Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Vacina para alunos da Califórnia. Empresas com menos apoios

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Vacina para alunos da Califórnia. Empresas com menos apoios
Notícias ao Minuto

07:36 - 01/10/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Adeus, (maioria) das restrições. Portugal continental avança hoje para a última etapa de levantamento das medidas impostas para controlar a pandemia, um plano que dependeu do ritmo da vacinação. Restaurantes e lojas passam a não ter limitação do número de clientes e os bares e discotecas reabrem. Recorde tudo aqui.

Pela parte do Governo, o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, considerou que "não há precipitação" nas decisões do Governo sobre o desconfinamento, quando ainda não se atingiu a meta de 85% da população com a vacinação completa.

E as normas de isolamento mudaram. As pessoas com vacinação completa que tenham tido um contacto de risco deixam de fazer isolamento se testarem negativo à Covid-19, exceto se forem coabitantes e partilharem o mesmo quarto com a pessoa que testou positivo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de sábado. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes.

23h36 - Espanha regista 2.037 novos casos e 48 mortes nas últimas 24 horas. A Espanha registou 2.037 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, tendo o Ministério da Saúde espanhol também notificado mais 48 mortes atribuídas à doença durante esse período.

22h43 - Vacinação vai ser obrigatória para os alunos na Califórnia. Todos os alunos da Califórnia elegíveis para a vacina contra a covid-19 devem ser vacinados se querem assistir presencialmente às aulas, no ensino público ou privado, anunciou hoje o governador deste estado norte-americano.

21h31 - Governo vai apoiar com 400 mil euros projetos de consumidores endividados. Através do Ministério da Economia e Transição Digital, o Governo vai disponibilizar um montante global de até 400 mil euros para "projetos de promoção dos direitos dos consumidores". "Este instrumento surge num momento em que é necessário prestar apoio aos consumidores mais vulneráveis e, especialmente, aos mais afetados pela pandemia de Covid-19", destaca o ministro Siza Vieira.

21h03 - Tutela analisa queixa contra colégio que fez documento contra vacinação. Inspeção-Geral da Educação e Ciência vai analisar uma queixa de pais de um colégio de Lisboa que receberam uma carta aberta a defender que as crianças não deveriam ser vacinadas contra a Covid-19, disse hoje a tutela. Em causa está o facto de encarregados de educação do colégio 'O Pelicano', em Lisboa, terem recebido de auxiliares uma carta aberta, datada de julho, em que diversos médicos sustentam que a vacina tem poucos benefícios nos jovens e nas crianças, situação que motivou descontentamento

20h33 - Empresas com apoio à retoma caem quase 60%. O número de empresas a beneficiar do apoio à retoma está em queda há cinco meses e em setembro caiu quase 60% face a agosto, para 2.168, revelam as estatísticas mensais publicadas pela Segurança Social

19h22 - Intensidade epidémica em Portugal passa de moderada a reduzida. Acaba de ser divulgado o Relatório de Monitorização das Linhas Vermelhas, da DGS e do INSA, e que dá conta de que após a análise dos diferentes indicadores- incidência, testagem, internamentos, variantes, e mortalidade - aponta para "uma atividade epidémica de intensidade reduzida, com tendência decrescente a nível nacional, assim como uma reduzida pressão nos serviços de saúde e impacto na mortalidade com tendência decrescente". 

18h48 - Viajantes que cheguem a Portugal deixam de ter de cumprir isolamento. O anúncio feito pelo Executivo, no seguimento da entrada em vigor da nova fase de desconfinamento 

18h29 - Alcoutim é o único concelho de Portugal em risco extremo. E há apenas dois em risco muito elevado, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) hoje divulgado

18h14 - Rt inferior a 1, mas com ligeiros aumentos. Todas as regiões de Portugal continental apresentam um índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 inferior a 1, mas registaram um aumento deste indicador em relação à semana anterior, indicou hoje o INSA

17h56 - Índia impõe testes e quarentena a viajantes britânicos. O anúncio foi feito hoje e visa os cidadãos britânicos que chegarem ao país. Os mesmo serão submetidos a testes e a uma quarentena obrigatória de dez dias, em resposta a medidas idênticas impostas aos indianos que visitam o Reino Unido.

17h32 - Incidência continua a descer e Rt a subir. Portugal reportou, nas últimas 24 horas, quatro óbitos e 696 novos contágios relacionados com a Covid-19. Os dados constam no mais recente boletim epidemiológico, revelado esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Há, neste momento, 357 pessoas internadas (menos nove em relação à véspera), dos quais 67 doentes (mais um) em Unidades de Cuidados Intensivos.

De acordo com o mesmo relatório, a incidência desceu (101,7 por 100 mil habitantes a nível nacional e 103,0 a nível do Continente), enquanto o Rt subiu para 0,89, tanto a nível continental como nacional.

17h23 - Itália notifica 52 óbitos e 3.405 novos casos de infeção. O número total de mortes é agora de 130.973, o segundo maior número de mortes na Europa (depois do Reino Unido) e nono maior no mundo

16h55 - Cabo Verde prorroga Contingência. O Governo cabo verdiano prorrogou por mais dois meses a situação de contingência em todo o país e as discotecas só reabrem a partir de 1 de dezembro, com os clientes obrigados a apresentar certificado de vacinação completo

16h38 - Colégio de Lisboa distribui aos pais carta aberta contra vacinação. Encarregados de educação de um colégio em Lisboa denunciaram hoje ter recebido na escola uma carta aberta, datada de julho, que considera que os jovens e as crianças não devem ser vacinados contra a Covid-19, considerando a situação "muito peculiar"

16h23 - "Não ficar isolado não quer dizer que não se tomem medidas". A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, esclarece a alteração da norma sobre o isolamento profilático que, por exemplo, reduz o número de dias para não vacinados

"Por regra e por norma", uma pessoa que tenha tido um contacto com grande exposição, mas que esteja corretamente vacinada fica, a partir de agora, isento de isolamento profilático, mas deve "manter alguma disciplina, nos seguintes 14 dias", avisa.

15h57 - Açores querem vacinar contra a gripe 60% da população com 65 anos ou mais. A Direção Regional da Saúde dos Açores anunciou hoje que pretende vacinar contra a gripe 60% da população com idade igual ou superior a 65 anos, no âmbito da operação em curso desde 29 de setembro.

15h09 - Siza Vieira olha com "confiança" para última fase do desconfinamento. O ministro da Economia, Siza Vieira, disse hoje que o sucesso da vacinação contra a Covid-19 em Portugal permite encarar com "confiança" a última fase de desconfinamento, embora considere que é necessário continuar atento à evolução da doença.

"Nós continuamos a ter uma pandemia no mundo e continuamos a ter a necessidade de vigiar muito atentamente aquilo que é a avaliação de novas variantes e a evolução da doença no nosso país em função até das condições climatéricas", disse Siza Vieira, em declarações à Lusa, à margem de uma visita à fábrica da Bosch, em Aveiro.

14h56 - Distanciamento para prática de exercício em ginásios baixa para 1,5 m. O distanciamento físico mínimo na prática de exercício em ginásios e clubes baixa de três metros para 1,5 metros, segundo uma orientação da Direção-Geral da Saúde, que recomenda a apresentação do "Certificado Digital Covid" para entrar nestes espaços.

14h04 - Sindicato dos médicos angolanos é favorável à vacinação obrigatória. O presidente do Sindicato Nacional dos Médicos de Angola defendeu hoje a vacinação obrigatória contra a Covid-19, porque o país não tem capacidade de resposta para um quadro de descontrolo da doença.

13h42 - Parlamento da Madeira retoma plenários dia 6 com todos os deputados. A Assembleia Legislativa da Madeira retoma em 6 de outubro os trabalhos parlamentares, depois de uma interrupção de quase três meses, com a realização de plenários com os 47 deputados, anunciou hoje o presidente do Parlamento.

13h01 - Açores registam 30 novos casos nas últimas 24 horas. A Autoridade Regional de Saúde dos Açores diagnosticou nas últimas de 24 horas 30 novos casos de covid-19, registando ainda a recuperação de oito pessoas e 10 doentes internados, segundo o boletim hoje divulgado. Do total de casos, 27 registaram-se em São Miguel, dois na Terceira e um no Faial, resultantes de 914 análises realizadas.

12h22 - Macau confirma origem de novo surto que levou a testes em massa. As autoridades de Macau confirmaram hoje que o surto de Covid-19 que levou à realização de testes em massa à população, totalizando sete infeções, teve origem no mesmo caso, um viajante da Turquia, diagnosticado na sexta-feira passada.  

12h06 - "Quase sem gente para vacinar". Sucesso português é notícia nos EUA. Programa de vacinação contra a Covid-19 bem sucedido no nosso país atravessou o Atlântico e foi notícia nos Estados Unidos. The Washington Post sublinha o processo e não esquece o vice-almirante Gouveia e Melo.

12h04 - Rússia atinge novo máximo de mortes pelo quarto dia consecutivo. A Rússia registou 887 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, atingindo, pelo quarto dia consecutivo, um novo máximo de óbitos relacionados com a doença, segundo dados publicados hoje pelo centro operacional contra a pandemia.

11h49 - Portugal regista 15.922 reações adversas às vacinas. Houve 15.922 suspeitas de reações adversas às vacinas contra a Covid-19 em Portugal, das quais 5.929 foram classificadas como graves e que incluem 85 casos de morte em idosos, segundo dados do Infarmed.

"Os casos de morte ocorreram num grupo de indivíduos com uma mediana de idades de 77 anos e não pressupõem necessariamente a existência de uma relação causal entre cada óbito e a vacina administrada, decorrendo também dentro dos padrões normais de mortalidade da população portuguesa", ressalva o 'Relatório de Farmacovigilância'.

11h10 - Vacinados que testem negativo deixam de precisar de isolamento. As pessoas com vacinação completa que tenham tido um contacto de risco deixam de fazer isolamento se testarem negativo à Covid-19, exceto se forem coabitantes e partilharem o mesmo quarto com a pessoa que testou positivo.

Segundo a norma hoje divulgada pela Direção Geral da Saúde (DGS), estão obrigados a isolamento os contactos de casos confirmados no contexto de surtos em lares e noutras estruturas para pessoas idosas, unidades de cuidados continuados, de acolhimento de crianças e jovens em risco, cadeias e centros de acolhimento de migrantes e refugiados.

10h07 - DGS emite referencial para as escolas. A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu, esta quinta-feira, um documento onde refere as medidas para o controlo da transmissão da Covid-19 em contexto escolar no ano letivo 2021/2022, que agora teve início. Neste, a autoridade indica quem (e quando) deve utilizar máscara nas escolas, quando alguém deve realizar um teste laboratorial e quais os cuidados a ter durante o transporte de e para o estabelecimento de ensino, entre outras recomendações. 

Leia aqui o documento

09h32 - Um em cada quatro idosos sente-se só e tem sintomas depressivos. Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) concluíram que um em cada quatro idosos se sente só e tem sintomas depressivos, apelando para que sejam adotadas "medidas urgentes" para "combater a epidemia da solidão".

08h59 - Empresas, já abriram as candidaturas para a ajuda pós-moratórias. Medida tem como objetivo ajudar as empresas mais afetadas pela pandemia no pagamento das suas obrigações, numa altura em que já terminaram as moratórias bancárias. Fique a par.

08h35 - Estudo deteta vírus similares e sugere origem natural da doença. Pesquisas realizadas com morcegos em Laos e na China revelam que os animais são portadores de vírus mais de 95% idênticos ao SARS-CoV-2, o que por sua vez sugere a origem do novo coronavírus. Saiba tudo aqui.

08h26 - CC e Passaporte. Casa Aberta para renovação e levantamento arranca amanhã. Os cidadãos que necessitem de renovar ou levantar o Cartão de Cidadão (CC) ou o Passaporte podem fazê-lo, nos próximos oito sábados entre 2 outubro e 20 de novembro, em horário alargado, das 9h00 às 22h00, em nove Lojas de Cidadão no país, anunciou o Governo, esta sexta-feira. 

08h04 - Chile deixa estado de emergência imposto desde março de 2020. O Chile deixa hoje de estar sob um estado de emergência decretado na sequência da pandemia, pondo fim ao recolher obrigatório que tem sido imposto em todo o país desde março de 2020. Nas últimas 24 horas o país registou 895 casos, o número mais alto em seis semanas.

07h32 - Alemanha reporta mais 73 mortes e 10.118 novos casos. A Alemanha reportou, nas últimas horas, mais 73 mortes e 10.118 novos casos relacionados com a Covid-19. Os dados foram revelados esta sexta-feira pelas autoridades de saúde. No total, desde o início da pandemia, o país somou 93.711 vítimas mortais e 4.237.619 infeções

07h20 - Fármacos sem eficácia? Bolsonaro diz que foi alvo de troça em Portugal. O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse na quinta-feira que foi alvo de troça em Portugal pelo facto de o seu Governo defender o uso de fármacos sem comprovação científica contra a Covid-19. "Eu vi um deboche [troça] de uma televisão portuguesa em cima da gente. Não sei se viram esse filme aí. O repórter falando que entrevistou o [Hamilton] Mourão [vice-presidente do Brasil]. Perguntaram o que é que o Mourão tomou [quando esteve infetado] e ele falou: 'tomei isso'", começou por contar Bolsonaro.

"Daí, a repórter brasileira pergunta: 'tomou isso? mas não tem comprovação científica contra a covid-19!' e o Mourão respondeu: 'mas eu estou vivo'. Piada em Portugal. Piada!", criticou o mandatário brasileiro.

07h14 - A batida da música volta a ecoar nas pistas de dança e abafa o aspirador. A batida da música abafa o som do aspirador na pista da discoteca Mome, em Lisboa, a poucas horas da reabertura e depois de 18 meses encerrada, cruzando-se a entrega do gelo com os últimos retoques de pintura.

07h10 - Lojas e restaurantes sem restrições e discotecas e bares reabrem hoje. A partir desta sexta-feira, os estabelecimentos comerciais, restaurantes, cafés e a generalidade do comércio deixam de estar limitados a um número máximo de clientes ou de pessoas por grupo, sendo também levantadas as restrições aos seus horários de funcionamento.

Os espaços de diversão noturna, encerrados desde março de 2020 devido à pandemia de Covid-19, podem voltar a funcionar, numa altura em que o país está prestes a atingir os 85% dos residentes com a vacinação completa.

07h07 - Portugal entra hoje na última fase de levantamento de restrições. Portugal continental avança hoje para a última etapa de levantamento das restrições impostas para controlar a pandemia, um plano que dependeu do ritmo da vacinação, que está muito perto de atingir a meta dos 85%.

Este plano de desconfinamento era composto por três fases: a primeira entrou em vigor a 1 de agosto, com 57% da população com a vacinação completa contra a Covid-19, e a segunda iniciou-se a 23 do mesmo mês, quando 70% dos portugueses já tinham recebido as duas doses da vacina.

O que muda a partir de hoje? Leia aqui.

07h02 - OMS pede que países americanos apoiem acordo para enfrentar pandemias. O diretor-geral das Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu hoje aos países americanos que apoiem um acordo "juridicamente vinculativo" para enfrentar futuras pandemias, devido ao forte impacto da Covid-19 na região, no último ano e meio.

07h00 - Bom dia! Iniciamos aqui um novo registo para que possa acompanhar todas as incidências relacionadas com a Covid-19. Para recordar as notícias de ontem, clique aqui.

Leia Também: Portugal entra hoje na última fase de levantamento de restrições

Recomendados para si

;
Campo obrigatório