Pelo menos 10 mortos em confrontos com exército colombiano

Pelo menos 10 dissidentes de um grupo de guerrilha foram mortos em confrontos com o exército colombiano numa zona rural do departamento de Cauca, no sudoeste do país, disseram na quinta-feira fontes militares.

Mortos seis guerrilheiros do ELN em confrontos com exército colombiano

© Reuters

Lusa
22/10/2021 07:41 ‧ 22/10/2021 por Lusa

Mundo

Cauca

O comandante da terceira divisão do exército colombiano, general John Jairo Rojas, disse que os dissidentes mortos integravam do grupo dissidente das ex-Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), conhecido como "Frente Carlos Patiño", que opera naquela região.

O responsável indicou que quatro pelotões foram destacados para a área para evitar que os dissidentes entrassem em conflito com a guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN), o que poderia resultar em ataques contra a população civil e causar "mais homicídios, insegurança na área, deslocações".

As tropas foram enviadas para as aldeias de Sinaí e de El Plateado, ambas no município de Argelia, para "iniciar operações profundas e derrotar estas estruturas dedicadas ao tráfico de droga".

Grupos de tráfico de droga, dissidentes das FARC e o ELN estão presentes na região de Cauca, onde se confrontam em várias zonas de cultivo ilegal de coca e marijuana, bem como pela extração ilegal, numa área que é também um corredor chave para a circulação de mercadorias ilegais.

Leia Também: Haiti. Colombiano suspeito de matar Jovenel Moise detido na Jamaica

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas