Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Governo tanzaniano saúda Nobel da Literatura de Abdulrazak Gurnah

O Governo tanzaniano aplaudiu hoje a atribuição do Prémio Nobel da Literatura a Abdulrazak Gurnah, nascido em Zanzibar e que vive atualmente no Reino Unido, considerando que é uma "vitória" para a Tanzânia e para o continente africano.

Governo tanzaniano saúda Nobel da Literatura de Abdulrazak Gurnah
Notícias ao Minuto

18:02 - 07/10/21 por Lusa

Mundo Tanzânia

"Fez, sem dúvida, justiça à sua profissão. A sua vitória é a vitória da Tanzânia e de África", escreveu o porta-voz do executivo tanzaniano no portal Twitter, citado pela agência France-Presse.

A Academia Sueca anunciou hoje a atribuição do prémio Nobel da Literatura 2021 ao escritor Abdulrazak Gurnah "pela sua penetração descomprometida e compassiva dos efeitos do colonialismo e do destino dos refugiados no espaço entre culturas e continentes".

Abdulrazak Gurnah nasceu em 1948 em Zanzibar, um arquipélago na costa este africana, mas exilou-se desde os 18 anos no Reino Unido, onde se reformou recentemente da Universidade de Kent, onde foi professor de Literatura Inglesa e Pós-Colonial.

"A sua partida [de Zanzibar] explica o papel central que o exílio tem em toda a sua obra, mas também a sua ausência de nostalgia por uma África primitiva e pré-colonial", afirmou a Academia Sueca.

No entender do comité, a obra literária de Abdulrazak Gurnah é um "retrato vívido e preciso de uma outra África, numa região marcada pela escravatura e por diferentes formas de repressão de vários regimes e poderes colonialistas: português, indiano, árabe, alemão e britânico".

Autor de obras como "Paradise" (1994) e "Afterlives" (2020), Abdulrazak Gurnah "tem sido amplamente reconhecido como um dos mais proeminentes escritores do pós-colonialismo".

Em Portugal, tem apenas um livro editado, "Junto ao Mar", pela Difel, em 2003.

"As personagens deslocadas de Gurnah, em Inglaterra ou no continente africano, encontram-se entre culturas e continentes, entre a vida deixada para trás e a que está por vir, enfrentam racismo e preconceito, mas também obrigam-se a silenciar a verdade ou a reinventar uma biografia para evitar um confronto com a realidade", justificou a academia.

O Nobel da Literatura é um prémio concedido anualmente, desde 1901, pela Academia Sueca a autores que fizeram notáveis contribuições ao campo da literatura, e tem um valor pecuniário superior a 900 mil euros.

Leia Também: Escolha do Nobel 2021 prova que literatura está de boa saúde

Recomendados para si

;
Campo obrigatório