Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Ataque terrorista no Níger matou três polícias e feriu sete

Um ataque terrorista numa esquadra da polícia no Níger, no domingo à noite, na zona "das três fronteiras" do Burkina Faso, Mali e Níger provocou a morte de três polícias e feriu sete, comunicaram hoje as autoridades.

Ataque terrorista no Níger matou três polícias e feriu sete
Notícias ao Minuto

15:16 - 18/10/21 por Lusa

Mundo Burkina Faso

"Houve um ataque ao posto de controlo Petelkole [zona de fronteira entre o Burkina Faso e o Níger] no domingo à noite. Três polícias foram mortos e sete feridos", disse um funcionário do departamento de Tera, na região de Tillabéri, citado pela agência France-Presse.

Petelkole é um posto de controlo fronteiriço que tem sido alvo de ataques de grupos 'jihadistas'.

Durante este ataque vários veículos foram queimados e algumas "armas desapareceram", disse a mesma fonte, acrescentando que "homens armados em motas já tinham tentado atacar o posto [da polícia] na tarde de sábado, antes de serem repelidos pela polícia".

Em maio de 2017, dois agentes da polícia nigerina e um civil foram mortos num ataque ao mesmo posto de Petelkole. Também neste incidente foram levadas armas, e alguns veículos ficaram danificados.  

Este novo ataque surge numa altura em que o Presidente do Níger, Mohamed Bazoum, está no Burkina Faso desde domingo para discutir com o Presidente Roch Marc Christian Kaboré "a colaboração" das forças dos dois países na "zona das três fronteiras", após a França ter anunciado a redução da sua posição militar no Sahel contra os ataques terroristas, explicou fonte da presidência nigerina.

A região de Tillabéri tem sido palco de ações sangrentas de grupos 'jihadistas' ligados à Al-Qaida e ao Estado Islâmico desde 2017.

No início de outubro, o Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU (OCHA) advertiu num relatório que "uma grande crise alimentar" era de temer na região de Tillabéri, onde quase 600.000 pessoas já estão expostas à insegurança alimentar.

Leia Também: Começa julgamento do homicídio do primeiro presidente do Burkina Faso

Recomendados para si

;
Campo obrigatório