Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: Comparticipação vai acabar; Vacinação? Norte já superou meta

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Comparticipação vai acabar; Vacinação? Norte já superou meta
Notícias ao Minuto

08:00 - 28/09/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

O Governo anunciou, na manhã desta terça-feira, a extinção da task force da vacinação contra a Covid-19. O anúncio foi feito pelo, até agora, coordenador, Henrique Gouveia e Melo, numa cerimónia que contou com a presença do primeiro-ministro e dos ministro da Saúde e Defesa. "Entrego a minha missão, está terminada", disse o vice-almirante. O esforço de vacinação ficará agora a cargo de um pequeno grupo de militares.

O  país está próximo de atingir os 85% da população totalmente vacinada, a referência definida pelo Governo para avançar para esta terceira etapa do plano de alívio das restrições impostas para controlar a pandemia, que entram em vigor a 1 de outubro.

De acordo com os dados mais recentes, Portugal registou 600 novos casos de Covid-19 e sete mortes. Desde o início da pandemia morreram em Portugal 17.962 pessoas e foram registados 1.067.775 casos de infeção.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h11 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de terça-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes.

00h09 - Investigadores da Universidade de Cambridge defendem num estudo publicado hoje um novo modelo para aferir a evolução da pandemia de Covid-19, em vez do indicador atualmente utilizado para apurar a transmissão de infeções.

23h19 - As autoridades de Saúde brasileiras reportam, esta terça-feira, mais 15.395 casos de infeção por novo coronavírus e 793 mortes associadas à Covid-19.

De acordo com o reportado pelas secretarias regionais de Saúde (CONASS), o país, com 213 milhões de habitantes, acumula 21.381.790 contágios confirmados desde o registo do seu primeiro caso, em São Paulo, em fevereiro do ano passado, e 595.446 pessoas morreram.

Ainda de acordo com as autoridades sanitárias, a incidência da doença é agora de 283 mortes e 10.174 casos por cada 100 mil habitantes.

22h07 - São Tomé e Príncipe registou mais uma morte por Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para cinquenta, e 59 novas infeções da doença, subindo o total acumulado de casos para 3.408 desde o início da pandemia, foi hoje anunciado.

21h50 - Cabo Verde somou mais 29 novos casos positivos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para um total de 37,501 casos acumulados desde o início da pandemia, informou hoje o Ministério da Saúde.

20h21 - Contágios subiram nas últimas horas em França, em dia com mais 60 óbitos devido ao SARS-CoV-2

19h53 - Acaba de ser divulgado o relatório da vacinação contra a Covid-19 e que indica que 84% (mais de 8, 6 milhões de pessoas) já completou a vacinação. Destaque para a região Norte e não só vacinou mais, na última semana, como já superou a meta dos 85% da sua população vacinada com duas doses. Já a região do Algarve é a que está mais atrasada, com apenas 77% da população com a vacinação completa.

19h44 - Ministério da Saúde confirma: os testes rápidos de antigénio vão deixar de ser comparticipados a partir de outubro. "É expectável que a população-alvo abrangida por este regime - maiores de 12 anos que não tenham completado o seu esquema vacinal há pelo menos 14 dias e que não tenham tido Covid-19 há menos de seis meses - seja residual, pelo que não se justifica a prorrogação deste regime", confirmou à Lusa o gabinete de Marta Temido

19h33 - Mais doses a caminho de Moçambique. O Ministério dos Negócios Estrangeiros informa, em comunicado enviado às redações, que vai enviar mais 110 mil doses de vacinas contra a Covid-19 para o país, assim como "material necessário para viabilizar a sua administração", como seringas e agulhas.

O lote tem previsão de chegada amanhã a Maputo, onde será entregue às autoridades competentes moçambicanas pela Embaixada de Portugal.

19h22 - O jornal Público está a avançar que o Governo não vai renovar a comparticipação dos testes rápidos, um regime excecional que entrou em vigor em julho deste ano e que não será renovado no próximo mês.

19h03 - A carta de despedida da Task Force. "Termina hoje, 28 de setembro, a Task Force para a elaboração do Plano de Vacinação contra a COVD-19 em Portugal", começa a carta enviada aos vários meios de comunicação.

"Esperemos ter estado à altura da importância da missão que agora termina e que permitiu salvar vidas, libertar a economia e agora, paulatinamente, retomar à normalidade"

18h36 - O Grupo Parlamentar do PSD requereu hoje uma audição no Parlamento, com o coordenador da Task Force responsável pela vacinação contra a Covid-19, o vice-almirante Gouveia e Melo, para fazer um balanço do processo.

18h34 - A Madeira sinalizou 21 novos casos de Covid-19 e mais sete recuperados nas últimas 24 horas, num dia em que as autoridades de saúde têm identificadas 105 situações ativas e registam quatro pessoas hospitalizadas, foi hoje anunciado.

17h40 - Cantora dada como desaparecida estava, afinal, a recuperar da Covid. Falamos de Kelly Price, uma cantora norte-americana, que foi dada como desaparecida pela família, mas estava no hospital

17h07 - Incidência continua a descer (também) na vizinha Espanha. O Ministério da Saúde espanhol reporta, esta terça-feira, um acréscimo de 2.290 casos de contágio ao balanço total, uma descida em relação à véspera (5.039), sendo que na segunda-feira são contabilizados os casos de sexta-feira anterior até domingo

16h53 - Taxa de positividade desce em Itália. As autoridades sanitárias italianas indicam que taxa de positividade do vírus passou de 1,4% para 0,9%, ou seja, por cada 100 testes realizados, menos de um é positivo

16h35 - No dia do adeus, Gouveia e Melo e notícia além fronteiras. Saiba o que o Financial Times escreveu sobre o coordenador da Task Force da vacinação contra a Covid-19

16h21 - Já são conhecidos os números da Covid das últimas horas no Reino Unido e que apontam para uma ligeira descida no casos diários em relação à véspera

16h19 - "Contributo das Forças Armadas foi essencial". Agora via Twitter, o primeiro-ministro voltou a agradecer "todo o trabalho" da Task Force "sob a liderança do vice-almirante Gouveia e Melo".

16h15 - Segundo o estudo 'Navigating the Delta Variant and the Future of Covid-19', durante a pandemia, foram perdidos 245 milhões de postos de trabalho, 40 milhões de crianças não receberam educação pré-escolar e, em alguns países, verificou-se um crescimento de 30% nos casos de violência doméstica

16h16 - Testes em massa em Macau concluídos. As autoridades de Macau anunciaram hoje que os resultados dos testes de Covid-19 à população, iniciados no sábado e concluídos hoje, foram "todos negativos", tendo sido testadas quase 690 mil pessoas

16h01 - Ramaphosa pede alívio urgente dos direitos de propriedade sobre vacinas
 
O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, pediu hoje à OMC um alívio urgente dos direitos de propriedade intelectual sobre vacinas e outras tecnologias médicas utilizadas contra a Covid-19, perante a grave escassez de doses que os países pobres enfrentam. "O mundo está a sofrer atualmente os efeitos debilitantes da desigualdade nos padrões de produção globais. Embora o engenho humano tenha produzido várias vacinas anti-covid-19 seguras e eficazes, a inércia humana e o egocentrismo limitaram gravemente o acesso a estas vacinas a muitas pessoas em todo o mundo", afirmou Ramaphosa.

15h42 - Testes antigénio da Genrui alvo de reclamações. Eis como deve proceder

De acordo com a Autoridade Nacional do Medicamento, os incidentes reportados estão relacionados com o facto de o tubo de diluição da amostra não apresentar líquido ou apresentar um volume de líquido insuficiente para prosseguir com o teste e obter um resultado válido. Se o seu autoteste tiver ausência de líquido ou quantidade insuficiente não o utilize, peça a substituição do mesmo, apela o Infarmed. Saiba mais aqui.

15h18 - Açores com 14 novos casos de infeção e 13 recuperações
 
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 14 novos casos positivos de covid-19, sendo 13 em São Miguel e um no Faial, enquanto 13 pessoas recuperaram da doença, informou hoje a Autoridade de Saúde açoriana. No seu boletim diário, a autoridade adianta que "em São Miguel há três casos que resultam do rastreio à chegada a viajantes, sendo um residente e dois não residentes" e "os restantes casos são em contexto de transmissão comunitária".

14h26 - N'Golo Kanté testa positivo à Covid-19 e falha a visita à Juventus

Thomas Tuchel anunciou, ao início da tarde desta terça-feira, em conferência de imprensa, que N'Golo Kanté foi diagnosticado com uma infeção pelo novo coronavírus, pelo que irá desfalcar as opções do Chelsea na visita à Juventus. Além do internacional francês, o treinador alemão também não poderá contar com Christian Pulisic, Reece James e Mason Mount na partida da segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

14h09 - Bruxelas já desembolsou 51,5 mil milhões a 16 países em pré-financiamento
 
A Comissão Europeia já desembolsou 51,5 mil milhões de euros a 16 Estados-membros da UE em pré-financiamento das verbas da recuperação pós-crise da Covid-19, entre os quais Portugal e hoje Áustria, República Checa e Croácia. "Incluindo os pagamentos feitos hoje [à Áustria, República Checa e Croácia], a Comissão já mobilizou até agora 51,5 mil milhões de euros para 16 Estados-membros em pré-financiamento" dos Planos nacionais de Recuperação e Resiliência (PRR), anunciou a porta-voz do executivo comunitário para os assuntos económicos e financeiros, Veerle Nuyts.

14h02 - Portugal regista mais 600 casos de Covid-19 e sete mortes

Portugal somou, nas últimas 24 horas, mais 600 novos casos e sete mortes relacionados com a Covid-19, indica o boletim epidemiológico da DGS divulgado esta terça-feira. Trata-se de um aumento de 0,06% nos novos casos de infeção e de 0.04% no que toca aos óbitos. Neste momento, há 30.547 casos ativos da doença, menos 738 que ontem.

13h18 - A estratégia que tornou vacinação "cambaleante" em referência mundial
 
O arranque "cambaleante" da vacinação levou a `task force´ a criar um estado-maior para planear e controlar um processo que, cerca de 240 dias depois, termina como uma referência internacional, refere um documento a que a Lusa teve acesso. Iniciado a 27 de dezembro de 2020, os primeiros meses do plano de vacinação para combater o vírus SARS-CoV-2 "foram inseguros e cambaleantes, originando, uma descredibilização, por parte da opinião pública, em grande parte devido aos inúmeros casos de suposta vacinação indevida", avança o documento da `task force´ que vai ser publicado na Wikipédia sobre a organização e estratégia desenvolvida desde fevereiro.

12h59 - Delta continua a corresponder a 100% dos casos "em todas as regiões"

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) revelou, esta terça-feira, mais um relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal. De acordo com o INSA, entre os dias 13 e 19 de setembro, "a variante Delta (B.1.617.2) apresentou uma frequência relativa de 100% em todas as regiões". "Do total de sequências da variante Delta analisadas até à data, 66 apresentam a mutação adicional K417N na proteína Spike (sub-linhagem AY.1), sendo que não é detetado qualquer caso associado a esta sub-linhagem desde o dia 22 de agosto", esclarece ainda o instituto.

12h33 - Restrições serão levantadas mesmo que chegada à meta dos 85% 'atrase'
 
O primeiro-ministro e a ministra da Saúde garantiram, esta terça-feira, que o Governo manterá o levantamento do conjunto de restrições anti-Covid-19 a 1 de outubro, mesmo que nesse dia o país não tenha atingido por décimas a meta de 85% de cidadãos vacinados. A posição foi transmitida por António Costa em declarações aos jornalistas, depois de interrogado se o país avança em 01 de outubro para a terceira fase do plano do Governo de levantamento das restrições mesmo que Portugal não tenha atingido por algumas décimas os 85% de população vacinada com duas doses contra a Covid-19.

12h23 - Pandemia matou mais de 4,75 milhões de pessoas em todo o mundo

A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 4.752.875 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Press. Mais de 232.273.010 pessoas foram infetadas pelo novo coronavírus em todo o mundo, segundo o balanço, feito às 10h00 TMG (11h00 em Lisboa) de hoje com base em fontes oficiais. 

12h18 - Ministra da Saúde faz "balanço francamente positivo" da vacinação
 
A ministra da Saúde, Marta Temido, fez hoje um "balanço francamente positivo" do processo de vacinação contra a Covid-19, cuja 'task force' de coordenação foi hoje dada por encerrada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo. Com 84,03% da população residente com a vacinação completa, Marta Temido salientou o esforço de coesão nacional feito pelo governo, expresso em reuniões semanais para acompanhamento do planeamento da operação logística, mas valorizou, sobretudo o esforço dos portugueses. 

12h12 - "Sem as medidas adotadas, o desemprego teria sido o dobro", reitera Costa

O primeiro-ministro, António Costa, reiterou, esta terça-feira, que sem as medidas adotadas no âmbito da pandemia, a taxa de desemprego tinha crescido mais e "teria sido o dobro". O governante destacou que os números do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados na semana passada revelam bem a "queda brutal que sofremos". "Na semana passada, quando o INE revelou os números da queda da economia em 2020 vimos a queda brutal que sofremos. Foi seguramente anestesiado pelo conjunto de medidas ativas que foram adotadas, em particular as de proteção do emprego", disse o primeiro-ministro, em declarações aos jornalistas, justificando que "sem as medidas adotadas, o desemprego teria sido o dobro"

12h10 - Portugal já doou quase dois milhões de vacinas

Portugal já doou aproximadamente dois milhões de vacinas contra a Covid-19, revelou hoje o coordenador da 'task force' da vacinação, que oficializou também o fim da sua missão de gestão logística no âmbito da pandemia. Perante o primeiro-ministro, António Costa, a ministra da Saúde, Marta Temido, e o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, o vice-almirante Gouveia e Melo, responsável até agora pela coordenação do processo de vacinação contra a Covid-19, destacou o país como um dos que mais doações de vacinas fez a nível internacional.

12h04 - Rússia regista recorde de mortes em 24 horas ao perder 852 pessoas
 
A Rússia registou 852 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, o que representa um novo recorde desde o início da pandemia, de acordo com dados publicados hoje pelas autoridades de saúde do país. O maior número de mortes causado pela infeção foi registado em Moscovo, com 63 mortes num só dia, a que se seguiu São Petersburgo, onde morreram 58 pessoas.

11h41 - África com mais 437 mortes e 8.298 infetados nas últimas 24 horas
 
África registou 437 mortes associadas à Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 210.435 o total de óbitos desde o início da pandemia, e 8.298 novos contágios, de acordo com os dados oficiais mais recentes. Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o total acumulado de casos de infeção no continente desde o início da pandemia é agora de 8.283.763 e o de recuperados é de 7.612.923, mais 12.677 nas últimas 24 horas.

10h28 - Gouveia e Melo anuncia fim da missão da 'task force' da vacinação

A 'task force' responsável pelo plano de vacinação contra a Covid-19 terminou a sua missão de planificação e gestão logística no contexto da pandemia, anunciou hoje o coordenador da equipa, Henrique Gouveia e Melo. O vice-almirante vincou o êxito da operação de vacinação, confirmando que este é "o último 'briefing'" sobre a pandemia: "Acho que entrego a minha missão, está terminada e agora fica o núcleo a fazer a transição".

10h13 - Japão suspende estado de emergência a 01 de outubro

O Japão vai suspender o estado de emergência devido à Covid-19 em vigor em Tóquio e em 18 outros municípios do país, a 01 de outubro, após observar uma queda acentuada nos casos diários e em pacientes graves. O anúncio foi feito hoje pelo primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, que justificou a decisão com a "diminuição do número de novas infeções e da ocupação de camas hospitalares", após uma reunião do Governo com o grupo de especialistas na doença.

10h10 - Terceira dose? "Nós temos vacinas suficientes para toda a população" 

O primeiro-ministro António Costa marcou presença, esta terça-feira, na última reunião da Task Force da vacinação contra a Covid-19 que foi liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo. Durante o seu discurso, o Chefe do Governo agradeceu a todos os intervenientes do processo de vacinação, inclusive aos portugueses.

09h45 - Portugal atingiu os 84,3% de população totalmente vacinada ontem à noite 

Portugal atingiu na noite de segunda-feira uma cobertura vacinal de 84,3%. A task force contabiliza neste momento dois milhões de vacinas contra a Covid-19 armazenadas, o suficiente para administrar a terceira dose, caso seja necessário. "Estamos com 86,5% das primeiras doses e já passamos os 84% das segundas doses", disse o coordenador para a vacinação, Henrique Gouveia e Melo, numa reunião sobre o plano de vacinação contra a Covid-19, nas instalações da task force, em Oeiras, onde marcaram também presença o primeiro-ministro, acompanhado da ministra da Saúde.

09h23 - IVAucher: Saldo pode ser descontado já na 6.ª feira, mas é preciso aderir
 
A partir de sexta-feira, dia 1 de outubro, os contribuintes podem começar a descontar o saldo que acumularam no âmbito do programa IVAucher. Vão poder fazê-lo em compras, até ao final do ano, nos setores da restauração, alojamento e cultura. Contudo, não se esqueça que é preciso aderir ao programa. A adesão ao IVAucher pode ser feita através do site oficial do programa. Saiba aqui como funciona.

08h49 - Menos 25% de violações de mulheres e pandemia poderá explicar quebra
 
Portugal registou menos 25% de violações contra mulheres adultas em 2020 (315), em relação a 2019 (421), e a quebra poderá explicar-se com o "assalto sexual" na rua que abrandou devido à pandemia, explica a PJ. Portugal registou um total de 2008 casos de violações de mulheres adultas nos últimos sete anos e meio (até 31 de agosto de 2021), com base nos números do Relatório Anual de Segurança Interna 2020 (RASI 2020) e da PJ, a que a Lusa teve acesso.  

08h17 - Índia regista menos de 20 mil casos pela primeira vez em seis meses
 
A Índia registou pouco mais de 18.000 infeções por coronavírus nas últimas 24 horas, o número mais baixo em seis meses, anunciaram hoje as autoridades. O país asiático registou 33,6 milhões de infeções desde o início da pandemia e um número total de 447.373 mortos.

07h48 - Governo anuncia hoje fim da task force da vacinação

O Governo vai anunciar, na manhã desta terça-feira, a extinção da task force da vacinação contra a Covid-19. Segundo o Observador, que avança a notícia, o planeamento dos centros de vacinação já não será liderado pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo e vai ficar a cargo de um pequeno grupo de militares. A equipa é responsável pelo esforço de vacinação em Portugal desde dezembro do ano passado. O anúncio vai ser feito ao país pelas 9h00, numa visita do primeiro-ministro António Costa e da ministra da Saúde, Marta Temido, à sede da task force, no Comando Conjunto das Operações Militares.

07h39 - Alemanha soma mais 4.171 casos e 101 mortes por Covid-19

A Alemanha registou, esta terça-feira, mais 4.171 casos de Covid-19 e 101 mortos por Covid-19. Segundo os dados atualizados do Instituto Robert Koch, o país soma agora um total de 4.203.571 pessoas infetadas e 93.504 mortes deste o início da pandemia. A incidência semanal é de 60,3 contágios por cem mil habitantes, um valor  inferior ao de ontem (61,7).

07h34 - DGS lança guia para promover vigilância da saúde mental dos trabalhadores
 
A Direção-Geral da Saúde (DGS) lança hoje um guia de boas práticas e de vigilância dos riscos de saúde mental a que os trabalhadores estão sujeitos e que foram potenciados com o teletrabalho imposto pela pandemia. "A situação da Covid-19 e todas as consequências de termos estado em confinamento, com o trabalho isolado e à distância, acabou por ocasionar um certo grau de alteração ao nível das perturbações mentais e veio potenciar este tipo de situação", disse à Lusa o responsável do grupo de peritos que elaborou o documento técnico, no âmbito do Programa Nacional de Saúde Ocupacional (PNSOC).

07h25 - Pfizer lança testes para vacina contra a gripe com RNA mensageiro
 
A farmacêutica Pfizer anunciou na segunda-feira que procedeu às primeiras injeções para avaliar em humanos uma vacina contra a gripe utilizando RNA mensageiro, uma tecnologia já utilizada na vacina contra a Covid-19. A empresa de biotecnologia norte-americana Moderna também anunciou ter lançado testes sobre o mesmo produto no início de julho.

07h23 - Fórum do BCE debate hoje o futuro pós-pandemia da política monetária
 
Os efeitos económicos globais da pandemia e os desafios futuros que se colocam à política monetária estão hoje e quarta-feira em debate na edição deste ano do Fórum do Banco Centro Europeu (BCE), que decorre em formato online. Sob o tema "Beyond the pandemic: the future of monetary policy" ("Para além da pandemia: O futuro da política monetária"), a sétima edição do fórum - um evento anual que habitualmente decorre em Sintra - será transmitida 'online' no 'site' do BCE.  

07h17 - Variante Delta atrasa recuperação económica da Ásia, diz Banco Mundial
 
A recuperação económica na Ásia Oriental e Pacífico está a ser travada pela propagação da variante Delta da Covid-19, disse hoje o Banco Mundial (BM). Depois de registar números mais baixos de doentes e mortos em 2020, em comparação com outras regiões do mundo, a variante delta atingiu duramente a região, este ano, com muitos países a atingir as suas piores ondas em termos de número de vítimas.

07h13 - China deteta 13 novos casos locais
 
A China anunciou hoje ter identificado 31 novos casos de Covid-19, dos quais 13 por contágio local, diagnosticados nas províncias de Fujian e Heilongjiang. Fujian, no sudeste do país, e Heilongjiang, no nordeste da China, somaram dois e 11 casos, respetivamente. Os restantes casos positivos foram diagnosticados em viajantes oriundos do exterior no município de Tianjin (norte) e nas províncias de Yunnan (sul), Guangdong (sudeste), Jiangsu (leste) e Hunan (centro).

07h08 - Macau regista 68.º caso, mais um segurança de hotel de quarentena
 
Macau detetou uma nova infeção por Covid-19, o 68.º caso desde o início da pandemia, anunciaram hoje as autoridades de saúde, numa altura em que o território está prestes a terminar os testes em massa à população. Trata-se de mais um segurança de um hotel onde decorrem quarentenas obrigatórias para quem chega a Macau, que tinha sido colocado em isolamento a 25 de setembro e que se encontrava vacinado contra a Covid-19.

07h00 - Bom dia, iniciamos um novo registo de acompanhamento da pandemia. Pode recordar o anterior aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Pandemia custou 5.139,5 milhões. Brasil com mais 210 óbitos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório