Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Açores com 14 novos casos de infeção e 13 recuperações

Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 14 novos casos positivos de covid-19, sendo 13 em São Miguel e um no Faial, enquanto 13 pessoas recuperaram da doença, informou hoje a Autoridade de Saúde açoriana.

 Açores com 14 novos casos de infeção e 13 recuperações
Notícias ao Minuto

14:23 - 28/09/21 por Lusa

País Covid-19

No seu boletim diário, a autoridade adianta que "em São Miguel há três casos que resultam do rastreio à chegada a viajantes, sendo um residente e dois não residentes" e "os restantes casos são em contexto de transmissão comunitária".

No Faial há também um novo caso, no Salão, que "se liga com outro anterior, resultando daqui uma nova cadeia de transmissão local primária", explica a Autoridade de Saúde dos Açores.

Os novos casos resultam de 903 análises realizadas em laboratórios de referência e uma em laboratório não convencionado.

Hoje há mais uma pessoa internada nos Açores com covid-19, totalizando sete doentes hospitalizados.

Assim, no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, estão internados cinco doentes com covid-19, mais um do que na segunda-feira, com um em cuidados intensivos.

No Hospital de Santo Espírito da ilha Terceira continua internada uma pessoa em cuidados intensivos e uma no Hospital da Horta, no Faial, também em cuidados intensivos.

"Nas últimas 24 horas foi extinta uma cadeia de transmissão local no Faial, mas outra surgiu, mantendo-se ativas no arquipélago oito cadeias, sendo cinco na Terceira, uma no Faial, uma no Pico e uma partilhada entre o Faial e o Pico", lê-se no comunicado.

A Autoridade de Saúde dos Açores informou ainda que "um dos casos anteriormente reportados, na ilha de São Miguel, concelho de Ponta Delgada, cujo teste de despiste ao SARS-CoV-2 produziu resultado positivo, apresentou documentação comprovativa de uma anterior infeção e respetiva recuperação, não sendo considerado caso ativo".

O arquipélago regista presentemente 122 casos positivos ativos, sendo 98 em São Miguel, 12 no Faial, oito na Terceira e quatro no Pico.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 8.973 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 8.632 pessoas. Morreram 42, saíram do arquipélago 95 e 82 apresentaram prova de cura anterior.

Até 20 de setembro foram vacinadas nos Açores 172.284 pessoas com a primeira dose (72,8%) e 186.398 com a vacinação completa (78,8%), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

A covid-19 provocou pelo menos 4.744.890 mortes em todo o mundo, entre 231,74 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Leia Também: Portugal regista mais 600 casos de Covid-19 e sete mortes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório