Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Profissionais de saúde contestam proposta belga de vacinação obrigatória

Um protesto contra o plano do Governo belga de tornar obrigatória a vacinação dos profissionais da saúde juntou hoje cerca de 3.800 pessoas em Bruxelas, segundo dados da polícia, que usou gás lacrimogéneo contra os manifestantes.

Profissionais de saúde contestam proposta belga de vacinação obrigatória
Notícias ao Minuto

15:06 - 07/12/21 por Lusa

Mundo Covid-19

De acordo com a imprensa belga, um grupo de manifestantes tentou forçar a entrada no gabinete do ministro federal da Saúde, Frank Vandenbroucke, tendo a polícia usado gás lacrimogéneo para os dispersar.

O dia de luta, convocado por uma frente comum de sindicatos, ficou também marcado por greves nos estabelecimentos de saúde.

Durante a manifestação foram lançados petardos e exibidas faixas e bandeirolas com frases como "a verdadeira urgência é não despedir", "o meu corpo, a minha escolha" e "urgências em sofrimento".

O governo federal quer tornar obrigatória a partir de 01 de janeiro a vacinação dos profissionais de saúde contra o vírus que causa a covid-19, salvo exceções em que esta é contraindicada, estando o projeto de lei a ser analisado pelo Parlamento federal belga.

A proposta do executivo liderado por Alexandre De Croo (liberal) prevê a suspensão do serviço aos que recusarem a vacina, que disporão de um prazo para decidir antes de serem demitidos.

As autoridades belgas estimam em 10% os profissionais de saúde que não estão vacinados contra a covid-19.

A covid-19 provocou pelo menos 5.261.472 mortes em todo o mundo, entre mais de 265,80 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 na China e atualmente com variantes identificadas em vários países, a última das quais, a Ómicron, foi classificada como "preocupante" pela Organização Mundial da Saúde.

Leia Também: AO MINUTO: Menos internados e quase 5 mil recuperados; Corvo com 3 casos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório