Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Pelo menos 250 palestinianos presos em Israel em greve de fome

Pelo menos 250 prisioneiros palestinianos em Israel iniciaram uma greve de fome em protesto contra a sua transferência para celas isoladas, indicou hoje o Clube de Prisioneiros Palestinianos.

Pelo menos 250 palestinianos presos em Israel em greve de fome
Notícias ao Minuto

16:48 - 13/10/21 por Lusa

Mundo Israel/Palestina

A organização, que representa os presos, disse que esta última greve visa protestar contra a instalação dos prisioneiros do grupo Jihad Islâmica em celas isoladas, separando-os de outros detidos.

Qadura Fares, presidente do clube, disse que pelo menos 250 prisioneiros pertencentes à Jihad Islâmica, distribuídos por várias instalações, participam na greve e que 100 deles começarão a recusar água após uma semana.

Os serviços penitenciários de Israel indicaram não ter conhecimento de nenhuma greve de fome coletiva e negaram ter isolado os prisioneiros da Jihad Islâmica, adiantando que, pelo contrário, foram misturados com os restantes presos, segundo a agência noticiosa norte-americana Associated Press.

De acordo com a AP, os serviços prisionais israelitas disseram que os detidos daquele grupo armado não estavam contentes com a mudança e reconheceram que tem havido "tensão".

A greve de fome, liderada pela Jihad Islâmica, ocorre num contexto tenso devido à fuga de seis presos palestinianos de uma prisão de alta segurança em Israel no mês passado.

Todos os evadidos, cinco dos quais pertencem à Jihad Islâmica, foram apanhados em algumas semanas, mas a fuga embaraçou as autoridades israelitas e foi vista como um golpe de desafio pelos palestinianos, que a aplaudiram.

Israel detém atualmente mais de 4.600 palestinianos devido ao conflito israelo-palestiniano, desde condenados por ataques mortais contra israelitas a ativistas políticos e adolescentes que atiram pedras contra soldados do Estado hebreu.

Leia Também: Sally Rooney recusa tradução para hebreu devido a conflito com Palestina

Recomendados para si

;
Campo obrigatório