Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Ambulância do INEM de Portimão parada devido a surto

Um surto covid-19 entre os técnicos de emergência pré-hospitalar que operam a ambulância do INEM do hospital de Portimão (Algarve), obrigou a quue o veículo ficasse inoperacional desde o início de dezembro, disse hoje à Lusa fonte sindical.

Ambulância do INEM de Portimão parada devido a surto
Notícias ao Minuto

20:45 - 07/12/21 por Lusa

País Covid-19

De acordo com o presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH), Rui Lázaro, "a ambulância está parada desde o dia 01 de dezembro, devido a casos diagnosticados de infeções por covid-19 em vários membros da equipa de emergência pré-hospitalar".

"No total dos nove elementos que integram a equipa, existem seis casos confirmados de infeções, cinco dos quais sintomáticos e um assintomático e duas pessoas em isolamento", especificou.

O responsável adiantou que a falta de profissionais para operar a ambulância, "irá fazer com que esta continue inoperacional, previsivelmente, até ao dia 12 de dezembro".

Rui Lázaro considerou que as infeções entre os técnicos de emergência pré-hospitalar, "não são anormais, dado estes passarem os dias a entrarem em casa das pessoas e a socorrê-las".

O dirigente sindical alertou ainda para o facto de o INEM "apenas testar os seus profissionais, quando estes têm sintomas, e não regularmente como seria recomendável".

"Desde que começou o combate à pandemia o INEM nunca fez testes regularmente aos seus profissionais e só o faz quando têm sintomas ou são reportadas suspeitas, embora passem os dias em contacto direto e próximo com várias pessoas. Não se percebe o porquê de não serem feitos testes regulares, quando os mesmos são obrigatórios para ir a um estádio de futebol ou a uma discoteca", questionou.

A Lusa questionou o Instituto Nacional de Emergência Médica sobre o surto de covid-19 entre os técnicos de emergência pré-hospitalar que operam a ambulância do INEM do hospital de Portimão, mas não obteve resposta.

Leia Também: Surto de Covid-19 atinge o Tottenham. Há jogadores e staff infetados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório