Meteorologia

  • 30 NOVEMBRO 2021
Tempo
MIN 7º MÁX 12º

Edição

Presidente de Angola recebido pelo Rei de Espanha no início de visita

O Presidente de Angola foi recebido esta manhã pelo Rei de Espanha no início de uma visita oficial de dois dias, que inclui um encontro com o primeiro-ministro espanhol, para passar em revista a cooperação entre os dois países.

Presidente de Angola recebido pelo Rei de Espanha no início de visita

Felipe VI recebeu João Lourenço no portão do Palácio da Zarzuela, residência dos reis nos arredores de Madrid, e depois acompanhou-o até à Sala de Audiências para uma fotografia oficial, tendo-se juntado em seguida as delegações dos dois países.

Do lado angolano estavam presentes o ministro dos Negócios Estrangeiros, Teté António, e o embaixador de Angola em Espanha, José Luís de Matos Agostinho, e do lado espanhol, o subsecretário dos Negócios Estrangeiros, Luís Manuel Cuesta, e o embaixador de Espanha em Angola, Manuel Hernández Ruigómez.

Felipe VI e João Lourenço, acompanhados pelas duas delegações, estiveram em seguida reunidos.

O Presidente angolano é o convidado de honra de um almoço oferecido pelos reis de Espanha no Palácio Real de Madrid, a partir das 14:15 locais (13:15 em Lisboa).

Da parte da tarde, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, irá receber João Lourenço às 17:00 (16:00) no Palácio da Moncloa, a sede do Governo.

Fonte do Governo espanhol disse à agência Lusa que a deslocação de João Lourenço "retribui" a visita oficial feita a Angola em 07 de abril por Pedro Sánchez, que na ocasião foi acompanhado por representantes de várias empresas espanholas.

Madrid considera as ex-colónias portuguesas de Angola e Moçambique países "prioritários" na sua ambiciosa estratégia para aumentar as relações económicas e diplomáticas com África.

Dias antes de ter partido para Luanda, Sánchez apresentou o plano "Foco África 2023" que espera que marque um ponto de viragem nas relações de todo o tipo com o continente africano, a fim de alcançar uma "nova parceria estratégica" em que Madrid possa liderar a ação da União Europeia com esta parte do mundo.

Segundo a agenda do Presidente da República de Angola, João Lourenço encerra a visita a Espanha na quarta-feira, dia em que tem previsto visitar "objetivos infraestruturais e institucionais na capital espanhola".

A visita à capital espanhola "conclui" a "ação de diplomacia" angolana no estrangeiro, que incluiu Washington (sede do Governo norte-americano e de várias instituições económicas internacionais), Nova Iorque (sede das Nações Unidas) e Madrid.

Leia Também: Desigualdade na administração de vacinas é "chocante", diz João Lourenço

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório