Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Ocidentais atentos às preocupações do Golfo sobre acordo nuclear do Irão

Os Estados Unidos e os países europeus signatários do acordo nuclear iraniano garantiram na quinta-feira aos países vizinhos do Irão que as suas preocupações sobre segurança serão levadas em consideração no reatar das negociações com Teerão.

Ocidentais atentos às preocupações do Golfo sobre acordo nuclear do Irão
Notícias ao Minuto

06:53 - 19/11/21 por Lusa

Mundo Irão

Paris, Berlim, Londres e Washington saudaram "os esforços" dos países da região do Golfo para "diminuírem as tensões e promoverem o diálogo na região", destacaram os porta-vozes da diplomacia em comunicado conjunto.

E também reafirmaram a sua determinação em "continuar a enfrentar as preocupações mais amplas da região em questões de segurança", em particular o programa nuclear iraniano.

Os países vizinhos do Irão estão preocupados com as cedências que podem vir a ser feitas para com Teerão, visto que as negociações do acordo nuclear devem ser retomadas em 29 de novembro, para tentar salvar o acordo que enquadra o programa iraniano.

Os diplomatas dos Ministério dos Negócios Estrangeiros de França, Alemanha e Reino Unido e o enviado especial dos Estados Unidos prestaram declarações durante um encontro, que decorreu em Riade, com o Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), que inclui o Omã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Qatar, Bahrein e Kuwait, e ainda o Egito e Jordânia, noticia a agência AFP.

Norte-americanos e europeus condenaram mais uma vez as "atividades desestabilizadoras" do Irão na região, incluindo o "uso e transferência de mísseis balísticos e 'drones'" para milícias aliadas.

O acordo de 2015 garantia ao Irão uma suavização das sanções ocidentais e da ONU em troca de um controlo estrito do seu programa nuclear, sob supervisão da ONU. Em represália pela retirada dos Estados Unidos, em 2018, e pela nova imposição de severas sanções, o Irão abandonou a maioria dos seus compromissos.

Os países ocidentais ambicionam estender as discussões com o Irão às atividades regionais deste, que consideram expansionistas demais, mas Teerão recusa-se a discutir este ponto.

A diplomacia francesa revelou na quinta-feira que as atividades nucleares iranianas referidas em dois relatórios da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) são "muito preocupantes".

Nas suas conclusões, a AIEA aponta um claro aumento do armazenamento de urânio altamente enriquecido por parte do Irão e também estabelecem uma "grave falta de cooperação" entre Teerão e esta agência.

O Irão de "retomar o caminho da cooperação que permite à agência cumprir plenamente a sua missão" e "sem demora" para "respeitar todos os compromissos nucleares", destacou a porta-voz da diplomacia francesa, Anne-Claire Legendre.

O Conselho de Governadores da AIEA, que se reúne na próxima semana, pouco antes do reatar das negociações sobre o acordo nuclear iraniano, "deve permitir enviar uma mensagem forte a Teerão naquela direção", acrescentou.

O Irão aumentou significativamente a quantidade de urânio altamente enriquecido produzido nos últimos meses, em violação dos compromissos assumidos no acordo internacional de 2015 que rege o seu programa nuclear, atirou a AIEA.

Segundo as estimativas no início de novembro, Teerão aumentou a quantidade armazenada de urânio enriquecido para 60% (muito acima do limite autorizado de 3,67%) para 17,7 quilos, face aos dez quilos no final de agosto.

Leia Também: EUA e países do Golfo criticam "políticas agressivas" do Irão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório