Meteorologia

  • 28 JANEIRO 2022
Tempo
17º
MIN 9º MÁX 17º

Edição

Vídeos do vulcão em La Palma sucedem-se. Recomendado o uso de máscara

Imagens do vulcão que entrou em erupção no passado dia 19 multiplicam-se nas redes sociais. Chegada da lava ao mar trouxe preocupações relativamente à qualidade do ar.

"Confinados em La Palma: como nos piores dias da pandemia, mas com explosões e chuva de cinzas", escreve hoje o El Pais para resumir a atualidade do que se vive na ilha espanhola afetada pelo vulcão. Numa altura em que a lava do Cumbre Vieja prossegue o seu trajeto no mar, as autoridades de La Palma recomendam à população que use máscaras FFP2 para sair à rua nas zonas afetadas.

Isto porque a intensa queda de cinzas  que se tem feito sentir está a prejudicar a qualidade do ar. Nas zonas onde a situação é mais grave, é mesmo pedido aos habitantes que fiquem em casa. 

Os valores de dióxido de enxofre aumentaram na quinta-feira nos municípios de Tazacorte e Los Llanos de Aridane, no entanto, os especialistas tranquilizaram a população, assegurando que aqueles valores não causam risco para a saúde. 

No vídeo da galeria acima pode ver-se a nuvem de fumo causada pela chegada da lava ao mar. São verdadeiros rios de lava a correr até ao oceano, como pode ver no vídeo abaixo. 

Desde que entrou em erupção, no passado dia 19 de setembro, o vulcão Cumbre Vieja já engoliu 855 edifícios, destruindo parcialmente outros 126. A chegada da lava ao mar obrigou a confinar 4.600 pessoas

Leia Também: Vulcão mais ativo do mundo entra em erupção. As imagens do Kilauea

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório