados 37 casos desta nova variante em Portugal.

8h30 - Ómicron vs. Delta: As principais diferenças entre as novas variantes

Ambas as estirpes já foram declaradas 'variantes de preocupação' pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No entanto, os investigadores ainda estão a tentar discernir se uma é mais grave e perigosa do que a outra, reporta um artigo publicado no jornal Times of India.

A variante Delta, que se diz ter impulsionado a segunda vaga de Covid-19, ainda é a estirpe predominante em todo o mundo e continua a infetar milhões. Descoberta pela primeira vez na Índia, prolifera atualmente em inúmeros países incluindo em Portugal.

À luz da nova variante da Covid-19, a Ómicron, os especialistas constataram um aumento súbito no número de casos, o que pode por sua vez indicar a possibilidade de uma nova vaga da doença pandémica. 

8h15 - OMS desaconselha tratamento com plasma de recuperados
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) manifestou-se contra o tratamento com plasma de doentes recuperados para tratar casos de Covid-19, alegando que as investigações mostram que não aumenta a probabilidade de sobreviver ou reduzir a necessidade de ventilação.

8h08 - Doze companhias aéreas já foram multadas, incluindo a TAP.

Desde que as novas regras que obrigam a que todos os passageiros que desembarquem em território português estejam testados contra a Covid-19 entraram em vigor, no início do mês, pelo menos 12 companhias aéreas já foram multadas. Entre elas está a TAP, a EasyJet, Emirates Airlines, British Airways e Ryanair.

Fonte do SEF adianta ainda ao jornal Público que 155 cidadãos já chegaram ao país sem teste.

7h55 - A Alemanha diagnosticou, nas últimas 24 horas, 36.059 novos casos de Covid-19 e 399 mortes associadas à doença. É um aumento significativo face aos dados desta segunda-feira.

7h50 - Índia com mínimo histórico de infeções e 23 casos da variante Ómicron.

Nas últimas 24 horas, a Índia registou 6.822 novos Casos de covid-19, o valor mais baixo em 18 meses

7h43 - Cabo Verde recebe 200 mil vacinas dos EUA para adolescentes.

Cabo Verde recebe hoje 64.350 doses de vacinas da Pfizer contra a Covid-19 doadas pelos Estados Unidos, de um total de 200 mil que vão chegar esta semana ao arquipélago para vacinar as crianças e adolescentes.

7h40 - China deteta 94 casos nas últimas 24 horas, incluindo 60 por contágio local, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país.

7h30 - Bom dia! Damos agora início ao acompanhamento da Covid-19. Pode recordar os acontecimentos anteriores aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Portugal na 'lista vermelha' dos EUA; EMA aprova medicamento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório