Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Estátua hiper-realista de rapariga a afogar-se causa polémica em Bilbau

Ideia da enigmática instalação, criada pelo artista mexicano Ruben Orozco, é criar debate em torno da sustentabilidade do planeta.

Notícias ao Minuto

15:23 - 01/10/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Ruben Orozco

A estátua de uma rapariga a afogar-se levantou uma onda de polémica em Bilbau, com muitos residentes da cidade a queixarem-se da assustadora imagem com que foram surpreendidos, na semana passada, ao passar pela margem do rio Nervion, onde a instalação foi colocada.

A estátua, que se chama 'Bihar' ('amanhã', em basco), foi criada pelo artista hiper-realista Ruben Orozco para a Fundação BBK, a organização de solidariedade da instituição bancária Kutxabank.

À medida que a maré sobe e desce, a estátua de fibra de vidro com 120 quilos ora fica à tona da água ora submersa. De acordo com a BBK, trata-se de um reflexo do que pode acontecer "se continuamos a apostar em modelos insustentáveis", como aqueles que contribuem para as alterações climáticas.

O intuito é encorajar o debate em torno da sustentabilidade. Nas palavras do artista mexicano, a ideia é que as pessoas tenham consciência de que "as suas ações podem afundar-nos ou manter-nos à tona da água".

Leia Também: Alterações climáticas: Governo abre concursos para financiar projetos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório